Imprensa teve dificuldade para trabalhar nesta terça-feira em São Januário

Terça-feira, 29/10/2013 - 21:33
comentário(s)

A preocupação com a segurança gerou um efeito colateral em São Januário nesta terça-feira. Afim de evitar a presença de torcedores, o Vasco acabou deixando jornalistas "presos" dentro e fora do estádio.
Com o treino marcado para 9h30, a assessoria de imprensa cruzmaltina comunicou ainda na segunda-feira que a imprensa só teria entrada liberada em São Januário até 10h. Mesmo quem já havia entrado no estádio e viesse a deixá-lo não poderia retornar após este horário.

A situação mudou de figura com a contratação do técnico Adilson Batista e a marcação da sua entrevista coletiva de apresentação para 14h. Com a necessidade de realizar trocas de equipes e também de deixar São Januário para almoçar, os jornalistas e equipes técnicas foram informados que poderiam retornar ao estádio até, no máximo, 13h30. O local de entrada e saída seria o portão 9, na rua Ricardo Machado, o mesmo utilizado durante toda a manhã.

A prática, no entanto, foi diferente da teoria. A equipe técnica da ESPN Brasil foi impedida de transitar pelo portão 9, tendo que fazer a volta pela entrada principal, na rua General Almério de Moura, e gastar algum tempo convencendo os seguranças contratados pelo Vasco a liberar a passagem.

A reportagem do ESPN.com.br e da rede de televisão CNT foi impedida de entrar no estádio por volta das 13h10. Em contato por telefone, a assessoria de imprensa comunicou uma decisão diferente da que fora passada originalmente: que os portões só seriam abertos às 13h30. Os seguranças, por sua vez, não estavam informados de horário algum. Após alguma espera, a passagem, enfim, foi liberada, e todos os órgãos de imprensa puderam acompanhar a entrevista coletiva do técnico Adilson Batista.

Longa espera, calor e falta de água em sala de imprensa

A apresentação do novo "professor" também reservou alguns problemas. Depois da abertura da sala de imprensa, em torno das 13h40, jornalistas e equipe técnica passaram cerca de uma hora e meia aguardando o começo da entrevista sem ar condicionado e com quantidade escassa de copos d'água.

Foi quando o Vasco comunicou que pretendia alterar o local para a sala Chico Anysio, que é maior e comportaria melhor o grande número de repórteres. Mediante protestos das equipes que já tinham montado toda sua estrutura, o clube voltou atrás e realizou a entrevista ali mesmo, suor à parte.

Para esta quarta-feira, o procedimento de segurança será mantido: a imprensa terá acesso a São Januário somente entre 9h30, horário do início do treino, e 10h. A medida gerou brincadeiras de jornalistas, que compararam o procedimento ao utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e arrancaram risos do diretor executivo de futebol, Ricardo Gomes.

Fonte: ESPN.com.br