Vasco explica deslocamentos e almoço em churrascaria em Santa Catarina

Quinta-feira, 17/10/2013 - 10:00
comentário(s)

A alegação do Vasco para os grandes deslocamentos da equipe na viagem da semana passada a Florianópolis – que motivou Juninho a reclamar – está relacionada a um congresso sobre diabetes que aconteceu na cidade no período em que o elenco esteve por lá.

Segundo o clube, os hotéis mais viáveis estavam lotados por conta deste encontro e, para não colocar os jogadores em um estabelecimento de baixa qualidade, o Vasco preferiu hospedá-los num mais distante, porém, confortável.

Sobre o almoço na churrascaria, segundo o clube, a opção foi por conta da logística para Criciúma. O Vasco seguiu indicações de outros clubes que já utilizaram o estabelecimento.

Refeição pesada

Segundo apurou o LANCE!Net, na churrascaria de Santa Catarina, os jogadores do clube cruz-maltino consumiram alimentos gordurosos, como picanha e cupim, e beberam refrigerante.

De acordo com levantamentos de nutrologia, com 200g de cupim, um atleta ingeriu aproximadamente 600 calorias. Consumindo a mesma quantidade de picanha, a ingestão de calorias chega a 400. Ao beber uma lata de refrigerante, são ingeridas 137 calorias.

Com isso, saíram totalmente da rotina de alimentação de parâmetros saudáveis que deve ser mantida durante um período de treinamentos para uma competição.

Academia LANCE!

Camila Gracia
Nutricionista do HCor

"Sair da rotina interfere no rendimento físico"

"Quando você está num projeto de treinamento, de competição, tem que manter uma alimentação dentro de parâmetros saudáveis. Imagina você comer arroz, feijão, um filé de frango e salada durante a semana. Aí, num dia, consome churrasco com refrigerantes... Você tem uma saída do seu padrão e interfere no rendimento físico, assim como no metabolismo de pessoas normais.

Se você espera um bom resultado na competição, não deve sair do que costuma comer. Grandes clubes têm orientação nutricional, que, neste caso, seria para manter uma alimentação rica em carboidratos, em proteínas, mas pobre em gordura, fácil de digestão, com vitaminas...

A digestão começa na mastigação e se a pessoa come rápido, demora mais a digerir. Refeições ricas em gordura e proteína demoram mais para a digestão. No dia do jogo, eles já tinham feito essa digestão. O problema foi sair da rotina, porque causa um gasto metabólico maior do que se tivessem mantido uma alimentação saudável."

Fonte: Lancenet