Goiás e Vasco duelam no Serra Dourada dividido entre as torcidas

Quinta-feira, 01/08/2013 - 13:22

Uma medida para lá de polêmica chamou a atenção no Goiás. Com públicos abaixo de 5 mil pagantes diante de Portuguesa e Vitória, a diretoria esmeraldina liberou 50% dos ingressos para os visitantes, e não os costumeiros 10%. E aí o jogo contra o Vasco começou antes de a bola rolar às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Serra Dourada. O assunto rendeu no Goiás, que teve sua ascensão no Campeonato Brasileiro freada com uma derrota para o Bahia. Alheio a isso, o Vasco viajou para Goiânia a fim de fechar a décima rodada com três vitórias seguidas e, quem sabe, mais perto do G-4. São esperados 30 mil torcedores no estádio.

A situação não chegou a incomodar os jogadores esmeraldinos, ao menos no discurso. O lateral-direito Vítor, recuperado de lesão, acreditar que a torcida local será maior. O plano da equipe, que tem 12 pontos, é se aproximar da zona de classificação para a Libertadores.

Já o Vasco tenta manter o embalo: foram duas vitórias seguidas (Fluminense e Criciúma) que mudaram o astral da equipe. Mas há um problema. Destaque nos dois jogos, Juninho Pernambucano será poupado. O substituto será o atacante Edmilson, já que o volante Guiñazu não foi regularizado a tempo. Mas será preciso superar o aproveitamento fora do Rio de Janeiro, pois os cruz-maltinos ainda não pontuaram longe do estado.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado de Goiás. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC 2, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Goiás: ao menos duas mudanças são certas: após cumprir suspensão (expulso contra a Portuguesa), Hugo volta ao time na vaga de Ramon. Recuperado de lesão no tornozelo, Vitor também retorna e entra no lugar de Clayton Sales, na lateral-direita. Enderson Moreira ainda estuda se mantém Araújo como companheiro de Walter no ataque ou se o substitui por Tartá. A provável escalação é: Renan; Vitor, Rrnando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira e Hugo; Araújo (Tartá) e Walter.

Vasco: há um planejamento para garantir Juninho Pernambucano bem fisicamente. Por isso, o meia será poupado. O substituto será o atacante Edmilson, formando o trio com Eder Luis e André. A primeira opção era Guiñazu, mas o volante argentino não teve a situação regularizada a tempo de atuar nesta rodada. Por outro lado, o atacante Willie, recém-contratado, ficará pela primeira vez como opção no banco. O provável time é: Diogo Silva, Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Sandro Silva, Wendel e Pedro Ken; Eder Luis, Edmilson e André.

QUEM ESTÁ FORA

Goiás: ninguém. Todos atletas estão à disposição.

Vasco : o meia Bernardo e os zagueiros Rodolfo e Luan se recuperam de lesão. O atacante Tenorio foi liberado para acompanhar o funeral do jogador equatoriano Benítez. O meia Montoya e o volante Guiñazu ainda não foram regularizados.

PENDURADOS

Goiás: Dudu Cearense, Hugo, Rodrigo, Valmir Lucas, Vítor e William Matheus.

Vasco: Alisson, Elsinho, Jomar, Juninho Pernambucano, Luan, Sandro Silva e Wendel.

O ÁRBITRO

Marcos André Gomes da Penha (ES) apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Fábio Rogério Baesteiro(SP). O árbitro trabalhou em uma partida neste Brasileiro, Grêmio x Vitória, pela 4ª rodada . Marcos André aplicou 5 cartões amarelos e nenhum vermelho. Ainda foram 38 faltas no jogo e nenhum pênalti marcado. O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Goiás: as duas equipes estão entre as cinco que mais cartões amarelos receberam até esta rodada, sendo que o Goiás já levou 21 (além de um vermelho), a quinta pior marca. É o terceiro time que mais faltas cometeu (175) e apenas o décimo que mais vezes roubou bolas dos adversários (122). Como consequência, o goleiro do Goiás já fez 16 defesas difíceis (oitava maior marca). O ataque tem o quarto pior índice de finalizações que viraram gol (7,5%) e é o terceiro menos efetivo (oito gols) nas nove primeiras rodadas. Para complicar, seu ataque é o terceiro mais vezes flagrado em impedimentos (26).

Vasco: o time tem a quinta defesa com maior índice de finalizações sofridas que entraram em seu gol (13,5%). Seus goleiros já fizeram 15 defesas difíceis (décima maior marca), mas ainda foi pouco. Seu saldo de gols está em menos três, enquanto o do Goiás, em menos quatro. Já levou 23 cartões amarelos (nenhum vermelho), o segundo time mais punido por amarelos, embora seja o sétimo que menos faltas cometeu (146) e o oitavo que mais vezes roubou a bola de adversários (125).

NA HISTÓRIA

Era o último jogo de Geninho como técnico do Goiás. Dias depois ele assumiria o Corinthians. Na despedida, montou o time que quebrou uma invencibilidade de 12 jogos do Vasco sem derrota. A vitória por 2 a 0 em 2006, no Serra Dourada, foi construída com um gol de Souza, cria do clube carioca, e Vítor, atual lateral-direito da equipe esmeraldina. Recuperado de lesão, o jogador volta a atuar exatamente na partida diante do Cruz-Maltino

Fonte: GloboEsporte.com