Dos 4 clubes grandes do Rio, Vasco é o único sem uma agência de turismo oficial

Sábado, 27/07/2013 - 09:32

A maior paixão esportiva do brasileiro também pega a estrada. O futebol sempre promoveu migrações de torcedores, seja à cidade do interior, seja ao outro lado do mundo, muitas vezes de forma precária. Mas nos últimos anos essa característica itinerante começou a ganhar ares mais profissionais, com agências de viagens oficiais para cada clube.

No Rio, Flamengo (Flatour), Fluminense (Vou Ver o Flu) e Botafogo (Destino Botafogo) oferecem o serviço a seus torcedores. O Vasco já teve uma agência própria, atualmente desativada.

Essas agências são geridas pela mesma companhia, a Futebol Tour, pioneira no ramo no Brasil, que em 2005, criou a agência do Palmeiras.

— Os serviços variam de acordo com o momento de cada time. A parceria com o Fluminense, por exemplo, teve sua maior procura em jogos da Libertadores da América. Levamos muita gente para Argentina, Paraguai e Equador. Na época os torcedores iam em aviões fretados, com a delegação do clube. Já o Flamengo, esse ano, deve aproveitar bastante os jogos como mandante nas arenas da Copa, como Brasília — conta o gestor do programa no Rio, Michel Cardoso.

Uma prática comum nesse novo modelo de viagem, que costuma começar pela sala de troféus dos clubes, é a presença de ex-jogadores nos grupos. Washington, Adílio e Maurício já acompanharam tricolores, flamenguistas e botafoguenses, respectivamente, em jornadas recentes.

Uma das nove agências de clubes da Futebol Tour, a Santos FC Tour, vende pacotes para a estreia de Neymar no Barcelona, contra o Santos, além da AMK e 4BTS.

Enquanto muitos viajam para ver a bola rolar, outros saem do Brasil para jogar bola. É o caso do grupo liderado por Jair Giubilato, que desde 1994 se perfila a funcionários aposentados do extinto Banespa e roda o mundo disputando amistosos e torneios de futebol de veteranos. O time, que era batizado com o nome do antigo banco estatal, passou a se chamar Pantanal Brasil após a privatização. Seria uma forma de apresentar as belezas do país aos peladeiros estrangeiros.

Algumas dessas viagens foram com a Visp Turismo, empresa especializada em levar grupos de jovens jogadores de futebol e handebol para participar de torneios na Escandinávia. Mas a agência também desenvolveu uma linha de viagens voltadas para os jogadores veteranos, como Giubilato e seus colegas, que costumam emendar as partidas com visitas a museus e restaurantes, em companhia das famílias.

Assim já passaram por 23 países diferentes, entre eles Rússia, Finlândia, Luxemburgo, Tunísia, Marrocos e México. A próxima parada será um torneio no Egito.

— O país não está muito seguro, por isso desta vez vamos só os homens. Nossa última viagem com as famílias, foi no ano passado, por Hungria, Eslováquia e República Tcheca. Também passamos por Viena, mas lá não jogamos — comenta Giubilato, como se por isso a capital austríaca não contasse só porque as chuteiras estavam guardadas.

Fonte: Globo Online