Vasco encara última partida de 2013 como mais 'simples' do que a de 2008, ano do rebaixamento

Quinta-feira, 05/12/2013 - 07:00
comentário(s)

Chegar à última rodada sem depender apenas do próprio esforço para escapar do rebaixamento não é novidade no Vasco. E as lembranças recentes são desagradáveis pelo lado de São Januário. Em 2008, o time caiu para a segunda divisão e sequer fez a sua parte na partida decisiva. Desta vez, o Cruzmaltino está consciente de que o quadro é um pouco "mais simples" do que o anterior para a permanência na elite e não abre mão do triunfo frente ao Atlético-PR, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Joinville.

A partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro terá todos os ingredientes dramáticos pela situação dos clubes. Enquanto os paranaenses brigam por uma vaga na Copa Libertadores, os cariocas tentam desesperadamente evitar o segundo rebaixamento em cinco anos. A curiosidade é que a vitória sobre o adversário não é suficiente para o Vasco assegurar a permanência na primeira divisão.

O time do técnico Adilson Batista precisa pelo menos do triunfo no fim de semana e mais um resultado para escapar da queda. Os placares benéficos são os seguintes: uma derrota do Criciúma para o Botafogo, empate ou derrota do Coritiba frente ao São Paulo. Um empate com o Atlético-PR torna obrigatórias as derrotas de Coritiba e Fluminense. Em caso de revés, o clube de São Januário estará rebaixado para a segunda divisão.

Apesar de delicada, a situação ainda é mais simples do que em 2008. Na ocasião, o Vasco precisava vencer o Vitória no estádio de São Januário e torcer por mais três combinações de resultados. A equipe não fez a sua parte, perdeu por 2 a 0, e ainda viu os outros jogos não colaborarem com o improvável sonho. O Cruzmaltino terminou a competição na 18ª colocação e somou 40 pontos.

"Precisamos encontrar o melhor equilíbrio mesmo na situação delicada que vivemos. O empate nos dá uma chance apenas muito pequena. Sabemos que precisamos vencer, mas tudo será feito com inteligência e bom posicionamento durante todo o jogo", explicou o meia Pedro Ken.

Em reta final de preparação para o partida mais importante da temporada, a comissão técnica do Vasco optou por fechar parte do treino desta quinta-feira para trabalhar a equipe em total sigilo. O elenco ainda treina no Rio de Janeiro até sexta-feira, quando ocorre a viagem e o desembarque em Joinville na parte da noite.

Fonte: UOL