Coritiba x Vasco tem duelo entre os veteranos Juninho e Alex

Domingo, 11/08/2013 - 13:45

Craques que passaram dos 30 anos e são as estrelas de suas equipes nesse Brasileirão não são exatamente um artifício raro nesta temporada. O Botafogo tem Seedorf, o Grêmio tem Zé Roberto e outras equipes contam com veteranos em destaque. Mas é difícil encontrar dois jogadores com tanta identificação com as camisas que vestem quanto Alex com o verde e branco do Coritiba e Juninho, com as cores cruz-maltinas. Os dois, que já eram coadjuvantes de luxo na década de 1990 no futebol brasileiro, voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, no Couto Pereira. De um lado um Coxa que esbanja consistência, vem em grande fase e pode até ser líder caso vença e o Cruzeiro tropece. No outro, um Vasco ainda lutando para formar um conjunto e engrenar para escapar do meio da tabela.

Há dois anos, sem Alex e Juninho, uma batalha épica no mesmo estádio deu o título da Copa do Brasil ao time então comandado por Ricardo Gomes. De lá para cá, entre altos e baixos, ambos se reformularam e, neste momento, o Coxa está mais entrosado e com resultados expressivos, o que lhe dá um certo favoritismo. O Vasco, com dificuldades financeiras e mais 20 de reforços no ano, tenta se encaixar com seu terceiro treinador na temporada, Dorival Júnior, que comandou o Coxa na boa temporada de 2008.

Para encarar Juninho, que deve começar no banco, o retorno que mais importa ao Coritiba é justamente dele, o camisa 10 e artilheiro Alex. Recuperado de uma torção no tornozelo, o veterano retorna ao grupo, que está confiante para continuar firme entre os primeiros. A vitória fora de casa contra o Grêmio deu uma injeção de ânimo a mais. Em casa, aliás, a campanha é praticamente perfeita: foram cinco vitórias e um empate até aqui. O estádio deve estar cheio mais uma vez.

O clube de São Januário vem de resultados frustrantes, após a empolgação das primeiras três partidas desde o retorno do Reizinho da Colina - foram duas vitórias e um empate (gol sofrido no último minuto contra o Goiás, mas sem Juninho). Contra o Botafogo, uma derrota depois de brava reação, e, em seguida, um empate novamente no fim do jogo, em casa, com a Ponte Preta. Para complicar a situação, o Vasco vem muito desfalcado e entende que terá uma parada dura para levar um pontinho de volta. Para marcar Alex, o lema é não deixá-lo pensar com a bola nos pés e evitar faltas próximas à area.

O jogo será exibido pela Rede Globo para RJ, Belo Horizonte (MG), DF, ES, PR (menos Curitiba), SC, MT, MS, RN, AL, PB, SE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP. A partida também será transmitida para todo o país pelo PremiereFC 4, em sistema pay-per-view, e acompanhada em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Coritiba: o técnico Marquinhos Santos aproveitou o curto intervalo para a vitória sobre o Grêmio e deu poucas pistas sobre o time. O treinador ainda não se decidiu se vai manter o esquema tático com três zagueiros ou vai voltar ao 4-4-2. Com o sucesso do trio Emerson, Leandro Almeida e Chico, Marquinhos pode ficar com o mesmo esquema, colocando Alex na vaga de Robinho, que está suspenso. A provável escalação conta com Vanderlei; Leandro Almeida, Emerson e Chico; Victor Ferraz, Willian, Lincoln, Alex e Diogo; Geraldo e Deivid.

Vasco: Dorival Júnior também não confirmou a equipe. A maior dúvida é pelo aproveitamento de Juninho. O jogador de 38 anos vem para a terceira partida consecutiva - depois de jogos intensos contra Botafogo e Ponte Preta em que atuou os 90 minutos. O técnico ainda deve retornar com Wendel, após cumprir suspensão, no meio de campo, ao lado de Abuda, Fillipe Soutto e Pedro Ken. A tendência é que Juninho comece no banco. André, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, vai dar a vaga para Tenorio no ataque, ao lado de Eder Luis. Fagner deve assumir a lateral direita no lugar de Nei, que foi muito vaiado no último jogo. A provável escalação do Vasco é Diogo, Fagner, Jomar, Rafael Vaz, Henrique; Abuda, Wendel, Fillipe Soutto (Juninho) e Pedro Ken; Eder Luis e Tenorio.

QUEM ESTÁ FORA

Coritiba: o meia Robinho está suspenso. Os atacantes Keirrison e Bill continuam no departamento médico mais duas semanas. O volante Júnior Urso já está na fase final de recuperação. O lateral-esquerdo argentino Ibérbia também é desfalque.

Vasco: André está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O departamento médico do time está mais cheio do que no restante do ano: os mais antigos são Bernardo e Rodolfo, os novos pacientes são Guiñazu e Sandro Silva. O atacante Leonardo também se recupera de leve lesão na coxa, e Luan já está entregue à preparação física. O lateral Yotún serve à seleção peruana e desfalca o time nas próximas duas partidas. O colombiano Montoya segue sem ser regularizado e ainda não conseguiu estrear.

PENDURADOS

Coritiba: Chico, Deivid e Lincoln.

Vasco: Elsinho, Jomar, Juninho Pernambucano, Luan, Pedro Ken, Sandro Silva e Yotún.

O ÁRBITRO

Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP). O árbitro já participou de cinco partidas: Corinthians 1 x 1 Botafogo, Atlético-PR 2 x 2 Flamengo, Goiás 1 x 0 Vitória, Santos 2 x 2 Coritiba e Flamengo 3 x 0 Atlético-MG. Ele tem média de 2,6 cartões amarelos aplicados e não expulsou nenhum jogador. Ele não assinalou pênaltis e tem média de 33,8 faltas marcadas. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Coritiba: o goleiro Vanderlei, do Coritiba, segue como o que mais defesas difíceis realizou neste Brasileirão. Já são 29, em 12 partidas. Dessas 29, 18 foram em jogos fora de casa e onze com mando do time paranaense, como dessa vez. No Couto Pereira, aliás, o Coxa permanece invicto, com cinco vitórias e um empate. Também marcou gol em todos os jogos em casa.

Vasco: o Vasco é apenas o 16º time em termos de chances de gol no Brasileirão deste ano. Foram apenas 44 em 12 jogos, numa média de 3,66 por partida. Em compensação, o Cruz-maltino tem o quinto melhor ataque, ao lado do Coritiba, com 18 gols. Ou seja, converte em gol praticamente 40% das chances de cria. Fora de casa, o time só não marcou uma vez, em cinco jogos, na derrota por 2 a 0 para o Vitória.

NA HISTÓRIA

Pelo Campeonato Brasileiro de 1999, o Coritiba venceu o Vasco por 3 a 1 no Couto Pereira. João Santos abriu o placar para o time da casa, mas Edmundo empatou. No segundo tempo, no entanto, Cleber e Jackson definiram a vitória paranaense. Na ocasião, o Brasileiro ainda era disputado em sistema de primeira fase, em pontos corridos, seguida de duelos de mata-mata. O Vasco, que contava com nomes como Caros Germano, Ramon e Donizete, terminou em terceiro a primeira etapa e foi eliminado nas quartas de final pelo Vitória. O Coxa, liderado por Darci e o atacante Sinval, finalizou a fase de classificação apenas na 13ª posição. Confira mais detalhes deste e de outros jogos no Futpédia .

Fonte: GloboEsporte.com