Antonio Lopes elogia Donizete e Luizão e lembra que time de 98 mesclava jovens com experientes

Segunda-feira, 26/08/2013 - 23:37

Antônio Lopes diz que escolha da dupla Luizão e Donizete foi acertada em 98

Antônio Lopes, técnico do Vasco na conquista da Libertadores de 1998, ano do centenário cruz-maltino, tinha uma forte equipe nas mãos, mas antes havia perdido jogadores impriotantes e que foram determinantes na conquista do Campeonato Brasileiro de 1997, os atacantes Edmundio e Evair. Para o ataque de 98, o Vasco contratou Luizão e Donizete, e Lopes cometou as perdas e a escolha desses dois atletas:

“Nós ficamos preocupados porque queríamos manter aquela mesma equipe de 97, que havia ganhado brilhantemente o Campeonato Brasileiro, mas não conseguimos. O Evair era dono do passe dele, ele se transferiu para a Portuguesa, e o Edmundo, que fez um Brasileiro de 97 espetacular, foi o artilheiro da competição, mas foi vendido para a Itália,e não conseguimos também segurá-lo. Tivemos sorte na escolha dessa dupla de ataque, que tinha ido muito bem em 97, escolhemos também Luizão, que sempre foi um grande atacante, artilheiro, era também experiente, assim como Donizete, outro jogador experiente, acostumado a jogar competições internacionais, e acabou certo, a escolha foi bem feita, acertada e a dupla funcionou, foram responsáveis por vários gols dentro da Libertadores e colaboraram para a conquista do título.”

No caminho para o título, o Vasco enfrentou equipes que tinham conquistado a Libertadores em edições anteriores, caso do Cruzeiro(1997), Grêmio(1995) e River Plate(1996). Para Lopes, a presença dessas equipes no torneio tornou o tpitulo do Vasco ainda mais especial:

“Sem dúvida, essa competição é muito difícil, até hoje é difícil, você conta nos dedos os clubes brasileiros que ganharam essa competição, os treinadores que conseguiram ganhar, então é muito difícil, sem dúvida nenhuma. E naquele ano nós tínhamos grandes clubes, clubes copeiros, que já haviam conquistado Libertadores, caso do Cruzeiro, que nós conseguimos desclassificar, caso do Grêmio que já havia ganho também, e o River, que era o grande papão, todo mundo achava que o River seria o campeão daquela competição, então engrandece, valoriza muito a conquista,a conquista de uma Libertadores já tem um valor muito grande, e em se tratando de uma Libertadores com a presença desses grandes clubes valoriza muito mais", destacou Lopes a Rádio Manchete.

Antônio Lopes destacou mescla de juventude com experiência na Libertadores

Uma data histórica e que ficará na memória de todos os vascaínos. Há 15 anos, o Vasco conquistava a Copa Libertadores e no ano de seu centenário e o técnico daquela conquista relembrou o grande feito. Antônio Lopes, em conversa com a Rádio Manchete, destacou que para se chegar ao triunfo, a mistura de atletas de base com experientes foi fundamental:

“No futebol é sempre muito importante essa mesclagem de jogadores recém-saídos cãs categorias de base com jogadores mais cascudos e mais experientes. Realmente, nós fizemos essa mescla porque tínhamos uma base boa, com grandes jogadores nos juniores, caso do Felipe, Pedrinho, Géder, entre outros. Colocamos essa garotada pra jogar na equipe principal com jogadores experientes, como Mauro Galvão, que era nosso líder e capitão, jogadores como Donizete, Luizão, Nasa, Luizinho. Nós tínhamos muitos jogadores experientes, jogadores que até já tinham participado de Libertadores, e com isso a equipe se fortaleceu, foi ganhando corpo durante o transcorrer da competição e acabou conquistando aquele título.”

Lopes reconheceu que no início da competição o Vasco não estava bem, mas depois se acertou e trilhou o caminho do título:

“Não começamos bem não porque os 3 primeiros jogos da Libertadores foram fora do nosso reduto, jogos difíceis contra Grêmio, contra aquelas duas equipes lá do México. Empatamos uma e perdemos duas, resultados que não vou dizer que foram normais, mas foram aceitáveis. Nessa competição, na Libertadores, é muito difícil você jogar fora e conseguir total êxito, mas trabalhamos, nossa equipe era muito boa, trabalhamos a equipe bastante a partir desses jogos aí e a equipe se reencontrou e acabou classificando para a segunda fase e chegando à final contra o Barcelona de Guayaquil e ganhando merecidamente a competição.”

Antônio Lopes afirma que Vasco conquistou Libertadores contra o River Plate

A semifinal entre Vasco e River Plate foi considera por muitos torcedores e a maioria da imprensa como a final antecipada da Copa Libertadores de 1998. Questionado pela Rádio Manchete se o Vasco teria conquistado o título naquele jogo do Monumental, com o gol de falta de Juninho, Antônio Lopes, técnico da conquista, respondeu:

“Foi, eu acho que ali o Vasco da Gama ganhou esse título, pelo fato da gente ter eliminado o principal concorrente, não que estivéssemos desmerecendo o Barcelona de Guayaquil, que também é uma equipe copeira, uma equipe que estava acostumada a participar de Libertadores, uma equipe que havia chegado também a algumas finais de Libertadores, mas nós sentíamos, não deixamos transparecer isso, não passamos nem pro torcedor do Vasco da Gama, nem pros próprios jogadores, mas quando conseguimos eliminar o River, sentíamos que o Vasco da Gama tinha 99% de chance de conquistar o título, como nós conquistamos.”

Fonte: Supervasco