Briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco em Joinville ganha repercussão mundial

Domingo, 08/12/2013 - 18:45
comentário(s)

O grave confronto entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, nesta rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, teve repercussão internacional. Poucas horas depois da briga, neste domingo, os diários de outros países relataram o episódio e recordaram que o Brasil receberá a Copa do Mundo de 2014.

“Selvageria Mundial”, veicula em uma de suas manchetes o periódico argentino Olé, justamente em um país também abalado por brigas entre torcidas. “Imagens de terror no Brasil. Dois dias depois do sorteio do Mundial na Costa do Sauípe, o mal foi armado na Arena Joinville”, acrescenta o jornal, citando até o helicóptero usado no socorro a um ferido.

Na Europa, o confronto também foi amplamente discutido. O diário espanhol Marca exibe o assunto entre suas principais notícias: “Violência brutal no jogo entre Atlético-PR e Vasco”. Outra publicação espanhola, o El Pais, exibe um vídeo do que chama de “batalha campal”.

Já o italiano Gazzetta dello Sport escreve a palavra “terrível” acima da notícia da briga, exibindo ainda a fotografia em que um torcedor é chutado por outros enquanto estava no chão.

O britânico The Guardian relatou os ferimentos dos torcedores no confronto nas arquibancadas da Arena Joinville. Assim como os argentinos, o jornal também expõe a “preocupação para a Copa do Mundo em junho”.









Fonte: Super Rádio Tupi (texto), Reprodução Internet (imagens)


Briga na Arena Joinville vira notícia mundo afora

A briga entre torcedores dos Atlético e do Vasco na Arena Joinville neste domingo (8) rapidamente repercutiu nos sites repercutiu pela imprensa mundial. Os sites dos periódicos destacaram o fato de os violentos confrontos acontecerem no país que irá sediar a próxima Copa do Mundo e que a partida foi retomada apesar da gravidade das cenas das brigas.

O depoimento aos prantos do zagueiro atleticano Luiz Alberto, que destacou a tentativa dos jogadores em pedir que os torcedores interrompessem a as brigas nas arquibancadas também foram destaque em vários jornais mundo afora, bem como a demora da intervenção da polícia para separar os confrontos e o fato de as torcidas estarem separadas apenas por um cordão.

Confira o que disseram alguns dos periódicos:

O jornal argentino Olé destacou em sua versão online que as agressões ocorreram dois dias depois do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. “Imagens de terror” e de violência pura, descreveu o texto, sob o título de “Selvageria Mundial”.



O periódico France L’Equipe afirmou em seu site que apenas um cordão separava as duas torcidas e, que apesar dos rumores de torcedores estarem em coma, optou-se por reiniciar a partida.



O New York Times destacou que violência no futebol já havia sido uma preocupação este ano, aumentando as preocupações em relação à Copa do Mundo em 2014. Destacou frases do técnico do Vasco, Adilson Batista, e do zagueiro atleticano Luiz Alberto sobre a preocupação sobre as imagens do confronto em Joinville correrem o mundo.



A demora da ação da polícia para separar os confrontos nas arquibancadas foi destacada pelo portal do jornal português A Bola.



O tabloide inglês The Mirror chegou a noticiar o boato de que um dos torcedores agredidos havia morrido e incluiu o vídeo em que Luiz Alberto fala, emocionado, sobre as cenas que testemunhou, do campo.



Movimentos de grupos de guerrilha foi a analogia usada pela reportagem do jornal italiano Gazzetta dello Sport para explicar os confrontos entre torcedores atleticanos e vascaínos, além de destacar o choro de jogadores no campo. “O Brasil, que é sede da Copa do Mundo, se preocupa com a escalada da violência na sociedade e no futebol”, afirmou.



O jornal espanhol Marca chamou atenção para o fato de a confusão ter iniciado após o Vasco ter sofrido o primeiro gol da partida, resultado que definiria sua queda para a Segunda Divisão e que os confrontos resultaram em pelo menos três graves feridos.



“Helicóptero pousa para transportar torcedores feridos que colidiram violentamente nas arquibancadas... mas surpreendentemente, a partida reinicia apensar das sérias lesões” foi o título da capa do site do jornal britânico Daily Mail nesta tarde.



Fonte: Gazeta do Povo