Juniores: Vasco decide Taça BH contra o Vitória neste sábado às 13h com Sportv

Sexta-feira, 30/08/2013 - 23:10

Torneio de tiro curto, a Taça BH de Futebol Júnior chega ao fim neste sábado após 15 dias. Para Vasco e Vitória, que fizeram nove jogos, no entanto, o período pareceu interminável e foi desgastante. Goleadas, derrota e emoção à flor da pele em um triunfo no meio do mata-mata nos pênaltis até o encontro neste sábado, às 13h, em Sete Lagoas, a 40 quilômetros da capital mineira. Com campanhas quase iguais, as equipes reeditam a decisão de 1994, há 19 anos, quando o Leão levou vantagem. O SporTV transmite o duelo ao vivo.

Apesar da tradição, o Cruz-Maltino pode ser considerado uma surpresa na competição pelos maus resultados recentes. Superou a estreia negativa contra o Goiás (algoz na Copinha, em janeiro) e não parou mais, batendo o mesmo rival nas oitavas de final, passando por América-MG, de virada nas quartas, e Fluminense, nas semifinais, com o brilho da estrela do goleiro Jordi nas cobranças após 1 a 1 no tempo normal. O técnico Sorato e coordenação de Mauro Galvão estão prestes a completar um ano em seus cargos na base e querem celebrar.

Para o ex-atacante vascaíno, aliás, é o trabalho diário, aliado a foco e amadurecimento que fizeram seu time dar a volta por cima depois de um primeiro semestre para se esquecer.

- Todo início de trabalho é difícil, mas fizemos mudanças, alguns jogadores recuperaram a forma e qualificando um pouco mais o elenco. A gente via a evolução, eu sabia que havia uma melhora de concentração, de entrosamento. Faltava um resultado de nível nacional para comprovar. Encorpamos durante a competição, os meninos foram muito aplicados e estamos aí nessa final para coroar com o título, se Deus quiser - analisou Sorato.

Os reforços pontuais foram os seguintes: os zagueiros Alisson (ex-Inter) e Venício (ex-Santos) e o lateral-direito Eron (ex-Ceará), que acertaram a defesa, setor mais carente até então e que perdeu para o profissional, nos últimos meses, Luan, Jomar e Henrique. Além disso, o prodígio meia Danilo subiu do juvenil e, aos 17 anos, têm sido decisivo. O goleiro Jordi, os meias Jhon Cley e Guilherme e o atacante Thales são os outros destaques. E houve desfalques de última hora na delegação, como Matheus Índio e Marquinhos.

Por dores musculares decorrentes da maratona de jogos da Taça BH, o treinador avisa que não sabe se contará com Richard, Dieyson e Guilherme. Por isso, a escalação está aberta.

Já o Rubro-Negro chega credenciado pela conquista da Copa do Brasil sub-20, em 2012, e de sua fama de investir na base e revelar talentos no futebol brasileiro. Após passar por uma entressafra há algumas temporadas, o Vitória retornou com tudo em busca do bicampeonato do torneio, comemorado em 1994 em cima do Vasco, que tem dois títulos: 1991 e 1992.

O grupo do técnico Carlos Amadeu também está recheado de nomes tratados como joias no clube e que até já serviram à equipe principal, como o zagueiro Josué e o atacante Agdon. Além disso, o goleiro Guillermo chegou a ser chamado às pressas para ficar no banco no primeiro contra o Coritiba pela Copa Sul-Americana, antes da eliminação nos pênaltis. Mas os titulares não foram divulgados. A tendência, porém, é que o time não mude em relação ao que goleou o Sport na semifinal por 3 a 0, em sua melhor exibição em terras mineiras.

Assim como o adversário deste sábado, o Leão teve de deixar para trás uma derrota na fase de grupos (3 a 1 para o Inter) e encarar os pênaltis no mata-mata, curiosamente diante do mesmo Coxa que o tirou na marca da cal nesta semana da competição continental.

FICHA TÉCNICA:

VASCO X VITÓRIA

Data/Hora: 01/09/2013 - 13H
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Árbitro: Giovanni Fernandes (MG),
Auxiliares: Leandro Salvador da Silva (MG) e Filipe Ramos Santana (MG)

VASCO: Jordi; Richard (Eron), Alisson, Venício e Dieyson; Matheus Batista, Danilo, Jhon Cley, Guilherme Costa e Yago; Thalles - Técnico: Sorato.

VITÓRIA: Guillermo; Serafim, Vinícius, Josué e Ramon; José Wellison, Alex, Mauri e Wellington; Marcone e Agdon.



Fonte: GloboEsporte.com