Vasco tem 9,7% dos torcedores do Rio Grande do Norte, afirma pesquisa

Segunda-feira, 09/09/2013 - 19:25

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Estado do Rio Grande do Norte

Instituto: GPP

Amostra: 602 entrevistas, entre 08 e 13 de agosto de 2013;

Margem de erro: 4 p.p

Talvez a peculiaridade mais interessante no perfil das torcidas brasileiras sejam as diferenças entre capital e interior de alguns estados. Existem registros de rivalidade ao ponto da completa negação dos clubes da capital. Outras vezes verifica-se aceitação, ainda que os times locais percam torcedores mediante a força dos forasteiros. É o que descobrimos no estado do Rio Grande do Norte.

Há um ano e meio, o Blog Teoria dos Jogos encomendou pesquisa na cidade de Natal, quando ficou clara a preferência da cidade pelo Flamengo. Mas o montante era inferior ao somatório das torcidas de América e ABC. Desta vez, em parceria com o instituto GPP, mapeamos todo o estado do Rio Grande do Norte, dimensionando a verdadeira a força das torcidas de Rio e São Paulo:




Sem surpresas, o primeiro lugar absoluto pertence ao Flamengo, com 25,6% dos potiguares – pouco acima do verificado na capital. A partir de então começam as mudanças: Vasco (9,7%) e Corinthians (8,8%) tomam os postos de ABC (8%) e América (5,7%). O Diabo tem o São Paulo (4,9%) nos calcanhares, enquanto os demais não ultrapassam a barreira dos 2%.




Análises demonstram a disseminação do trio Flamengo-Vasco-Corinthians, mas resistências sob a ótica do gênero. O Corinthians é a única torcida do estado com predomínio feminino – todas as demais crescem entre homens. Principalmente os abecedistas, que com 11,6% ultrapassam os corintianos. Botafogo (2,2%), Palmeiras (2,2%) e Fluminense (2%) sobem ligeiramente.

A manutenção da hegemonia do Flamengo está garantida. O rubro-negro, que detinha 12,9% dos mais velhos (abaixo dos 14,2% do ABC), expande sua base de torcedores até incríveis 42,7% entre 16 e 24 anos. O Vasco sai de 7,7% para 16,1% e o Corinthians, de 3,8% para 14,1%. São paulinos, traço em meio aos mais velhos, atingem 8% dos jovens. O resultado disto é o desaparecimento das torcidas de ABC e América: menos de 2% abaixo de 24 anos. Flu, Bota, Palmeiras e Santos seguem pelo mesmo caminho.





Ainda que diminuam com o tempo, ABC e América seguem fortes entre os mais instruídos. Torcedores com nível superior completo são, em sua maioria, abecedistas (17,4%), flamenguistas (16,2%), vascaínos (13,8%) e americanos (10,1%). Por renda, ainda que as poucas faixas prejudiquem a análise, Vasco (14%) e Botafogo (4%) tem o melhor desempenho em proporção ao tamanho médio de suas torcidas.

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com