Vasco vai alternar jogos no Rio e em Brasília de acordo com apelo

Quinta-feira, 01/08/2013 - 12:55

A casa do Vasco, desde 1927, é São Januário. Mas o clube vai pensar bem quando quiser fazer lá jogos de maior apelo de público - onde o estádio cheio, com ingressos mais caros, rendeu apenas R$ 250 mil. Com dívidas altas contraídas em empréstimos recentes, o Vasco vai usar parte das rendas para pagar alguns dos credores e assim ir, aos poucos, aliviando o fluxo de caixa.

No domingo, contra o Botafogo, os vascaínos vão ao Maracanã pela primeira vez como mandantes, inclusive voltando ao lado direito das cabines de imprensa - lugar que os torcedores ocuparam desde a inauguração do estádio em 1950. Como não assinou um contrato - nem de curto nem de longo prazo - com o estádio, como fizeram os rivais cariocas, o Vasco vai negociar jogo a jogo a possibilidade de atuar no palco onde foi o primeiro campeão de clubes, em 1950.

A terceira opção é o Mané Garrincha, em Brasília. Outro dos estádios reformados para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo, o campo do Distrito Federal atrai por causa dos custos menores, incentivos fiscais oferecidos pelo Governo de Brasília e um público diferente dos jogos no Rio - mais paciente e menos exigente com o desempenho do time. O clássico contra o Botafogo, no segundo turno, já está marcado para o local. Vasco x Fluminense, com mando cruz-maltino, também deve ser na capital do país.

Apesar do critério técnico contar a favor de São Januário, onde a torcida vascaína fica mais próxima do campo e faz maior pressão, a diretoria prefere levar para outros palcos alguns jogos também porque precisa começar a quitar alguns empréstimos que foram contraídos nos últimos anos. O banco BMG, um dos principais credores, tem embolsado boa parte das rendas das últimas partidas. O pagamento se dá sem penhora judicial, mas com acordo recentemente fechado.

Fonte: GloboEsporte.com