Jogadores de Vasco e Cruzeiro sentaram no gramado após apito inicial

Sábado, 23/11/2013 - 20:21
comentário(s)

Na última quinta-feira, um comunicado do Bom Senso FC avisava que os atletas deveriam fazer nova manifestação neste sábado, na abertura da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A promessa foi cumprida. Os jogadores sentaram no gramado por 30 segundos após o apito inicial em Vasco x Cruzeiro, no Maracanã, e trocaram chutes de um lado para o outro do campo pelo mesmo período de tempo em Criciúma x Vitória, no Heriberto Hülse. No Maracanã, o ato foi aplaudido pelos torcedores presentes.

Ainda deve haver outro protesto em Atlético-MG x Goiás, também neste sábado, às 21h (horário de Brasília), assim como nos sete jogos de domingo.

O Bom Senso tornou-se a maior novidade do futebol nacional no final de setembro, quando foi criado por um grupo de 75 atletas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com o slogan "por um futebol melhor para quem joga, para quem torce, para quem transmite e para quem patrocina", o movimento pede diversas mudanças na organização da modalidade no país.

As principais exigências do grupo são a revisão do calendário do futebol nacional, buscando a redução de datas (principalmente com encurtamento dos Estaduais); o respeito aos 30 dias de férias dos atletas; a ampliação do período de pré-temporada para pelo menos um mês; o Fair Play financeiro (fim das dívidas e salários atrasados) e participação dos atletas nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol.

De início, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) abriu diálogo com o Bom Senso, mas, como demonstrou lentidão em aplicar as mudanças, os atletas passaram a organizar manifestos durante os jogos do Brasileirão para chamar a atenção para a causa.

O primeiro aconteceu na 30ª rodada, quando jogadores jogadores dos 20 times da Série A deram abraços coletivos antes das partidas. Já na 34ª rodada, os jogadores dos dois times (em nove dos dez jogos) ficaram parados por 30 segundos, com os braços cruzados. Outras partidas na Série B também seguiram esta linha.

No duelo entre São Paulo e Flamengo, porém, também pela 34ª rodada, o árbitro Alício Pena Júnior ameaçou aplicar cartão amarelo em todos os jogadores caso resolvessem ficar parados com os braços cruzados. Com isso, os atletas tocaram a bola de um lado para o outro por um minuto. Na Série B, a prática foi repetida.

As negociações entre Bom Senso, que acabou crescendo e incorporando mais de 1 mil atletas, e CBF, porém, parecem longe de ter um fim. O grupo de jogadores chegou até a propor a redução dos Estaduais para sete datas, o que foi prontamente recusado pela entidade máxima do futebol e por Federações do país.

A CBF também propôs que os times revezem mais os jogadores para que não seja necessário retirar tantas datas do calendário. Em entrevista ao ESPN.com.br, o zagueiro Paulo André, do Corinthians, líder do movimento de atletas, detonou esta ideia. A ideia é que um atleta só possa participar de até 66 partidas em uma temporada.





Fonte: ESPN.com.br (texto), Youtube (vídeo)