Juniores: Yago comenta suas atuações e características de jogo

Sexta-feira, 13/09/2013 - 21:42
comentário(s)

Quem costuma acompanhar de perto as categorias de base do Vasco da Gama certamente já ouviu falar no atacante Yago. Rápido, ousado e habilidoso, o capixaba nascido em 94 chegou ao cruzmaltino no início de 2006 devido a um convite do falecido olheiro Nélson Teixeira, que ficou impressionado com o potencial demonstrado pelo garoto numa competição realizado no Espírito Santo. A mudança de ares não prejudicou o jovem, que evoluiu e se tornou um dos principais jogadores de sua geração:

- Eu cheguei no Vasco em janeiro de 2006 após ser artilheiro da Copa Gazetinha. Fui trazido pelo falecido olheiro Nélson Teixeira e estou aqui até hoje graças a Deus - disse o Yago ao programa "Só dá Base".

Comparado a Denner, Yago viveu seu melhor momento dentro do Gigante da Colina na categoria juvenil. Durante os anos de 2010 e 2011, o garoto fez grandes partidas, chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira sub-17 e a ser considerado pelo site 'Olheiros', o mais especializado em categorias de base, um dos melhores atacantes de sua faixa etária.

O momento conturbado dificultou a adaptação do jovem ao time sub-20 e também o seu amadurecimento. A evolução como atleta só veio no final de 2012, mais precisamente no momento que Sorato assumiu o comando do time júnior. Com ele, Yago passou a evoluir taticamente e utilizar o seu talento para o time. A melhora levou o capixaba ao time profissional, lugar onde o mesmo não esperava chegar tão cedo:

- Eu não esperava não. Para mim foi surpreendente. Eu comecei a Taça BH no banco, mas depois virei titular graças a Deus. O Marquinhos vinha sendo titular e estava muito bem, mas infelizmente se lesionou. Eu entrei no lugar dele e consegui sair campeão. Dedico esse título para ele também, que estava com a gente nos apoiando sempre - afirmou ao programa "Só dá Base".

Um fator que contribuiu para a efetivação de Yago no time principal foi a excelente campanha feita pelo cruzmaltino na Taça Belo Horizonte. Apesar ter sido reserva de Marquinhos nos primeiros jogos da mesma, o jovem foi titular nas últimas partidas e chegou a fazer um gol decisivo contra o Fluminense na semifinal. O título representou a volta por cima do grupo sub-20:

- O resultado foi excelente. O grupo se fechou. Muita gente não confiava na gente. Diziam que a gente não ia chegar, mas graças a Deus fomos bem e conseguimos conquistar o título. A Taça BH foi uma resposta para todos que não acreditavam na gente. Muita gente tirava sarro da gente. Fazia muito tempo que o Vasco não ganhava essa competição, mas graças a Deus a gente colocou o nosso nome na história do clube. Fiquei feliz também por ter sido promovido para o profissional - declarou ao programa "Só dá Base".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco
O próximo desafio de Yago é se firmar no time profissional. Com contrato até 2016, o jovem promete agarrar a chance que for dada pelo treinador Dorival Júnior. O atleta também revelou suas características e a forma como gosta de jogar:


- Eu gosto de jogar pelas pontas, como jogava o Eder Luis na época que estava no Vasco. O próprio Willie também é um jogador que possui características parecidas com as minhas. Jogo pelas pontas mesmo. Sou um jogador de velocidade e que possui também habilidade. Como estou treinando no time profissional, vou esperar minha oportunidade e agarrá-la quando ela chegar. Vou fazer de tudo para não deixar a oportunidade escapar - disse Yago ao programa "Só dá Base".




Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco