Líderes de torcida organizada envolvidos na briga têm influência nos bastidores no clube

Terça-feira, 10/12/2013 - 11:31
comentário(s)

Os torcedores que comandaram a briga generalizada em Joinville pelo lado do Vasco são mais do que apenas fanáticos pelo clube de São Januário. Eles atuam com influência significativa nos bastidores e têm histórico de acesso ao vestiário para conversar com dirigentes e jogadores.

Elenco e até dirigentes não deixam de ser cobrados pelos torcedores em momentos difíceis, como na invasão recente ao departamento de futebol durante a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Jonathan Fernandes dos Santos, detido no Presídio Regional de Joinville, e Bruno Fet, presidente da principal organizada do clube, comandaram as ações e estiveram na "linha de frente" da batalha campal contra os atleticanos durante todo o tempo em Santa Catarina.

Apesar de não exercer cargo ativo na diretoria da torcida, o detido Jonathan, que coleciona problemas por brigas em estádios, é respeitado pelos companheiros de facção e tem liderança ativa.

Fet (camiseta branca, ao lado do preparador e ex-goleiro Carlos Germano) e Jonathan (camisa branca, à frente do diretor Ricardo Gomes) estão até em um vídeo (assista abaixo) que circula na internet gravado após a última conversa com diretoria e elenco na parte interna do departamento de futebol cruzmaltino.

É comum vê-los os líderes e "brigões" ao lado de outros membros de torcida e diretoria circulando por São Januário e com entrada franqueada nos locais reservados.

A influência funciona desde a obtenção de ingressos com desconto para os jogos até conversas com treinadores para solicitar a barração de atletas que não agradam. O atacante André e o zagueiro Rafael Vaz sofreram com a perseguição frequente durante o Brasileirão em razão das acusações de intensas frequências noturnas.

Jonathan Fernandes dos Santos, de 29 anos, também participou da confusão com corintianos na Arena Mané Garrincha, no dia 25 de agosto, pela 16ª rodada do primeiro turno. Ele esteve envolvido em episódios violentos recentemente e foi preso escondido em um ônibus da organizada ao lado de Leone Mendes da Silva, de 23 anos, e Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26, no último domingo, em Joinville.

Procurado para comentar a ligação com os membros, o Vasco evitou detalhar a relação com as organizadas. No entanto, a reportagem apurou que a diretoria fará uma reunião nesta terça-feira para estudar um "rompimento" com as torcidas. Inicialmente, a ideia é vetar tal circulação nas dependências de São Januário e encerrar o subsídio por ingressos.



Fonte: UOL