Em Juiz de Fora, projeto do Vasco mobiliza torcida para doar sangue neste sábado

Quinta-feira, 22/08/2013 - 23:27

“Vamos todos doar de coração!” A versão do hino do Vasco convoca os torcedores da equipe cruzmaltina em Juiz de Fora e região para doar sangue e ajudar o Hemoninas da cidade. A meta é levar o maior número possível de pessoas – estimam de 50 a 60 – à unidade. A ação será no sábado, a partir das 9h. Natália Lott é a líder do projeto “Vascaíno é Sangue Bom” na cidade após descobrir a campanha nas redes sociais.

– Achei bacana a ideia. É uma coisa útil que ajuda aos outros – analisou a arquiteta.

A proposta é uma forma de comemorar o aniversário de fundação do clube – que completou 115 anos no dia 21 de agosto. É a primeira vez que a iniciativa é realizada em Juiz de Fora e pretende reunir todos que queiram ser solidários, independentemente se são, ou não, vascaínos.

– Aqui a campanha está aberta aos torcedores dos outros clubes, porque é mais tranquilo que no Rio, por exemplo – destaca Natália.

Solidariedade sem fronteiras

De acordo com as informações repassadas ao GLOBOESPORTE.COM pela organização, no Rio de Janeiro, o evento surgiu no ano passado após o Hemorio divulgar que precisava de doações no período do Carnaval. Trezentos torcedores compareceram – sendo que a maioria não morava na Cidade Maravilhosa.

A mobilização foi feita por meio das redes sociais e, desde então, a iniciativa se expandiu. No dia 18 de agosto de 2012, também celebrando o aniversário do Vasco, houve campanha em 30 cidades e doações avulsas de pessoas que procuraram os hemocentros mais próximos, mesmo sem ter campanha no local.

A organização do “Vascaíno é Sangue Bom” explica que qualquer vascaíno pode doar, de forma individual ou organizada em grupo. A orientação é comparecer ao hemocentro mais próximo, de preferência com a camisa do time, e depois enviar cópia do atestado de doação para o e-mail vascainoesanguebom@gmail.com.

Até agora, a reunião de grupos de torcedores está prevista em 20 cidades, além de Juiz de Fora: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Jaguaré - São Mateus e Vitória - Vila Velha - Serra (ES), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Rio de Janeiro, Resende e Volta Redonda (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Critérios para doação

De acordo com o setor de captação de doadores do Hemominas em Juiz de Fora, as
condições básicas para doar sangue são:

- ter e estar com boa saúde;
- ter entre 18 e 67 anos;
- entre 16 e 17 anos podem doar desde que devidamente autorizados pelos responsáveis;
- mais de 50 kg;
- não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- não ter situação de risco acrescido pra doenças sexualmente transmissíveis;
- não estar usando medicamentos. Neste caso, é interessante ligar para o Hemocentro para esclarecer se pode ou não doar;
- não doar em jejum;
- levar documento de identidade.

Em Juiz de Fora, atualmente, o estoque está razoável, mas o Hemominas destaca que ainda existe a dificuldade com os grupos negativos. Atualmente, a unidade atende 64 hospitais de 30 municípios. Para marcar doações ou tirar dúvidas, o telefone é (32) 3257-3100. A unidade fica na Rua Barão de Cataguases s/nº, no Centro.

Fonte: GloboEsporte.com