Vasco e Criciúma duelam em clima de paz nos clubes

Sábado, 27/07/2013 - 11:54

A expressão "nada como um dia após o outro" se encaixa perfeitamente para Vasco e Criciúma. A pressão que existia na semana passada por conta do mau início de Campeonato Brasileiro cessou. Bastou uma vitória contundente de cada lado no último fim de semana, diante de rivais apontados como favoritos (Fluminense e Grêmio, respectivamente), para que os times aproveitassem rara semana de paz no mês de julho. É em busca de uma prolongada tranquilidade que as equipes duelam neste sábado, às 18h30m, em São Januário, pela nona rodada do Brasileirão.

Empatados com dez pontos na parte intermediária da classificação, os clubes ainda precisam provar para seus torcedores que podem proporcionar um nacional sem sustos e na parte de cima da tabela, longe do assustador Z-4. A principal aposta vascaína passa pelos pés do veterano Juninho Pernambucano, que estreou com gol contra o Fluminense e deve ser o principal responsável pelo alto volume de público que comparecerá a São Januário.

A torcida ainda poderá rever o lateral-direito Fagner, que retornou ao clube após um ano e ficará no banco de reservas. O Tigre, ao menos nas estatísticas, também não coloca medo nos cariocas. Fora de Santa Catarina, a equipe ainda não conseguiu pontuar, colecionado derrotas para Internacional, Fluminense e Atlético-MG. Deixar para trás oa incômoda marca é o objetivo da equipe do técnico Vadão, que vê como fundamental este equilíbrio.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado do Rio de Janeiro. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Dorival Junior ainda não pode contar com Montoya, que teve problemas em sua regularização - o caso está na Fifa -, e com Guiñazu. O volante argentino de 34 anos foi apresentado esta semana e faz trabalho a parte, porém só deve ser inscrito para as próximas partidas. Fagner fica no banco, mas deve fazer sua estreia na segunda etapa da partida em São Januário. Com isso, o treinador repete o time que venceu o Fluminense por 3 a 1, com a manutenção dos dois garotos: Henrique e Jomar. O Vasco vai a campo com Diogo Silva, Nei, Rafael Vaz, Jomar e Henrique; Sandro Silva, Wendel, Pedro Ken e Juninho; Eder Luis e André.

Criciúma: satisfeito com a equipe que venceu o Grêmio na rodada passada por 2 a 1, o técnico Vadão mantém a formação com três volantes no meio de campo. Porém, não conta com a peça mais regular nas escalações. Contratado no final de março, Elton tornou-se absoluto no time, mas fica fora por estar suspenso. Em seu lugar entra o lateral-esquerdo Gilson, que aparece com frequência no setor, mas no decorrer das partidas. O Criciúma está confirmado pelo treinador e vai de Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Leandro Brasília, Gilson e Ivo; Cassiano e Wellington Paulista.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Rodolfo e Bernardo seguem em recuperação de cirurgias no joelho. O zagueiro Luan também está fora em tratamento de estiramento na coxa direita. Não há nenhum atleta suspenso.

Criciúma: somente o volante Elton cumpre suspensão. Outros sete jogadores estão indisponíveis por conta de lesão. O departamento médico trata os volantes João Vitor, Serginho e Tiago Dutra e do meia Morais. Estão em fase de transição o goleiro Galatto e os atacantes Douglas e Lins.

PENDURADOS

Vasco: Alisson, Elsinho, Luan, Sandro Silva e Wendel.

Criciúma: Matheus Ferraz.

O ÁRBITRO

Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por José Eduardo Calza (RS) e Edilson Frasão Pereira (TO). O árbitro já trabalhou em quatro partidas: Criciúma 3 x 1 Bahia, São Paulo 5 x 1 Vasco, Santos 1 x 0 Atlético-MG e Cruzeiro 3 x 0 Náutico. Ele tem média de 4,5 cartões amarelos por confronto e aplicou apenas um vermelho até aqui. Márcio Chagas ainda não assinalou nenhum pênalti e tem média de 34 faltas marcadas por jogo. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,5 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Vasco: O confronto é marcado pelo equilíbrio: são dez jogos em Campeonatos Brasileiros, com cinco vitórias para cada lado. Jogando em casa, o Vasco venceu quatro e perdeu apenas um. No atual Brasileirão, o Cruzmaltino é o que menos chances de gol criou entre todos os times: apenas 17. Ainda tem a segunda pior defesa, com 15 gols sofridos, ao lado do Atlético-PR. No entanto, a presença de Juninho, autor de um gol e uma assistência contra o Fluminense, pode ser um alento para o time subir no Brasileirão.

Criciúma: O Tigre fez três jogos como visitante e perdeu os três. É uma equipe um tanto imprevisível na forma de marcar gols: dos dez até agora, foram três de cabeça, três de pé direito, dois de pé esquerdo e um de pênalti, além de um gol contra a seu favor. No entanto, pode-se dizer que o Criciúma tem buscado mais as jogadas aéreas nos últimos jogos: o zagueiro Matheus Ferraz é o artilheiro do time, com três gols marcados, e o atacante Wellington Paulista virou referência na área, tendo feito um gol de cabeça. É a terceira equipe que menos erra passes no Brasileiro.

NA HISTÓRIA

Em 1997 o Vasco contou com uma das maiores gerações de sua história. Juninho Pernambucano estava lá, em sua primeira passagem pelo clube, mas não entrou em campo naquele 26 de outubro, quando o Cruz-Maltino, mesmo fora de casa, derrotou o Criciúma por 4 a 3, com show de Edmundo e Ramon. Cada um marcou dois gols em um jogo em que o time carioca chegou a abrir 2 a 0 e 4 a 2. Do lado do Tigre, Magno Alves, que no ano seguinte seria contratado pelo Fluminense, balançou a rede duas vezes, com Flávio Guarujá anotando o outro gol. No fim da competição, o Vasco foi campeão nacional pela terceira vez em sua história, ao derrotar o Palmeiras na decisão. Veja a ficha do jogo no Futpédia

Fonte: GloboEsporte.com