Após 3 meses, Vasco e Urubu voltam a Brasília ainda sem sossego no campeonato

Sexta-feira, 04/10/2013 - 12:37
comentário(s)

Quase três meses se passaram desde o encontro do primeiro turno, em 14 de julho. No período, ambos enfrentaram pesadas crises. No Flamengo, inesperada troca de técnico com o pedido de demissão de Mano Menezes antes mesmo de chegar a quatro meses de trabalho. No Vasco, evolução inicial com Dorival Júnior, seguida de queda vertiginosa até a zona de rebaixamento. Os rivais chegam à 26ª rodada do Brasileirão calejados e ainda em busca de conforto. O momento é de reação dos dois lados. O Fla, com 32 pontos, é o 11º e consguiu vencer duas partidas seguidas pela primeira vez neste Brasileiro. O Cruz-Maltino chegou aos 28 pontos com a vitória por 3 a 1 sobre o Inter na noite de quinta-feira e conseguiu deixar o Z-4 ao interromper uma série de seis partidas sem vencer no Brasileiro.

Na partida da sétima rodada, Mano Menezes comandava o Flamengo pela primeira vez num clássico. Foi a reestreia de Dorival Junior no Vasco, e justamente contra a equipe rubro-negra, última que havia dirigido. Foi longe do Rio, mas num palco cujo nome remete logo ao futebol carioca: no Mané Garrincha, em Brasília, que volta a receber os cariocas neste domingo, às 16h.

Foi um Vasco x Flamengo entupido de gente empolgada - 61.767 mil pessoas. Mas foi um Vasco x Flamengo com mais correria do que inspiração. E, numa das poucas jogadas bem-feitas na partida, Paulinho, destaque rubro-negro na ocasião, fez o gol da vitória que tirou a equipe do Z-4 e pôs o rival na zona de rebaixamento - coisa que não acontecia com os cruz-maltinos desde 2010.

Foi o primeiro gol de Paulinho pelo Flamengo. Um atacante do elenco que não fora dirigido por Dorival Júnior - chegou ao Flamengo quando Jorginho era o treinador. Naquela época, o volante Elias já era o mais eficiente do Rubro-Negro. A equipe não empolgava, assim como agora, mas a vitória no clássico trouxe alívio. O resultado também mostrou um pouco mais de organização tática do lado vermelho e preto, o que foi determinante para a vitória. E assim ocorre atualmente. Depois de, enfim, vencer dois jogos seguidos na competição, contra Criciúma e Coritiba, o Flamengo, agora comandado por Jayme de Almeida, compensa os problemas táticos com disposição e aplicação.

O primeiro clássico deixou visível que tanto Vasco como Flamengo precisavam se reforçar e se organizar muito para não passarem sufoco. Mas essa tem sido a rotina dos dois clubes na competição. O Vasco ganhou Juninho Pernambucano, perdeu Eder Luis, chegou a ficar na sétima posição na nona rodada, mas despencou. Ladeira abaixo, caiu posições até a 18ª, a pior que já ocupou na edição atual. Fez boas partidas contra Goiás e Bahia, mas sem ganhar. Nessa quinta-feira, em Macaé, os jogadores comemoraram o fato de conseguirem passar para o placar a evolução que têm apresentado em campo.

André Santos ainda não estava no Flamengo no jogo do primeiro turno e diz que o clássico deste domingo será imprevisível, independentemente do momento das equipes.

- Clássico não tem como ser mais difícil ou mais fácil. Até porque cada jogo tem sua história. Ainda mais se tratando de Flamengo e Vasco. Grandes histórias já foram escritas e vamos tentar escrever a nossa - disse o camisa 27.

Novamente titular do Rubro-Negro, Hernane lembra que o Flamengo pode aproveitar o fato de o Vasco estar em posição inferior para superar o rival.

- O Vasco está na mesma situação que o Coritiba. Conversamos sobre isso. O Coritiba vinha de uma derrota e tínhamos que tirar proveito desse momento. Com o Vasco não será diferente, pois eles não estão em uma situação boa. Precisamos de uma sequência de vitórias, e a hora é de ter tranquilidade para que a terceira possa vir.

Aliviado com a vitória sobre o Inter e a saída da zona de rebaixamento, o meia Marlone sabe que um resultado positivo apenas não é suficiente para mudar a situação no Vasco. O importante é construir uma sequência, o que passar por uma vitória contra o Flamengo, no clássico do próximo domingo.

- Temos que entrar com o mesmo foco que entramos contra o Inter. Conseguir os três pontos para seguirmos subindo na tabela e sairmos dessa situação.

Fonte: GloboEsporte.com