Pesquisador desfaz mistério de 115 anos e localiza imóvel onde ocorreu a fundação do Vasco

Terça-feira, 24/09/2013 - 07:00
comentário(s)

Nota da NETVASCO: O pesquisador Henrique Hübner, do blog Memória Vascaína (site Sempre Vasco), desfez um mistério de 115 anos e localizou o imóvel onde ocorreu a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama. Ele descobriu o decreto da prefeitura que, em 1907, mudou a numeração da Rua da Saúde, transformando o nº 293 (citado na ata de fundação do Vasco da Gama como endereço da assembleia inaugural do clube) em nº 345. Como a Rua Saúde foi renomeada Rua Sacadura Cabral em 1922, não resta dúvida, portanto, de que o endereço de fundação do Club de Regatas Vasco da Gama, Rua da Saúde nº 293, corresponde, atualmente, ao imóvel da Rua Sacadura Cabral, nº 345.


RUA DA SAÚDE, N.º 293 - O VASCO NASCEU PARA O MAR

Neste prédio os fundadores promoveram o nascimento do Gigante!

Em primeiro plano o Cais do Valonguinho. Em segundo plano e ao centro o sobrado da Rua da Saúde, n.º 293


Há algum tempo a NetVasco teve oportunidade de corrigir uma informação equivocada fornecida por um colunista social, acerca do local de fundação do Vasco.

Naquela curta observação, a NetVasco atentou para o fato verdadeiro que consta no "registro de nascimento" do Vasco - a ata da assembleia de sua instalação - onde os consócios fundadores, reunidos das 14:00h às 15:45h do dia 21 de agosto de 1898, afimaram terem fundado o club no salão do prédio da Rua da Saúde, n.º 293.

Indo mais além, afirmou também que aquele local não era a sede da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, contráriando aquilo que é pregado pela tradição vascaína.

De fato, há várias indagações e dúvidas a respeito do tema, transcendendo inclusive o que é historicamente propalado oficialmente pelo Club, como pela própria imprensa, esta muitas vezes de forma distorcida e equivocada.

Já não é de hoje esse debate entre os vascaínos conhecedores da história do clube, cuja dúvida é alimentada pelo passa passar do tempo, elemento corrosivo da tradição oral, favorecendo o dito pelo não dito, e por vezes até com razão. Mas ainda assim, fica sempre a pergunta: "Afinal, naquele tempo o prédio da Rua da Saúde, n.º 293 era ou não era sede dos Filhos de Talma"?

A dinâmica histórica do fato em si tem um conteúdo movediço, onde os elementos objetivo e subjetivo permeiam a interpretação valorativa. Vamos procurar responder de forma honesta a esta questão; além de outra, cuja memória também se perdeu no tempo: "Onde afinal era situado o prédio da Rua da Saúde, n.º 293"?

As reuniões preliminares para fundação do Vasco

Por iniciativa dos jovens entusiastas e pioneiros Henrique Ferreira Monteiro, Luiz Antonio Rodrigues, José Alexandre D'Avellar Rodrigues, Manoel Teixeira de Sousa Junior e posteriormente de José Lopes de Freitas, foram realizadas reuniões para a fundação de um clube de regatas, esporte que em fins do século XIX já despertava a paixão do público carioca nas lides realizadas na enseada de Botafogo.

Tais reuniões, realizadas a partir de janeiro do ano da fundação, ocorreram primeiramente no sobrado que servia de moradia a Henrique Ferreira Monteiro, na rua Theóphilo Ottoni*, n.º 80 (ao lado esquerdo do atual n.º 90), aglutinado que era ao de n.º 78, onde era empregado da firma Agostinho Lisboa & Cia. Em seguida, para melhor acomodação, foram os jovens pioneiros acolhidos nos salões da própria Sociedade Dramática Particular Filhos de Thalma.*

Com crescente e entusiástica adesão, ficou decidido que a fundação, instalação, eleição dos representantes e da 1.ª diretoria do club ocorreriam domingo, dia 21 de agosto de 1898, nos salões dos Filhos de Talma; e a solenidade de posse da 1.ª diretoria eleita se daria nos salões da Estudantina Arcas, no domingo seguinte, a 28 de agosto de 1898.

A Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma sempre esteve desde sua fundação em 1879, sediada na rua do Propósito, no bairro da Saúde. Primeiramente no prédio de n.º 30, e a partir do último decênio do séc. XIX no sobrado de n.º 12 (atual n.º 20 - cf. revisão de numeração realizada pela Prefeitura do Distrito Federal em 1908).

Sede da S.D.P. Filhos de Talma, na rua do Propósito, n.º 20 (agosto de 2011).


