Grama na área dos gols do Maracanã é trocada

Quarta-feira, 23/10/2013 - 00:33
comentário(s)

A grama do Maracanã está sofrendo com o alto número de jogos no estádio. O estado do campo foi alvo de criticas do goleiro Jéfferson, do Botafogo e da seleção brasileira. Na segunda-feira, a Greenleaf (empresa responsável pela grama) trocou um pedaço da área dos gols. O trecho, onde ficam os goleiros, é, segundo os agrônomos, o mais desgastado por ser “onde o jogo acontece”. O Maracanã é o único estádio do Rio que pode receber clássicos e é o local onde Botafogo, Flamengo e Fluminense jogam suas partidas em casa.

- A grama foi substituída nas duas áreas. O resto do campo está em bom estado e não precisou de reparos. É preciso de três dias para que a grama esteja adaptada. – diz Flávio Piquet, sócio da Greenleaf, que também cuida do Campo Nou, do Barcelona.

Segundo a Concessionária Maracanã S.A. e a empresa que cuida do gramado, o número de jogos, cerca de quatorze partidas por mês, é muito alto e por isso as áreas mais usadas do campo não resistem. Quando a grama foi cultivada e posteriormente plantada, a previsão era de que o Maracanã dividisse os jogos com o Engenhão, que foi fechado no dia 26 de março. Com o fechamento desse último, por risco de colapso na cobertura, e São Januário impossibilitado de receber clássicos, o Maracanã fica sendo a única saída dentro da cidade do Rio para os times. O Camp Nou, por exemplo, tem 26 jogos por ano, enquanto o Maracanã recebeu 22 em 50 dias.

- Quando o concessionário nos disse que o volume de jogos seria grande, nós retomamos a fazenda (em Saquarema) e voltamos a cuidar da grama de lá. O solo onde a grama é plantada é idêntico ao do Maracanã, então não tem problema. Agora, vamos só continuar a passar o rolo compressor de uma tonelada para que, ao pisar, a linha de remendo não seja percebida. Não causando assim lesões. Nesta quarta, o gramado deve estar 95% – explicou Piquet.

Para o executivo da Greenleaf, se o ritmo continuar assim, a cada 20 partidas essa área do campo terá de ser trocada:

– Quando se corta uma grama para plantar em outro lugar, as raízes ficam e essa grama ainda pode ser cortada mais quatro ou cinco vezes.

A concessionária estuda se vai trocar o tipo de grama depois da Copa de 2014 por uma mais resistente. Até lá ela vai ser mantida com a mais alta tecnologia, garantem os responsáveis. A manutenção da grama do Maracanã custa mais de R$ 100 mil por mês.

Fonte: O Globo online