Ricardo Gomes: 'Posso dizer que a crise e o descontentamento estão superados'

Terça-feira, 27/08/2013 - 12:17

A transferência do atacante Eder Luis para o Al Nasr, dos Emirados Árabes, gerou uma crise interna no Vasco. A decisão de negociar o atleta antes do confronto contra o Corinthians por razões financeiras irritou o técnico Dorival Júnior. O comandante cobrou dirigentes publicamente e expôs o descontentamento com o desfalque. Por sua vez, o diretor executivo Ricardo Gomes entrou no circuito para contornar a insatisfação, mas assegurou que não vai ao mercado repor a perda.

Desta forma, o treinador terá de apostar em atletas até então renegados e que vinham tendo poucas oportunidades. Os atacantes Edmilson, Reginaldo e Willie seguem entre os reservas, mas terão suas chances. Inicialmente, o setor ofensivo pode ser formado por Tenorio e André. O jovem Marlone é mais uma alternativa dentro da nova realidade da comissão técnica.

"Tivemos duas respostas muito boas contra o Corinthians. O Marlone e o Willie foram bem após uma perda significativa. São aspectos importantes, pois não vamos ao mercado repor o setor ofensivo. Podemos até buscar outras posições, mas não pela saída do Eder. Estamos na metade do Brasileirão e não devemos mudar. Demora um pouco para encontrar esse equilíbrio", explicou Ricardo Gomes ao UOL Esporte.

O dirigente se apressou para tentar contornar a crise com o técnico Dorival Júnior. A decisão de negociar Eder Luis por empréstimo foi tomada pela esfera superior ao departamento de futebol, já que a administração e o atleta consideraram uma excelente oportunidade financeira para as partes envolvidas.

O ex-camisa 7 cruzmaltino foi emprestado por dois anos para o Al Nasr por valor próximo dos R$ 6 milhões. O montante é mais do que os quase R$ 5 milhões que o clube ainda deve ao Benfica pela aquisição definitiva do atleta em 2012.

"O momento não foi legal, mas podemos contornar. A saída na véspera de um jogo importante gera consequências. Mas o interesse pelo Eder Luis é antigo. Fiquei sabendo na quinta-feira, quando a coisa tomou uma proporção maior. Existem duas situações complicadas de equacionar. O clube precisa se recuperar financeiramente, enquanto o Dorival deseja um time forte", afirmou Gomes.

"Posso dizer que a crise e o descontentamento estão superados. Isso é coisa do dia a dia. Nem sempre estaremos de acordo, mas não quer dizer que existe um problema capaz de prejudicar o Vasco até o encerramento do Campeonato Brasileiro. Vamos tocar o nosso trabalho. O Dorival está fazendo um grande projeto e mostrando competência para superar os obstáculos desde que chegou", encerrou.

Eder Luis já embarcou para os Emirados Árabes com o objetivo de se apresentar ao Al Nasr. Ele tem contrato com o Vasco até o meio de 2016 e ainda pode retornar caso os dirigentes do novo clube não exerçam a opção de compra após os dois anos de empréstimo. Pelo Cruzmaltino, o camisa 7 disputou 159 jogos e marcou 27 gols, sendo um dos nomes mais importantes na conquista da Copa do Brasil de 2011.

Fonte: UOL