Já com relação ao local da posse, inexistem dúvidas. Realizou-se na Sociedade Dançante Estudantina Arcas, no seu salão à Rua São Pedro, n.º 152 - defronte à então Praça General Osório (antigo Largo do Capim), correspondente ao atual quarteirão da Av. Presidente Vargas, n.º 642 - entre as ruas Uruguaiana e dos Andradas - cuja assembléia acorreram cerca de 100 novos vascaínos. Designada para 28 de agosto de 1898, tomava posse a 1.ª diretoria do Vasco, conforme edital de convocação mandado publicar sábado - dia 27, bem como no próprio domingo, 28 - dia da posse, no jornal Gazeta de Notícias.



O fundador José Lopes de Freitas cita a existência de um outro local para a posse da 1.ª diretoria, a Sociedade Arcádia Dramática Esther de Carvalho, cujo nome foi emprestado de uma importante atriz lírica da época. No entanto o endereço desta sociedade nada mais é que o da própria Estudantina Arcas, como pudemos constatar do cruzamento dos anúncios publicados no jornal Gazeta de Notícias (p. 2 - 30/06/1897) e no catálogo Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (p. 1397 - Ano 1895).

O Vasco foi ou não fundado nos salões dos Filhos de Talma?

Tal fato foi motivo de nossa indagação quando tivemos oportunidade de visitar os amigos daquela agremiação em agosto de 2011. E a resposta dos integrantes daquela sociedade progenitora foi: a S.D.P. Filhos de Talma nunca teve sede ou mesmo utilizou naquele tempo o prédio da Rua da Saúde, n.º 293. Da mesma forma, não tinham ideia do porque a assembleia de instalação do Vasco não se deu em seu salão, permanecendo assim o mistério.

Prevalece no entanto a versão oficial divulgada pelos fundadores desde a fundação. Que o Vasco foi sim fundado nos salões dos Filhos de Talma, em que pese a ata de instalação ser absolutamente contudente ao registrar endereço diverso daquele da sociedade dramática, cuja sede acolheu os fundadores nas reuniões preliminares quando o sobrado da rua Teophilo Otoni já não suportava mais a grande frequência.

Sobre o assunto, o grande historiador vascaíno e ex-presidente José da Silva Rocha, sabedor da querela, deixou implicitamente ao sabor do leitor de sua afamada obra, a interpretação subjetiva sobre o fato (Club de Regatas Vasco da Gama - Histórico: 1898 - 1923, Gráfica Olímpica Editora-Rio - 1975 - p. 14).

A questão portanto é contraditória, uma vez que a S.D.P. Filhos de Talma, desde quando ali se instalou na rua do Propósito, n.º 20 (antigo n.º 12), nunca ocupou outro lugar. Ainda assim os vascaínos históricos veneravam a ligação com aquela sociedade, a ponto de realizarem celebrações conjuntas.

Interessante observar que naquele tempo a S.D.P. Filhos de Talma era uma importante e afamada sociedade formadora de artistas amadores. Formalizar qualquer evento de caráter associativo em seus salões, trazia maior dignidade. Para corroborar, a Gazeta de Notícia noticiava em 16 de setembro de 1900 que outro clube de regatas foi efetivamente fundado nos salões daquela sociedade dramática: o Internacional de Regatas, cuja sede social foi arrematada em uma execução trabalhista há pouco mais de 1 ano, inviabilizando-lhe o funcionamento. Curiosamente foi para este clube que os sócios retirantes da cisão de 1901 se associaram.

Uma outra fonte apócrifa chega a afirmar, sem qualquer comprovação, que a primeira intenção dos pioneiros para o local de fundação do Vasco era inversa, ou seja, que a instalação teria sido programada para os salões da Estudantina Arcas. Porém o clube encontrava-se fechado por ser domingo. Na esperança de uma solução imediata, teriam os fundadores se encaminhado até os Filhos de Talma, uma vez que já haviam realizado as primeiras reuniões naquele local, e também o seu salão não estava disponível. Possivelmente tal impedimento se deu por conta do tardar da hora, uma vez que as apresentações artísticas sempre eram designadas para os sábados e domingos, por volta das 15:30h. Não se sabe.

Por fim, sabemos que nos salões dos Filhos de Talma não não se realizou efetivamente a assembleia de fundação do Vasco. Os incansáveis fundadores dobraram a esquina da rua do Propósito e celebraram a assembleia ali bem perto, na Rua da Saúde n.º 293. O que importava para a alma dos antigos vascaínos era a intenção, a homenagem, a pompa e a circunstância requerida. Tudo em prol da elevação do ser criado e mitificado! O Glorioso Vasco da Gama fundado nos Filhos de Talma!

E a partir desse culto foi que o Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama reuniu-se no dia 21 de agosto de 1958, em sessão solene no salão da S.D.P. Filhos de Talma, para comemoração do seu 60.º aniversário, registrando definitivamente na memória vascaína o ato de sua fundação perante a digna e honrada sociedade dramática, através da famosa placa de bronze oferecida pelo Vasco que estampa até hoje as paredes de sua sede, "relembrando" a umbilical ligação havida entre vascaínos e talmasinos.



