Vasco e Grêmio duelam pela manutenção de suas invencibilidades

Sábado, 17/08/2013 - 12:11

Trocar de treinador no decorrer de uma competição costuma ser sinal de desespero. No entanto, Vasco e Grêmio mostram, ao menos por enquanto, que tomaram decisões acertadas. Em ascensão no Campeonato Brasileiro, as equipes treinadas por Dorival Júnior e Renato Gaúcho, respectivamente, se enfrentam às 21h, em São Januário, tentando alcançar marcas inéditas.

Diante de sua torcida, o Vasco busca aumentar para quatro jogos sua invencibilidade, algo inédito e impensável no início do Brasileiro, quando era treinado por Paulo Autuori e convivia com o fantasma do Z-4. Desde a chegada de Dorival (em julho) e de alguns reforços, o time se distanciou da parte de baixo da tabela e já se aproxima do G-4. Está em nono lugar, com 19 pontos, a três da zona de classificação para a Libertadores.

Na quarta colocação, aparece justamente o Grêmio, dirigido por Renato Gaúcho há um mês e meio. O time, irregular na era Vanderlei Luxemburgo, passou ótima impressão nos recentes triunfos sobre Bahia (3 a 0), fora de casa, e o então líder Cruzeiro (3 a 1), em Porto Alegre. Pode, pela primeira vez neste Brasileirão, alcançar a terceira vitória seguida e se firmar no G-4, próximo da liderança. O Botafogo, primeiro colocado, tem apenas quatro pontos a mais.

O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Dorival Júnior revelou sem mistérios a escalação para o jogo deste sábado. Após cumprirem suspensão, Juninho Pernambucano e Pedro Ken voltam ao time titular. Com isso, o colombiano Montoya fica entre os reservas. O mesmo em relação ao zagueiro Cris, ex-Grêmio, que pela primeira vez fica à disposição no novo clube mas começa no banco. O Vasco entra em campo com a seguinte formação: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Abuda, Wendel, Juninho e Pedro Ken; Eder Luis e André.

Grêmio: Renato Gaúcho, já virou rotina, fez mistério sobre a escalação. Após a vitória sobre o Cruzeiro, na quarta-feira, e a viagem ao Rio, na quinta, o treinador definiu a preparação na base do descanso e da conversa com os jogadores. O único treino, na sexta, em General Severiano, não apontou como pretende encarar o Vasco. Há o retorno de Riveros, ausente da última rodada por servir a seleção do Paraguai e que disputa posição com Souza, mas cinco baixas. A mais recente, a suspensão de Bressan, deve dar lugar a Gabriel. O time provável: Dida; Werley, Rhodolfo e Gabriel (Saimon); Pará, Ramiro, Souza (Riveros) e Maxi Rodríguez; Kleber e Barcos.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o departamento médico está cheio, com os zagueiros Luan e Rodolfo, os volantes Guiñazu e Sandro Silva e o meia Bernardo.

Grêmio : Bressan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é o mais novo desfalque do Grêmio. O zagueiro se junta a um quarteto de machucados: Adriano (joelho direito), Elano (dores nas costas), Zé Roberto (coxa direita) e Vargas (tornozelo direito).

PENDURADOS

Vasco: Elsinho, Jomar, Luan, Rafael Vaz, Sandro Silva e Yotún.

Grêmio: Rhodolfo, Riveros, Vargas, Werley e Zé Roberto.

O ÁRBITRO

Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN). O árbitro trabalhou em seis partidas neste Brasileiro, inclusive Atlético-PR 1 x 1 Grêmio, na 6ª rodada. Wilton Pereira aplicou 4,5 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 35,8 faltas por jogo e assinalou três pênaltis (0,5 por partida). O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 33,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Vasco: depois de dois bons resultados longe de seus domínios, o Vasco volta para São Januário em busca de consolidar a boa fase. Foram três jogos no estádio neste Brasileirão, com duas vitórias e um empate. E a equipe pode se aproveitar das faltas, já que enfrenta o oitavo time que mais para as jogadas no campeonato. Juninho Pernambucano tem o terceiro melhor desempenho em bolas paradas no torneio, com 40% de aproveitamento.

Grêmio: subindo na tabela, o Grêmio ainda precisa provar que aprendeu a jogar fora de sua Arena. A equipe só conquistou três pontos em apenas um jogo fora de Porto Alegre neste Brasileirão. No entanto, São Januário é um estádio que não traz boas recordações aos gaúchos. Nos últimos cinco jogos na Colina, foram quatro derrotas, sendo duas delas por goleada (4 a 0), e um empate. E cabe ao time tomar cuidado para não tornar as coisas ainda mais difíceis, já que é um dos times mais indisciplinados da competição: 33 amarelos e 3 vermelhos.

NA HISTÓRIA

Em 2001, com um gramado cheio de poças por conta de um temporal no Rio de Janeiro, o Vasco derrotou o Grêmio por 2 a 0 pelo Brasileirão. Romário fez um gol, de falta, em desvio na barreira que enganou o goleiro Danrlei. No fim, desabafou contra Felipão, pelo fato de não estar sendo convocado para a seleção brasileira. O meia Léo Lima marcou o outro gol vascaíno, em partida realizada no dia 15 de novembro. Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia.

Fonte: GloboEsporte.com