GloboEsporte.com põe Jomar na seleção da 19ª rodada do Brasileiro

Segunda-feira, 09/09/2013 - 12:51

Foi fora do Brasil que Kleber ganhou o apelido de "Gladiador", quando mostrava muita força e determinação no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Em seu país, por outro lado, o atacante colecionou muitas polêmcias e frequentemente foi rotulado como violento ao tentar mostrar sua vontade dentro de campo. Diante da Portuguesa, no último sábado, mostrou ao torcedor gremista que pode, sim, ser o Gladiador nas quatro linhas ao ser o protagonista da vitória por 3 a 2.

Em uma partida em que jogou com o coração na ponta da chuteira, o atacante foi decisivo: brigou por todas as bolas, marcou um gol de pênalti, conseguiu outro que foi anulado, deu assistência perfeita para Zé Roberto marcar e ainda serviu Barcos, que perdeu chance claríssima. A atuação rendeu a nota 8,5 e o prêmio de melhor jogador da 19ª rodada no Troféu Armando Nogueira.

O meia Alex, do Coritiba, foi outro a alcançar a nota 8,5. Com dois gols sobre o São Paulo, o veterano foi o pulmão da equipe e decidiu o confronto, mais uma vez, cobrando falta com a perfeição de sempre para vencer Rogério Ceni. Uma atuação de destaque, que por muito pouco não rendeu o prêmio de melhor da rodada, já que, embora Kleber não tenha feito dois gols, foi mais importante na vitória de seu time. Vale ainda ressaltar as boas partidas feitas por Marcelo Mattos e Elias, do Botafogo, e Éverton Ribeiro, do Cruzeiro. Todos receberam nota 8,0 dos avaliadores.

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

GOLEIRO


Com uma campanha de sete derrotas e uma vitória fora de casa, o Náutico, lanterna do Brasileirão, chegou para a partida diante do Corinthians no Pacaembu, como grande azarão. Após o apito final, o pontinho conquistado com o empate em 0 a 0 teve um protagonista: Gideão. O goleiro do Timbu fechou o gol e fez ao menos três grandes defesas no segundo tempo que garantiram o placar em branco e a nota 7,5 para ele (veja a defesa no chute de Paulo André no vídeo ao lado). Outros jogadores da posição que se destacaram debaixo das traves foram Aranha, do Santos e Paulo Victor, do Flamengo, ambos com nota 7,0.

LATERAL-DIREITO

Jogando como ala no esquema de Renato Gaúcho, o lateral Pará tem crescido a cada partida. Novamente foi muito bem, principalmente na parte ofensiva. Não abdicou de atacar em nenhum momento e foi uma das melhores opções no ataque gremista. Ainda chegou a fazer cruzamento perfeito para um gol de Kleber, que foi mal anulado pela arbitragem. Com muita intensidade na partida, recebeu nota 7,0 pela atuação. Mayke, do Cruzeiro, foi outro a ter destaque e vale ser citado. Entrou na segunda etapa e participou do gol da equipe ao cruzar para Ricardo Goulart, que cabeceou na trave e depois marcou no rebote.

ZAGUEIROS

Na eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil, Dedé foi muito criticado, já que errou feio no gol do Flamengo marcado no Mineirão. Desde então, o zagueiro tem demonstrado que pode voltar a ser o jogador que brilhou no Vasco e chegou à Seleção. Desta vez, contra o mesmo Flamengo, teve atuação soberba. Conseguiu levar a melhor em absolutamente todas as jogadas que participou. Ganhou disputas em velocidade, fez cinco roubadas de bola e até quando Bruno Rodrigo errou, ele estava lá para corrigir. Desta forma, conseguiu 7,5 dos avaliadores. Jomar, do Vasco, foi a outro que também se destacou. Foi muito seguro nos combates, nas bolas aéreas e mostrou o porquê da preferência de Dorival por sua titularidade em vez de Rafael Vaz no empate sem gols com o Atlético-PR no Rio.

LATERAL-ESQUERDO

Se não foi brilhante, o lateral-esquerdo Carlinhos, do Fluminense, teve uma atuação extremamente sólida na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia. Pelo seu lado, o time baiano teve muitas dificuldades de chegar ao ataque, já que ele conseguiu cinco roubadas de bola. No ataque também se saiu bem, conduzindo a equipe, principalmente no segundo tempo. Ele recebeu nota 6,5 e foi o melhor de sua posição. Alex Telles, do Grêmio, e Zezinho, do Atlético-PR, que jogou improvisado no setor, também tiveram atuações de destaque e merecem ser citados.

VOLANTES

Marcelo Mattos fez uma de suas melhores atuações com a camisa do Botafogo. Ele não fez gol, não deu passe decisivo, mas foi um leão em campo. Sem o companheiro Gabriel ao seu lado, acabou sobrecarregado na função de marcar o meio-campo do Criciúma na vitória por 2 a 1. E se saiu muito bem. Ganhou muitas disputas de bola, conseguiu três roubadas de bola e ainda teve fôlego para chegar ao ataque como fator surpresa, tanto armando jogadas, como finalizando com muito perigo (veja um chute defendido por Galatto no vídeo ao lado). Ele recebeu nota 8,0 pelo destaque na partida. Luis Cáceres, do Vitória, foi outro a se sair muito bem. Com nota 7,5, o jogador do Leão fez uma partida muito parecida com a de Mattos no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG: marcou muito, com grande aplicação e ainda ajudou a equipe a chegar ao ataque.

MEIAS

A classe e a categoria não se perdem com a idade. Quem assiste a Alex jogar, vê um atleta atuando em alto nível, mesmo aos 35 anos. Decisivo sempre que está em campo com a camisa do Coritiba, mais uma vez ele foi o motor da vitória de sua equipe. Desta vez, o São Paulo sofreu com o carequinha, que marcou dois gols: um de puro oportunismo, no rebote de Rogério Ceni, e outro na sua especialidade, de falta, longe do alcance do goleiro (veja no vídeo ao lado). Nota 8,5 para o brilhantismo de sua atuação. Everton Ribeiro não fez gol, mas foi um verdadeiro inferno para os defensores do Flamengo. O meia do Cruzeiro foi praticamente imarcável. Fez jogadas de habilidade, deu dribles, foi incisivo. Criou lances de perigo com passes rápidos, chutes fortes e saiu como melhor em campo, iniciando ainda a jogada do gol de Ricardo Goulart. Levou nota 8,0 dos avaliadores.

ATACANTES

Kleber foi o craque da rodada e levou nota 8,5 por sua atuação diante da Portuguesa. Afinal, o "Gladiador" fez de tudo um pouco no jogo. Brigando muito pelas jogadas, marcou um gol mal anulado, deu lindo passe para Zé Roberto marcar e ainda deixou Barcos na cara gol em lance que o argentino desperdiçou. No fim das contas, sofreu pênalti polêmico que ele mesmo converteu. Já Elias, do Botafogo, não foi tão intenso. Porém, em um lance, foi decisivo: garantiu a vitória de virada sobre o Criciúma com um golaço, demonstrado enorme categoria ao pegar um chute de voleio (veja no vídeo ao lado). Além disso, foi inteligente no lance, se antecipando ao cruzamento para finalizar e mandar para a rede. Vale citar ainda Biro Biro, que teve grande atuação garantindo a vitória do Fluminense sobre o Bahia após entrar no segundo tempo.

Fonte: GloboEsporte.com