Após adulteração de documentos, Fabrício Baiano espera dar a volta por cima

Quinta-feira, 08/08/2013 - 12:21

"A vida me ensinou a nunca desistir. Nem a ganhar e nem a perder, mas procurar evoluir". O trecho da música 'Dias de Luta, Dias de Glória' da banda Charlie Brown Jr. se encaixa perfeitamente com a trajetória de um dos vários jovens que fazem parte do atual plantel do Vasco da Gama. Natural de Camacan, cidade localizada no interior da Bahia, Fabrício Baiano pode fazer na próxima quinta-feira (08/08) sua estreia na equipe profissional do Gigante da Colina.

Quem vê o garoto sorridente durante os treinamentos do cruzmaltino não imagina a quantidade de obstáculos que ele precisou superar para chegar aonde está hoje. O drama começou em 2012, alguns meses após o jovem encerrar a melhor temporada de sua carreira. Na oportunidade, Baiano ajudou o clube de São Januário a vencer o Campeonato Carioca sub-15 e fez parte da Seleção Brasileira que encantou o mundo no Sul-Americano da mesma categoria.

Tudo levava a crer que Fabrício teria uma primeira temporada como juvenil espetacular. A prova disso é que poucas semanas após iniciar os trabalhos com o juvenil, ele passou a treinar com o juniores e chegou a ser elogiado pelo então treinador Galdino. Boas propostas do exterior surgiram. Tudo ia muito bem até o jogador surpreender a todos e revelar que havia adulterado alguns documentos para parecer mais jovem. Baiano pediu desculpas a todos e chorou bastante durante a confissão.

Ao contrário de outros clubes, o Vasco deu todo apoio necessário para o jogador e chegou a promovê-lo definitivamente para o elenco juniores. Arrependido e com vontade de dar a volta por cima, Baiano passou a se dedicar ainda mais nos treinamentos, porém outro grave acontecimento atrapalhou seus planos: uma grave lesão no joelho. A contusão tirou o volante do restante da temporada. Triste e abatido, Baiano se apegou a Deus e aos amigos para superar o momento difícil.

No final de 2012, o garoto de Camacan viu seu contrato acabar e lamentou o fato não ter sido procurado para renovar. Ele chegou a nos declarar na época que o Vasco nunca sairia do seu coração (relembre). Quis o destino que Baiano retornasse ao clube três meses após o término de seu contrato. Foi nesse momento que a vida do jovem começou a mudar para melhor.

Após algumas semanas de treinamentos no juniores, o volante foi promovido para o time profissional pelo treinador Paulo Autuori e num curto espaço de tempo conquistou o carinho da maioria dos jogadores do grupo. Seu estilo de jogo impressionou a todos durante os treinamentos. Segundo relatos, o jovem chegou a ganhar divididas de Carlos Alberto e Carlos Tenório, jogadores de muita força e que possuem uma vasta história no futebol.

O bom desempenho nas atividades, porém, não foi suficiente para convencer Paulo Autuori, que deixou o clube sem ter uma oportunidade para Fabrício. A sorte mudou após a chegada de Dorival Júnior, que reconheceu o esforço de Baiano e o relacionou pela primeira vez para um jogo do profissional. Apesar de não ter atuado contra o Botafogo, o volante viu do banco de reservas dois de seus principais concorrentes, Guiñazu e Sandro Silva, saírem de campo lesionados.

As lesões obrigaram o técnico Dorival Júnior a modificar a equipe e promover a entrada de novos jogadores. Um dos escolhidos foi justamente Fabrício Baiano, que deverá formar ao lado de Fillipe Soutto a dupla de volantes do Gigante da Colina contra a Ponte Preta. Após um ano de luta, chegou a hora de Baiano viver os dias de glória? É o que o torcedor vascaíno começará a saber na próxima quinta-feira (08/08).

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco