Rafael Vaz eleito um dos melhores zagueiros da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 29/07/2013 - 13:53

Bastaram duas finalizações. Dois chutes que encontraram a rede do Atlético-MG e fizeram a torcida da Raposa ao menos tirar um pouco de sarro dos atuais campeões da América. Ricardo Goulart foi o grande destaque do Cruzeiro na goleada por 4 a 1 sobre o maior rival. Mas não só pelos dois gols. A intensa movimentação do meia, criando jogadas ofensivas a todo momento, levou os defensores do Galo à loucura. Com isso, ele foi eleito o craque da 9ª rodada ao receber nota 8,5 dos avaliadores e ganhará ainda o troféu Armandinho pela proeza. De quebra, o Cruzeiro ainda se consolida como o time que mais elegeu "craques" até aqui. Dagoberto (1ª rodada) e Luan (8ª rodada) já haviam conquistado o feito.

Maikon Leite e Riveros estrearam bem por Náutico e Grêmio, respectivamente, e foram os grandes destaques das vitórias de suas equipes. O atacante marcou um gol e participou da jogada de outro no surpreendente triunfo do Timbu por 3 a 0 sobre o Internacional. Já o volante paraguaio demonstrou muita combatividade no meio-campo e marcou o gol que abriu o placar na vitória do time gaúcho sobre o Fluminense por 2 a 0. Ambos receberam nota 8,0.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.



GOLEIRO

Alex bem que tentou. Chutou nove vezes. Mas só conseguiu vazar o goleiro do Vitória uma vez. Tirando a cobrança de falta do meia do Coxa, Wilson teve uma grande exibição e ajudou sua equipe a sair com um precioso pontinho de Curitiba. Ainda no início do jogo, pegou um chutaço do camisa 10 do Coritiba e viu a bola ainda tocar na trave (veja no vídeo ao lado). Nota 7,0 para o arqueiro do Leão. Tiveram a mesma avaliação Marcelo Lomba (Bahia), Dida (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Lauro (Portuguesa).

LATERAL-DIREITO

A partida já estava nos acréscimos. Abraçados, Portuguesa e Atlético-PR empatavam e se mantinham na zona de rebaixamento. Mas aos 47 minutos do segundo tempo o lateral Léo apareceu pela ponta direita e, no meio de quatro defensores da Lusa, arriscou. A bola subiu, tocou no travessão e quicou dentro dol gol (veja no vídeo ao lado). O resultado tirou o Furacão da degola e coroou a boa exibição de Léo, que ainda apareceu bem nos desarmes e pouco errou passes na partida, recebendo 7,0 dos avaliadores. Vale destacar também Auremir, do Náutico, que foi bem diante do Internacional.

ZAGUEIROS

Os dois últimos jogos do Vasco no Brasileirão terminaram em vitória. Não só pela presença de Juninho, mas pela boa exibição do zagueiro Rafael Vaz, que vem ganhando a confiança da torcida vascaína. Diante do Criciúma ele teve participação direta no resultado, cobrando falta com perfeição (veja no vídeo ao lado) para marcar o segundo gol da equipe. Com isso, recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Apesar do resultado adverso, Moisés Moura, da Portuguesa, recebeu uma boa nota (7,5) não só pelo gol marcado. O defensor esteve bem na marcação e leal, cometeu apenas uma falta, errando apenas um passe no jogo também. Vale ressaltar o bom desempenho de Dória, do Botafogo, que teve boa atuação, apesar do gol sofrido no final para o Flamengo.

LATERAL-ESQUERDO

Egídio foi apenas uma das peças na engrenagem do Cruzeiro que carimbou a faixa de campeão do Atlético-MG. Mas o lado esquerdo de ataque certamente foi o que mais deu trabalho à defesa do Galo. Com o lateral no setor, o perigo foi constante, com jogadas em ultrapassagens e passes precisos. Um deles foi na cobrança de falta que se transformou em um verdadeiro passe para Nilton marcar o terceiro gol da Raposa (veja no vídeo ao lado). Com isso, ele fica com nota 7,5, à frente de seus concorrentes, Tarracha (Vitória) e William Matheus (Goiás). Ambos receberam 7,0 de avaliação.

VOLANTE

Riveros atuou pela primeira vez pelo Grêmio diante do Fluminense. E o volante não decepcionou a massa tricolor gaúcha. Foi o jogador que mais roubadas de bola teve na partida (5) e executou sua função com muita classe. Mas não parou por aí. Foi o paraguaio que abriu o placar da partida (veja no vídeo ao lado), de cabeça, coroando sua exuberante exibição, digna de nota 8,0. Outro volante que se destacou na parte ofensiva foi Elias, do Flamengo. Sem se prender muito à marcação, ele apareceu diversas vezes na área do Botafogo e precisou marcar três gols (dois foram anulados por impedimento) para valer um, já aos 47 do segundo tempo e garantir um pontinho ao Rubro-Negro. Com isso, ele foi avaliado com 7,5. Vale ainda ressaltar as exibições de Derley (Náutico) e Hélder (Bahia), que ficaram com 7,0.

MEIAS

Os meias do Cruzeiro pareciam disposto a colocar água no chope do Atlético-MG. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart não tomaram conhecimento da defesa do Galo e causaram dor de cabeça constante aos rivais, marcando três dos quatro gols da Raposa - o outro foi marcado por Nilton. Éverton abriu o placar para a equipe celeste (veja no vídeo ao lado), além de dar uma assistência para outro gol do companheiro de meio-campo, o que lhe rendeu nota 8,0. Ricardo Goulart foi além e, com dois gols marcados, foi o grande nome da partida, recebendo 8,5 dos avaliadores. Vale ainda destacar as atuações dos veteranos Juninho (Vasco), Alex (Coritiba) e Seedorf (Botafogo), todos com nota 7,5.

ATACANTES

Estreante da tarde de domingo com a camisa do Timbu, Maikon Leite correspondeu à altura. Além de marcar um gol (veja no vídeo ao lado), ele ainda iniciou a jogada do terceiro - conferido por Rogério - e foi o grande destaque da vitória sobre o Internacional, até então líder do Brasileiro, por 3 a 0, recebendo 8,0 dos avaliadores. Marquinhos Gabriel, do Bahia, pode não ter feito uma partida brilhante. Por vezes fominha, o atacante marcou duas vezes, contribuindo diretamente com a vitória de sua equipe por 2 a 1 sobre o Goiás, e foi avaliado com nota 7,5. Outros atacantes receberam a mesma nota do jogador da equipe baiana: Gilberto (Portuguesa), Dellatorre (Atlético-PR), Barcos (Grêmio) e Rogério (Náutico), mas ficaram fora da seleção.

Fonte: Sportv.com