Vasco põe vantagem e favoritismo à prova no duelo contra o Nacional

Quinta-feira, 29/08/2013 - 13:41

O favoritismo do Vasco já era grande antes mesmo de a bola rolar. Depois da vitória por 2 a 0 em Manaus, então, a classificação ficou ainda mais próxima. Mas exatamente por isso a equipe de Dorival Júnior promete cercar-se de todos os cuidados possíveis no jogo de volta contra o Nacional-AM, em São Januário, nesta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

O Vasco sabe que junto do favoritismo existe a responsabilidade de confirmá-lo. Por isso, Dorival Júnior optou por poupar apenas Juninho Pernambucano do jogo em que a equipe pode perder até por um gol de diferença. Em caso de derrota por dois gols a partir de 3 a 1, a vaga será do Nacional. Se o time de Manaus vencer por 2 a 0, a decisão será nos pênaltis. O time que avançar enfrenta o Goiás, que eliminou o Fluminense nessa quarta.

Após a derrota em Manaus, o Nacional definitivamente deixou de priorizar a Copa do Brasil e viajou para o Rio de Janeiro com o time B. Praticamente todos aqueles considerados titulares ficaram na capital amazonense e têm como foco o confronto com o Salgueiro-PE, no fim de semana, pela Quarta Divisão do Brasileiro.

Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) será o árbitro da partida. Ele terá como auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). O jogo terá acompanhamento em Tempo Real e com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Dorival Júnior será obrigado a fazer algumas modificações na equipe, já que Rafael Vaz e André não podem atuar. Nei volta a ser titular da lateral direita, e Marlone vai receber mais uma chance. O Vasco deve começar com a seguinte escalação: Diogo Silva, Nei, Cris, Jomar e Yotún; Abuda, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Montoya; Marlone e Tenorio.

Nacional: Léo Goiano deverá manter o 4-4-2 e promover as estreias de Cris e Martony, que formarão a dupla de zaga. O atacante Marcinho deve ganhar pela primeira vez a chance de iniciar uma partida com a camisa do Leão da Vila. Com isso, o time vai a campo com Gilberto (Jairo); Amaral, Cris, Martony e Badé; Fabio Souza, Erick, Roberto Dinamite e Danilo Rios; Leonardo e Marcinho (Garanha).

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Rafael Vaz e André não podem atuar por já terem disputado a Copa do Brasil por Ceará e Santos, respectivamente. Fagner viajou para Alemanha para resolver questões pessoais, e Juninho Pernambucano será novamente poupado. Wendel, com dores no joelho direito, também está fora.

Nacional: da equipe que iniciou o jogo em Manaus, apenas o goleiro Gilberto, o meia Danilo Rios e o atacante Leonardo viajaram para o Rio de Janeiro.

PENDURADOS

Vasco: ninguém

Nacional: Eliézio, Felipe, Jailson, Rafael Mourisco e Rocha.

NA HISTÓRIA

Vasco e Nacional-AM já se enfrentaram 16 vezes na história, e o clube carioca jamais foi derrotado. São 14 vitórias e dois empates. Em 1986, o time amazonense bem que tentou surpreender em São Januário, mas Romário não deixou. Com dois gols, o Baixinho, que foi agarrado por um torcedor que invadiu o campo, deu a vitória por 2 a 1 ao time carioca, em partida válida pelo Brasileirão daquele ano. Jason fez o gol dos visitantes. Veja aqui a ficha do jogo no Futpédia.

Fonte: GloboEsporte.com