Estrangeiros do Vasco formam 'república', reúnem familiares e aceleram adaptação

Sábado, 24/08/2013 - 20:18

Detentor de quatro estrangeiros no elenco, o Vasco tem na união destes atletas um benefício significativo para a adaptação ao clube e ao futebol brasileiro. Tenorio, Yotún, Guiñazu e Montoya organizaram uma espécie de "república" para superar as dificuldades diárias, reunir os familiares e alcançar sucesso longe de seus países.

A iniciativa foi aprovada pela diretoria, que considera benéfico o grupo de gringos se mobilizar para procurar a melhor forma de auxiliar o Cruzmaltino na temporada. Com exceção de Guiñazu, que se recupera de grave lesão muscular, os três estão à disposição para o importante compromisso contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Mané Garrincha.

Primeiro a chegar ao Vasco, o equatoriano Tenorio agregou o time de estrangeiros. Ele convocou o peruano Yotún, o colombiano Montoya e o argentino Guiñazu para as chamadas "resenhas" antes e após os treinos. Os encontros também acontecem fora do ambiente de São Januário e contam com a presença dos familiares.

"Isso torna muito fácil a adaptação ao Vasco. Montoya, Tenorio e Guiñazu são grandes amigos que fiz no clube. Me sinto integrado, mas é normal que os estrangeiros se aproximem mais. Nós falamos o mesmo idioma e temos uma cultura parecida", explicou o lateral Yotún.

"Juntamos nossas famílias sempre que podemos e saímos para comer. Conversamos e tentamos matar de alguma forma a saudade de casa. Nos encontramos também quando sobra um tempo. Tomara que essa mistura entre brasileiros e estrangeiros leve o Vasco a conquistar os seus objetivos na temporada", concluiu.

Do quarteto, dois atletas em especial priorizam a amizade para a permanência em São Januário no próximo ano. Tenorio e Yotún encerram os seus contratos em dezembro. O primeiro não deve ter o vínculo renovado. Já o segundo interessa aos dirigentes e espera prolongar o compromisso de empréstimo.

Fonte: UOL