O Prédio da Rua da Saúde, n.º 293, atual Rua Sacadura Cabral, n.º 345

Anteriormente, tivemos oportunidade de afirmar que o Vasco havia nascido para o mar, e de fato, naquele momento de nossas buscas e pesquisas, não nos era possível precisar o exato ponto defronte à tradicional Praça da Harmonia, em que teria ocorrido a fundação do club.

O referido endereço havia se perdido na memória dos vascaínos. A única documentação oficial que o Vasco possui acerca do local é a própria Ata de Instalação do Club. O decorrer do tempo, a perda da tradição oral, e a repetição do fato pela imprensa, sem a devida revisão, fizeram com que o esquecimento tornasse duvidosa a localização por si só.

Como a lembrança não sobreviveu, pudemos identificar em nossas buscas nos diversos registros histórios disponíveis, o negócio que se operava no local, 1 (um) ano antes do nascimento do Vasco. Ali estavam instalados os sócios "Manoel Pires Coelho e Antonio Martins Pinheiro, para o commercio de café moido, nesta praça, á rua da Saude n. 293, com o capital de 8:000$, sob a firma de Pires & Pinheiro"*, conforme registro dos arquivamentos realizados entre 22 de março a 1.º de abril na Junta Comercial (Diário Oficial, 11/08/1897, p.1680). Nenhum deles, ao que se saiba, tiveram qualquer participação na histórica fundação do clube; assim como o então proprietário do imóvel: Manoel Ernestino da Costa, com excessão, talvez, pela curta cessão do salão térreo onde transcorreu a instalação do C. R. Vasco da Gama.

Em 1907, a Prefeitura do Distrito Federal baixou o Decreto n.º 664, determinando a revisão da numeração das ruas do centro da cidade. Foi o período do "Bota Abaixo"; da inauguração da Avenida Central; da Revolta da Vacina, cujo lider foi Prata Preta; e do início da construção do Cais do Porto a partir de 1906. A numeração de todo casario do centro da cidade foi alterada. Ao se pagar o imposto predial, pagava-se também pela nova placa. Em 1909 o prédio já ostentava a sua numeração atual de n.º 345.

Em 24 de junho de 1922, por decreto da Prefeitura do Distrito Federal, teve a Rua da Saúde o seu nome alterado para Rua Sacadura Cabral.

1) O sobrado da Rua da Saude, n.º 293 em 1908, visto da Praça da Harmonia.
2) O mesmo sobrado em 1905, visto do mar, próximo ao Cais do Valonguinho.
3) O mesmo sobrado, na cor amarela, da Rua Sacadura Cabral, n.º 345.


*texto com a grafia da época.


-----
Agradecimentos:

José Luiz Mano, Grande-Benemérito do C.R. Vasco da Gama, que propriciou nosso encontro com os amigos dos Filhos de Talma em agosto de 2011.

Daniel Ferreira, do SempreVasco, grande vascaíno e entusiasta da história do Vasco.

Fernando Matta, da Netvasco, também grande vascaíno entusiasta da história do Vasco.

Walmer Peres Santana - Historiador do Centro de Memória do C.R. Vasco da Gama

Sr. Rosauro, do 1.º Serviço Registral de Imóveis, que muito gentilmente nos ajudou na compreensão e localização dos antigos registro imobiliários.

Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro, que gentilmente nos cedeu o uso da imagem do histórico sobrado, cuja autoria é de Augusto Malta.


-----
Fontes de consulta:

Club de Regatas Vasco da Gama - Histórico: 1898-1923 - José da Silva Rocha - Gráfica Olímpica Editora-Rio (1975)

Biblioteca Nacional - Periódicos

Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro (Biblioteca, Acervo de Plantas, Croquis e Iconografia)

Plan of the City of Rio de Janeiro - Edward Gotto -1876

Nova Numeração dos Prédios da Cidade do Rio de Janeiro - J. C. Cavalcanti -

1876 - fac simile - Coleção Mamória do Rio 6 (1979)

O Álbum da Avenida Central - Marc Ferrez - Ed. Ex Libris (1983)


Fonte: Blog Memória Vascaína - Sempre Vasco


Compare o local de fundação do Vasco em 1908 e 2011

A comparação entre as duas fotos abaixo não deixa dúvidas sobre o endereço que corresponde, atualmente, ao local de fundação do Vasco. O quadrado vermelho assinala, nas duas fotos, o endereço onde o clube foi fundado. A foto de cima, de Augusto Malta, é de 1908 e mostra o local apenas 10 anos após o evento. O endereço já não é mais Rua da Saúde 293, e sim Rua da Saúde 345, devido ao decreto de 1907 da prefeitura que havia alterado a numeração dos imóveis da rua. A foto de baixo é do Google Maps, de 2011, e mostra a Rua Sacadura Cabral 345. Percebe-se facilmente que a estrutura dos imóveis pouco se modificou em 103 anos, e alguns prédios permanecem praticamente iguais.



Fonte: NETVASCO (texto), Augusto Malta (foto), Google Maps (foto)