Fluminense sai na frente no duelo com Goiás que define adversário de Vasco ou Nacional

Quarta-feira, 21/08/2013 - 23:57

Na pelada, no par ou ímpar, você escolheria Fred, atacante da Seleção, ou Samuel, jovem promessa do Fluminense para o ataque? Se depender do histórico dos últimos dois jogos, vantagem para o camisa 31. Autor do gol da vitória contra o Náutico, no domingo, foi dele também o lance decisivo contra o Goiás, na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Destaque do Esmeraldino, Walter ainda perdeu um pênalti, defendido por Diego Cavalieri, o que permitiu a vitória por 1 a 0 do Tricolor na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Com a vantagem de poder empatar no Serra Dourada, o Flu visita os goianos na próxima quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília). Quem se classificar vai encarar o vencedor do confronto entre Vasco e Nacional-AM - os cariocas fizeram 2 a 0 em Manaus, partida de ida.

A torcida, eufórica com a possibilidade de Darío Conca voltar a defender as cores do Fluminense, cantava: "Ole, ole, ole, olá! Conca! Conca!" Atualmente na China, o argentino está na mira do clube. As conversas estão avançadas para garantir o retorno do ídolo em 2014.

Carlinhos: o desafogo

Ao rolar a bola, a torcida tricolor ainda gritava o nome de Conca. Mas o que o argentino se acostumou a fazer na sua passagem pelo clube era exatamente o que andava em falta no primeiro tempo: os passes certos. Erros e mais erros. A bola se perdia no meio, o ataque a via em raras oportunidades... E quando viu, Fred reclamou de um pênalti após toque por baixo de Rodrigo em suas pernas.

Atrás, os três zagueiros (Gum, Leandro Euzébio e Edinho) seguraram bem as tentativas de Walter. E o Goiás explorou a velocidade de Welinton Junior para tentar pegar a zaga adversária em contra-ataque. Um dos lances deixou em evidência o risco que a equipe de Luxa corria: fazer linha de impedimento. Desta maneira David tocou em profundidade, os zagueiros saíram, e Welinton só não foi para o finalmente porque o assistente marcou impedimento duvidoso.

O desafogo para avançar e criar chances apareceu pelo lado esquerdo com Carlinhos. No primeiro bom cruzamento, o lateral acertou a cabeça de Fred, que mandou no travessão. Na segunda, Renan passou batido pela bola, que ficou limpa para o camisa 9. Ele demorou, chutou em cima da defesa, e na sobra Julião bateu cruzado. Samuel estava no lugar certo para abrir o placar.

Walter errou, Cavalieri acertou

O segundo tempo começou mais animado. Logo aos seis minutos, Renan Oliveira apareceu no meio da defesa, ganhou de Cavalieri e mandou para o gol. No meio do caminho, porém, tinha Gum. Tinha também a mão do zagueiro, esticada propositalmente para evitar o gol. O árbitro marcou o pênalti e deu o cartão amarelo, que ficou barato. Mas Walter, autor de 21 gols na temporada, bateu mal, no meio, fácil para o goleiro do Flu salvar.

O Goiás não se abateu. Permaneceu no ataque, mostrou superioridade, mas a bola não entrava. Quando os cariocas atacavam, como no quase gol de cabeça de Carlinhos, os comandados de Enderson Moreira já se preparavam para dar o bote no contra-ataque. Cavalieri precisou trabalhar ainda mais.

Luxemburgo tentou mudar a cara do meio de campo ao trocar Felipe por Deco. Surpresa no banco de reservas, o luso-brasileiro, machucado desde o início do mês, entrou em campo. Marcos Junior, também recuperado de lesão, entrou para dar mais velocidade na vaga do autor do gol Samuel. Não demorou muito tempo para Deco voltar a sentir problemas na coxa direita. Mancava em campo em determinados oportunidades.

Enderson também mexeu, chegou a tirar o volante Dudu Cearense para lançar o atacante neto Baiano, mas de nada adiantou. E não adiantou porque Cavalieri praticou milagre no fim do jogo, aos 45, ao pegar a finalização de Walter.

Fonte: GloboEsporte.com