Lenda do jiu-jitsu, Helio Gracie estaria completando 100 anos nesta 3ª; academia Gracie funcionou no Vasco na década de 80

Terça-feira, 01/10/2013 - 11:47
comentário(s)

Há 100 anos, em 1º de outubro de 1913, nascia Helio Gracie, que viria a ser o pioneiro do jiu-jitsu no Brasil. Sua famosa academia funcionou por alguns anos na sede náutica da Lagoa, por incentivo do grande benemérito Pedro Valente. Helio Gracie faleceu em 2009, aos 95 anos, e logo depois foi homenageado no salão da sede náutica do Vasco (relembre clicando aqui).

O Sportv prestou uma homenagem a Helio Gracie em seu centenário. Para assistir, clique aqui.

Fonte: NETVASCO


Ligação íntima com os Gracie e lutadores campeões do mundo

O jiu-jitsu no Vasco teve em Pedro Valente, Grande Benemérito do clube, como o seu principal incentivador. Professor de jiu-jitsu faixa preta 8° dan, conferido pelo mestre Hélio Gracie, Valente usou as instalações da Sede Náutica da Lagoa, entre os anos de 1981 e 1985, para ser a sede da academia Gracie. A parceria Vasco/Gracie levou inúmeros lutadores e estrangeiros a desembarcarem no Rio, mais precisamente na sede vascaína para aprenderem o "Brazilian Jiu-Jitsu" (Jiu-Jitsu brasileiro), criado por Hélio Gracie em parceria com Carlos Gracie, este último o patriarca da família.

A oportunidade surgiu após a família de lutadores sair da sua sede na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Com o passar do tempo, a família Gracie deixou as dependências vascaínas porque conseguiu um espaço no particular e tradicional colégio católico Padre Antônio Vieira, na Rua Humaitá, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro e fundou a Gracie-Humaitá que funciona até hoje sob os auspícios do tetracampeão mundial de jiu-jitsu Royler Gracie, filho de Hélio Gracie.

Em fevereiro de 2009 uma linda festa na Sede Naútica da Lagoa homenageou Hélio Grace, que acabara de falecer.

Dentro do tatame, em 2000, quatro vascaínos foram campeões mundiais.

Fonte: Sempre Vasco