Garantias e forma de pagamento atrasam acordo com a Fazenda pelas certidões negativas

Sexta-feira, 16/08/2013 - 11:53

Ainda não será nesta semana que o Vasco vai fechar, enfim, o acordo de renegociação de sua milionária dívida com a Fazenda. Na quarta-feira houve mais uma reunião entre a diretoria do clube e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, em Brasília. A expectativa, conforme antecipara o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler, na última semana , era de que as partes batessem o martelo sobre a questão, mas ainda há entraves e as negociações continuam sem uma solução. O clube estima que até o fim de agosto consiga finalizar a questão, assinar o acordo, obter as certidões negativas de débito e desbloquear verbas.

O departamento jurídico do Vasco não abre muitas informações da negociação, que já está sendo costurada desde o início do ano. Anteriormente, ainda com outros advogados e outra diretoria na gestão Roberto Dinamite, o Vasco já buscava uma solução para escalonar a dívida, que agora será paga em cinco anos - como prevê o acerto entre as partes. Com o desfecho positivo do caso, o clube obtem as certidões negativas de débito e então pode assinar com a Caixa Econômica Federal. Desde o jogo contra o Flamengo, quando estreou o patrocinador estampado no peito da camisa, o Vasco e o banco estatal firmaram parceria de cessão de uso, até que possa ser assinado oficialmente o contrato de um ano de patrocínio. O clube ainda não pode receber a verba da CEF, porque poderia ter os valores penhorados pela própria ação da Fazenda, a qual tenta acordo na Justiça.

Nos últimos ajustes do modelo de acordo, o Vasco tentava incluir na negociação outras dívidas tributárias que tem com o governo, além de negociar formas de pagamento e também as garantias financeiras do acerto. Somente em título de execução fiscal com a Fazenda são R$ 103 milhões. Porém, o Vasco vai usar os mais de R$ 20 milhões depositados em juízo - entre patrocínios e recursos advindos de contratos de transmissões de TV - para uma espécie de entrada da dívida com a Fazenda.

Para diminuir o incômodo do departamento de futebol e dos funcionários, o clube promoveu uma pequena reunião na terça-feira com o elenco. A esperança é que até o fim do mês o acordo com a Fazenda finalmente saia e o Vasco, enfim, tenha em mãos as CNDs e o dinheiro da Caixa Econômica Federal, além da verba de outros patrocinadores e outros desbloqueios. A diretoria não pretende buscar mais empréstimos para saldar as dívidas com funcionários e jogadores nesse momento. A solução, todos acreditam em São Januário, pode tardar mais um pouco, mas ainda está a caminho.

Fonte: GloboEsporte.com