Futebol Americano: Vasco tem novo coordenador técnico, o americano Moe Banks

Terça-feira, 22/10/2013 - 11:19
comentário(s)

O Vasco fez seu primeiro clássico contra o Flamengo no futebol americano, no último domingo, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Apesar de ter sido derrotado por 14 a 12 pelos rivais no "Clássico dos Milhões", a equipe cruz-maltina foi muito bem e deu sufoco, principalmente no fim, e quase forçou a prorrogação. À beira do gramado, uma figura constantemente acionada pelos atletas que pediam orientação chamou a atenção. Nascido nos Estados Unidos e tendo praticado o esporte na Universidade de Georgetown, Moe Banks passava um pouco de sua experiência aos jogadores.

O americano é coordenador técnico do Vasco Patriotas há apenas uma semana. E sua chegada ao time, que foi o "seed 3" no Torneio Touchdown e agora disputa os playoffs, aconteceu completamente por acaso. Banks veio para o Brasil para treinar o Rio Atlântico na Liga de Futebol Americano (LFA), que seria a primeira competição profissional na modalidade no país. Mas, com a desistência de um dos patrocinadores principais perto da abertura, o torneio foi cancelado pelo menos até 2014, quando voltará a buscar empresas dispostas a investir no projeto. O time da Colina abriu as portas para recebê-lo. E os novos comandados tentam persuadir o membro da comissão técnica a tentar ajudar também dentro do gramado.

- Eu vim para o Brasil para treinar um time na LFA, o Rio Atlântico. O problema é que eles só devem começar sua temporada em 2014. O Vasco me deu a oportunidade de ficar no Rio para trabalhar com eles. Então eu estou com o time agora. Eu não sei quanto a jogar. Já joguei antes e não sei se consigo. Eles estão querendo. Talvez. É possível. Eu jogo há muito tempo, desde os seis ou sete anos de idade. Às vezes, meu corpo não responde tão bem. Estou ficando velho - brincou Banks, que tem 29 anos.

Em relação ao nível do futebol americano no país, Banks disse ter ficado impressionado. Para ele, há muitos talentos na modalidade por aqui. O que falta é um conhecimento maior sobre os fundamentos do esporte. Talvez porque, no Brasil, o futebol jogado desde criança seja outro. E o americano pretende ajudar nesse quesito.

- Eu tenho muito conhecimento que quero passar para esses caras. Ensiná-los e ajudá-los a melhorar seu jogo. Sei que posso fazer isso e ajudar a evoluir o que eles sabem fazer. Sei que estou aqui há só uma semana. Mas estou feliz de poder auxiliar a equipe. O talento dos jogadores é incrível. Realmente fiquei impressionado. Temos muitos atletas bons no Brasil, com muito talento. O problema do futebol americano aqui é que é preciso melhorar muito o básico, os fundamentos do esporte. Mas eles, com certeza, têm o potencial para serem ótimos aqui - concluiu o coordenador técnico do Vasco Patriotas.

Moe Banks dá orientação ao jogador do Vasco Patriotas no gramado


Fonte: GloboEsporte.com