Martha Tulio, coordenadora de eventos do Vasco, fala sobre a Copa Cruzmaltina de Associados e seu trabalho no clube

Terça-feira, 01/10/2013 - 09:50
comentário(s)

A DONA DA BOLA NO VASCÃO

Olá amigos!

Hoje entrevistamos uma verdadeira empreendedora do esporte: Martha Túlio, coordenadora executiva de Social e Eventos do Vasco da Gama. Formada e com especialização em eventos, Martha trabalho no Vasco há mais de duas décadas e exerceu diferentes funções até assumir o departamento social do clube e se tornar responsável pelos eventos nas sedes do Vasco. Responsável por angariar fundos para os eventos, buscando não onerar os cofres da Colina, Martha é a idealizadora de um campeonato que tem tudo a ver com nosso blog. A Copa Cruzmaltina de Associados, que tem sua grande final hoje no gramado de São Januário.

Conta mais Martha Túlio!

Martha, você trabalha em um clube de futebol, um ambiente predominantemente masculino, como é isso? Enfrenta alguma dificuldade para entender os homens?

Trabalho no Vasco há 25 anos. Os presidentes do clube sempre acreditaram no meu trabalho, atuava na contabilidade e também em eventos relacionados aos funcionários, daí em 1997 foi inaugurado o novo placar, o mais moderno na época, e o então presidente Antônio Soares Calçada, me lançou um desafio ser a primeira mulher a operar um placar eletrônico em um clube de futebol. Como sempre gostei de desafios e somar para o Vasco é sempre uma honra, aceitei! Foi incrível! A inauguração do placar foi pela Libertadores, Vasco x River Plate, e no estádio havia 30 mil pessoas, mas tive apoio de todos. Na cabine, em cima da arquibancada, a energia é muito grande, você sente todo o amor dos torcedores, sente o caldeirão ferver. Então, comecei a pensar que seria maravilhoso prestar homenagens no placar e fiz um curso de omputação gráfica. As mensagens eram de pixels, os movimentos do jogadores vestidos com a camisa do Vasco fazendo gols eram páginas criadas no paint brush, como desenhos animados, as palmas saudando a torcida e o retrato do Romário no Gol 1.000 ficaram na história e o Vasco mais uma vez foi pioneiro.

O atual presidente Roberto Dinamite também apoia o trabalho feminino e, em 2008, quando assumiu, fui remanejada e ganhei mais um desafio: ser Coordenadora Executiva e Social de Eventos do Departamento Social do Clube, área responsável estatutariamente por todos os eventos relacionados ao clube. Agradeço ao presidente Roberto Dinamite e ao vice, Faues Mussa, por mais essa oportunidade.

Sempre foi vascaína? Fale um pouco da sua relação com o clube e sobre o departamento que dirige. Existem muitos eventos voltados para as mulheres vascaínas?

Sempre fui simpática ao Vasco, minha mãe é uma vascaína apaixonada e quando comecei a trabalhar no clube também me apaixonei por sua história e luta. O Vasco é o meu clube de coração, tudo o que realizo penso em sua imagem e realizo com muito amor, pois para trabalhar com eventos você precisa lidar com as emoções, faço pensando em todos os que amam esse Gigante da Colina.

O Departamento Social e Eventos é responsável por todos os eventos do clube, pela parte cultural, esportiva, espetáculos, locações, eventos sociais e produção local, sempre em sinergia com o Departamento de Marketing e outros departamentos que necessitem elaboração e planejamento para realização de eventos no clube.

O clube também recebe locações para comerciais, longa metragem, como o filme Heleno de Freitas, e gravação de novelas, nestas locações atuo como produtora local.

O Tour na Colina é outro projeto que deu certo! Realizamos o tour para escolas, Instituições e projetos sociais, como o "Construindo Cidadania nas Escolas", evento realizado em parceria com o Vasco/Defesa Civil. Para a galerinha guardar a história maravilhosa do clube criei o "Quiz na Colina". Enquanto conto a história do clube vou alertando para as perguntas do Quiz e no final de cada tour, na Tribuna de Honra, faço perguntas a respeito da história do clube, e quem acertar leva o brinde do Vascão. www.facebook.com/tournacolinahistorica

E as mulheres nunca são esquecidas! No Dia Internacional da Mulher, Dia da Beleza e Dia das Mães, as funcionárias e algumas associadas recebem um dia inteiro de beleza. Também lançamos uma página no facebook direcionada às mulheres vascaínas, sempre com boas promoções. O endereço é www.facebook.com/belezavascaina e já estamos pensando em um concurso Beleza Vascaína, mas isso é mais para frente, pois estamos fechando alguns detalhes com a produtora.

Como surgiu a ideia da Copa Cruzmaltina e da final disputada em São Januário?

A Copa Cruzmaltina de Associados foi um projeto que idealizei quando viajei para a Argentina. Conheci muitos clubes e a parte social é muito valorizada, pois eles têm várias ações para os associados. Por exemplo, o River e no Chacaritas organizam um campeonato de sócios há alguns anos. Fiquei com isso na cabeça e quando fui para Departamento Social & Eventos tirei o projeto da gaveta.

Também pesquisei os títulos que o Vasco conquistou em amistosos e descobri vários títulos e taças lindas, muitos desconhecidos pelos próprios associados: Rivadávia, Colombino, Sevilha, Conde De Funchal, Copa de Ouro e outros mais conhecidos, como Ramon de Carranza e Teresa Herrera.

Outro ponto positivo da Copa é a captação de novos sócios, pois só jogam associados. Todos recebem uniforme e vivenciam o dia de um jogador de futebol, vestiário, roupeiro entregando uniformes, frutas, água, UTI móvel, troféus, medalhas, reportagem etc. Vejo com orgulho o crescimento do campeonato e agora os jogos da disputa de 3º e 4 e a final são jogados no gramado principal.

A Copa Cruzmaltina de Associados é o maior campeonato de sócios do Brasil e aproveito para anunciar que já existe um projeto de levarmos a Copa para outros estados.

www.facebook.com/copacruzmaltinaoficial
www.copacruzmaltinaoficial.blogspot.com.br

Já pensam em uma versão feminina da Copa?

Claro que sim, não poderia ser diferente! Pretendo fazer já em 2014, assim como a primeira Copa Cruzmaltina de Associados de Basquetebol.

Para quem quiser ficar por dentro das atividades do clube, estas são minhas páginas onde estão listados todos os nossos eventos.

www.facebook.com/martha.tulio
www.marthatulio.blogspot.com.br



Fonte: Blog A Pelada Como Ela É - Globo Online