Polícia de Brasília monitora organizadas e reforça efetivo para jogos do fim de semana

Sexta-feira, 23/08/2013 - 23:37

A Polícia Militar do Distrito Federal vai reforçar o efetivo e aumentar o monitoramento das organizadas para as próximas partidas, após o primeiro registro grave de briga entre tocedores no entorno do Estádio Mané Garrincha, no jogo entre Flamengo e São Paulo, no último domingo. Neste fim de semana, a arena da capital federal receberá rodada dupla: no sábado, o Flamengo enfrenta o Grêmio, às 18h30m; no domingo, será a vez de Vasco e Corinthians, às 16h.

Cerca de 600 policiais atuaram no jogo entre Flamengo e São Paulo, que teve público de 44 mil torcedores. Para o encontro entre Flamengo e Grêmio, neste sábado, o número do efetivo será mantido com base na expectativa de público menor por causa do horário da partida. Já no domingo o número de policiais no estádio subirá para aproximadamente 800. Seguranças particulares contratados pelos clubes também atuarão dentro da arena: 450 no sábado e 600 no domingo.

- Considero o que aconteceu no domingo uma questão pontual. Tivemos outros nove jogos sem nenhum tipo de atrito com torcedor agredido. Então, aquilo serviu para nós como um alerta. Estamos com uma atenção maior para evitar qualquer tipo de atrito - afirmou o secretário adjunto de Segurança Pública do DF, Paulo Roberto Oliveira, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Monitoramento das organizadas

Com o envolvimento de membros de torcidas organizadas na briga do último domingo, a PM do Distrito Federal decidiu intensificar o monitoramento dos grupos no planejamento da segurança para Flamengo x Grêmio e Vasco x Corinthians.

- A polícia está atenta, principalmente ao jogo de domingo, que envolve grande rivalidade entre as torcidas organizadas. Hoje (sexta-feira), teremos uma reunião com os chefes de todas as torcidas para que possamos organizar a escolta e definir o local onde ficarão no estádio. Em seguida, será concluído o plano de ação - informou o chefe do Escritório de Grandes Eventos da PMDF, coronel Cléber Lacerda.

Para os jogos do próximo fim de semana, dois pontos devem ganhar maior atenção das forças de segurança: as alianças entre organizadas e a rivalidade entre grupos de torcedores do mesmo time.

Nas imagens da briga no entorno do Mané Garrincha é possível identificar confronto entre torcedores com uniformes do mesmo time, o que é motivado por alianças envolvendo os grupos.

- As torcidas conseguem ser rivais dentro do próprio time. Mas tudo isso está sendo trabalhado com o pessoal da inteligência. Também teremos o cuidado para separar as escoltas e os espaços dessas torcidas dentro do estádio e evitar qualquer problema - completou o coronel Cléber.

Outra preocupação da PM está relacionada ao jogo de domingo, entre Vasco e Corinthians. Há uma aliança entre organizadas de Vasco e Palmeiras, o que poderia aumentar a rivalidade com as uniformizadas do Corinthians.

Fonte: GloboEsporte.com