Rafael Vaz eleito um dos melhores zagueiros da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 12/08/2013 - 17:06

Se o calvário do São Paulo no Brasileirão continua, muito se deve à atuação do atacante Diogo, da Portuguesa. O jogador da Lusa foi um verdadeiro tormento para os defensores do Tricolor e, mesmo que não seja sua principal característica, viveu um dia de artilheiro. Com dribles e muita ousadia, Diogo ainda emendou cinco finalizações na direção da meta adversária. Duas delas encontraram a rede e Rogério Ceni ainda salvou outras duas. Uma atuação que rendeu nota 9,0 para o craque da 13ª rodada do Armandão.

Normalmente, as notas mais altas vão para os goleadores, os caras que influenciam diretamente no resultado da partida. Mas, desta vez, Elias, do Flamengo, provou que não é por aí. Ele até deixou o dele na vitória no clássico contra o Fluminense, mas não foi só isso que lhe rendeu a nota de 8,5 no confronto. Mas sim sua desenvoltura, seu perigo constante, seus passes açucarados para chances desperdiçadas pelos companheiros. Uma grande atuação, assim como Lauro, da Portuguesa. O goleiro desta vez não fez gol (como havia feito contra o Flamengo, na quarta-feira), mas pegou pênalti, fez outras três grandes defesas e garantiu a vitória da Lusa sobre o São Paulo por 2 a 1, além de receber nota 8,5.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.



GOLEIRO

A semana foi de sonho para o goleiro Lauro. Depois de ser decisivo ao marcar um gol contra o Flamengo no meio de semana, desta vez ele foi o algoz do São Paulo. O placar marcava 1 a 1 e o pênalti marcado poderia colocar o Tricolor na frente. Mas ele defendeu a cobrança de Rogério Ceni e ainda viu a Portuguesa marcar o segundo, garantindo três pontos no Brasileirão. Além disso, o goleirão ainda fez quatro outras grandes defesas que salvaram a Lusa e, por isso, recebeu nota 8,5 dos avaliadores. Vale destacar a boa atuação de Renan, do Goiás, que fez grandes defesas contra o Botafogo e garantiu o empate do Esmeraldino fora de casa, e ficou com 7,5.

LATERAL-DIREITO

Artur teve uma atuação soberba diante do Criciúma. Além de marcar um gol após cobrança de escanteio, o lateral da Ponte Preta ainda deu um cruzamento perfeito para Éverton Santos marcar o dele. Foi um dos melhores da Macaca na boa vitória sobre o Criciúma, no jogo que marcava os 113 anos de história do clube de Campinas. Com o 7,5 na avaliação, ele conseguiu desbancar Leonardo Moura, do Flamengo. O experiente lateral rubro-negro teve grande atuação contra o Fluminense, participando do gol de Hernane, mas o gol de Artur fez a diferença na hora de garantir uma vaga na seleção da rodada.

ZAGUEIROS

Cada vez mais, Rafael Vaz vem se firmando como sucessor de Dedé e ganhando a confiança dos torcedores do Vasco. O zagueiro teve mais uma boa atuação, desta vez diante do Coritiba, fora de casa. Com antecipações precisas, roubadas de bola, e muita disposição para bater o Coxa no Couto Pereira, o defensor foi um dos principais nomes do Vasco na partida e recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Outro que apareceu bem e ajudou sua equipe a não ser vazada fora de casa foi Bressan, do Grêmio. O time gaúcho atuou com três zagueiros e Bressan foi o grande destaque. Foram quatro roubadas de bola do defensor, que manteve o alto nível durante toda a partida, sempre atento aos avanços do Bahia na vitória por 3 a 0. Outros que merecem ser citados são Rodrigo, do Goiás, e Leonardo Silva, do Atlético-MG.

LATERAL-ESQUERDO

Os lados do campo foram dominados pela Ponte Preta nesta rodada. Uendel manteve o nível do companheiro Artur e demonstrou desenvoltura também defensivamente. Mas foi no ataque, fazendo as vezese de armador que ele se destacou. Com uma jogada aérea forte, a Macaca insistiu nos lances pelos lados e Uendel foi presença constante no ataque. Valeu a ele nota 7,0 para os avaliadores. Outro que também apareceu bem foi Dadá, do Náutico. Mesmo improvisado no setor, ele ajudou muito a defesa do Timbu diante do Galo e ainda apareceu como um dos jogadores mais perigosos do ataque.

VOLANTES

A posição defensiva do meio-campo foi uma das mais concorridas da rodada, com grandes atuações dos atletas. O melhor deles foi Ralf, do Corinthians. Com uma apresentação de fazer os torcedores corintianos lembrarem de Paulinho, o volante demonstrou a garra de sempre na marcação, conseguindo três roubadas de bola. Além disso, subiu ao ataque e conseguiu três finalizações, sendo uma certeira, que encontrou o gol do Vitória e abriu o placar. Nota 8,0 para apresentação. Outro gigante foi Elicarlos, que anulou Ronaldinho, foi um dos melhores em campo no empate do Náutico com o Atlético-MG e recebeu 7,5 dos avaliadores. Vale citar ainda as boas performances de João Paulo, do Atlético-PR, e David, do Goiás.

MEIA

Desta vez, o esquema tático da seleção da rodada só deu vez para um meia de armação. Elias, do Flamengo, recebeu 8,5 por sua atuação contra o Fluminense. Apesar de ofuscado por Hernane, que teve participação direta nos gols do Rubro-Negro, os avaliadores viram uma exibição acima da média do jogador, não só pelo gol marcado, mas também pelo jogo que fez fora dos lances diretos de bola na rede, desmontando a defesa tricolor a todo momento. Vale ainda ressaltar as boas exibições de Lucas Evangelista, do São Paulo, que marcou um golaço, e Moisés, que regeu a vitória da Portuguesa.

ATACANTES

Desta vez três jogadores formaram o ataque da seleção do Armandão. Começa com o solidário Marcelo, do Atlético-PR, que deu duas assistências e teve participação ativa durante todo o jogo contra o Internacional, ainda marcando um gol anulado, o que lhe rendeu nota 8,0. Com igual avaliação, o garçom e matador Hernane, que deu passe para o tento de Elias e ainda marcou dois na vitória do Flamengo no clássico, sendo um deles de letra. E para completar o decisivo e artilheiro Diogo, da Portuguesa, que foi perigo constante para a defesa do São Paulo. Foram cinco finalizações, com duas delas encontrando a rede adversária, garantindo a vitória da Lusa.

Fonte: Sportv.com