Vasco e Ponte Preta serão denunciados no STJD por briga de torcidas em Campinas

Quarta-feira, 30/10/2013 - 16:31
comentário(s)

As torcidas do Vasco e da Ponte Preta devem ser punidas pela briga entre as torcidas no duelo do último domingo, no Moisés Lucarelli. Isto porque o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, pediu as imagens da confusão para avaliar a punição no artigo 123 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Se punidos, os clubes podem ter de pagar multa de até R$ 100 mil e perder até dez mandos de campo. Para o procurador, a violência nos estádios está fora do aceitável.

- Não tem fim (as brigas nos estádios). É se entregar a própria sorte ir a um estádio atualmente e não se expor à violência. Está totalmente fora de controle. No cenário jurídico desportivo, seja normativo, seja pelo apego ao que está positivado em detrimento da realidade que requer outras posturas, CBF e STJD não conseguem dar respostas - cravou.

No jogo do último domingo, torcedores iniciaram um tumulto nos arredores do local da partida, que foi controlado pela Polícia Militar, mas se estendeu para as arquibancadas e teve desdobramentos, inclusive, no intervalo do jogo.

O artigo 213 diz respeito à deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens no local da prática de desporto, invasão do campo ou lançamento de objetos no campo e, no paragrafo segundo, deixa claro que tanto mandante quanto visitantes são passíveis de punição.

Vale lembrar que o Vasco já foi punido neste Campeonato Brasileiro no mesmo artigo, pela briga entre torcedores no jogo com o Corinthians, em agosto. Por isso, foi obrigado a mandar quatro partidas em locais alternativos. A última é contra o Coritiba, neste sábado, no Moacyrzão, em Macaé.

O árbitro do jogo contra a Ponte Preta, Sandro Meira Ricci, não relatou a briga na súmula, o que também o torna passível de punição.

Fonte: Lancenet