Juninho repete drama de Edmundo e deve se aposentar após rebaixamento

Segunda-feira, 09/12/2013 - 13:53
comentário(s)

O segundo rebaixamento do Vasco à Série B do Campeonato Brasileiro, neste domingo, após goleada por 5 a 1 em jogo contra o Atlético-PR faz com que mais um dos ídolos da história recente do clube encerre a carreira em baixa. Assim como Edmundo, que se despediu dos gramados após a queda de divisão em 2008, Juninho Pernambucano também poderá pendurar as chuteiras com a marca de um descenso no currículo.

Juninho sofreu um estiramento muscular na 33ª rodada do Brasileirão e não pôde ajudar o Vasco nas partidas finais. O temor de ser rebaixado perto da despedida era conhecido por funcionários em São Januário, que ouviam os comentários do jogador de 38 anos nos treinamentos. O 'Reizinho' admitia desgaste por intermediar conversas entre elenco e diretoria sobre salários atrasado, além dos problemas físicos.

Edmundo, que abandonou o futebol ao ser rebaixado com o Cruzmaltino em 2008, lamenta a repetição dos problemas no clube e da história de outro ídolo vascaíno.

"É complicado, pois muitas vezes você luta e se esforça ao máximo, mas as coisas não dão certo. E para o Juninho deve ser mais difícil, já que ele se machucou e não poderia ajudar em campo nesses últimos jogos. Infelizmente fica a marca, mas ela também não apaga todas as outras coisas boas pelo Vasco", disse o ex-jogador e comentarista.

Durante a campanha do rebaixamento vascaíno, o meia alterou boas exibições, como na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, na reabertura do Maracanã, com atuações apagadas. Disputou 21 partidas, sendo 18 como titular, e marcou dois gols. O aproveitamento do Vasco com Juninho em campo foi de 39,6%. Sem ele, caiu para 37,2%.

Após a grave contusão, o jogador admitiu que dificilmente voltaria a jogar uma partida oficial.

"Não esperava o que aconteceu [lesão] e nunca fiquei tanto tempo parado. Vou tomar a decisão em janeiro, mas a tendência é realmente parar de jogar. Com 38 anos é muito mais difícil recuperar o tempo perdido, a parte física...", disse Juninho à Rádio Globo.

O medo de repetir o fim de carreira de Edmundo chegou a se tornar público e afastou Juninho do Vasco no final de 2012. Em uma entrevista ao jornal Extra, o 'Reizinho' admitiu que temia ser rebaixado e que esse foi um dos motivos para se transferir para o New York Red Bulls.

"Temia passar por uma situação ruim. Não queria correr o risco [de cair]... Não queria que me parassem, que eu fosse obrigado a parar. Que fizesse seis meses ruins e virasse culpado. Lógico que hoje o time ainda é bem melhor do que de 2008, mas não queria correr esse risco", disse em dezembro de 2012.

Agora, o jogador deve intensificar os preparativos para se tornar comentarista. Além de já ter contrato com a rádio francesa RMC Sport para a Copa do Mundo de 2014, Juninho também teve conversas preliminares com diretores da TV Globo.

Fonte: UOL