Koehler fala sobre salários atrasados, pede que o torcedor acredite no clube e elogia Dorival

Domingo, 14/07/2013 - 16:20

Koehler espera que Vasco possa quitar salários de maio e junho

Na tarde de ontem foi anunciado que o Vasco conseguiu fazer acordo com a Receita Federal acerca de uma dívida de mais de R$ 60 mi a ser parcelada em 5 anos. O diretor-geral Cristiano Koehler comentou a Rádio Globo sobre o assunto, e frisou que aguarda as certidões negativas de débito serem emitidas para enfim ser anunciada a resolução do imbróglio:

“A gente ainda não obteve as certidões negativas, é um processo longo que se iniciou há 90 dias. Estivemos em Brasília por diversas vezes para ajustar esse assunto, e ele agora está tramitando no Judiciário. Então, a gente espera que, logo logo, na semana que vem, a gente tenha uma posição definitiva nesse assunto. Ele está encaminhado, mas não podemos ainda anunciar como algo concretizado. A dívida que está sendo consolidada na Fazenda é bem maior( acima de R$ 57 mi), porque você tem a dívida que está em execução e a dívida que está na Receita Federal. Toda essa dívida vai ser consolidada e realmente parcelada em 5 anos, isso ainda está sendo formatado no Judiciário para poder ser dado o OK e com a publicação no Diário Oficial poder fazer uso dessa aprovação no Judiciário.”

Além dos salários de maio, que devem ser quitados nessa segunda-feira, Koehler espera logo quitar o mês de junho com atletas e funcionário:

“A partir desse ajuste que está tramitando e dado o OK do Judiciário, a gente vai ter grandes possibilidades de fazer o uso das nossas receitas e também da disponibilidade de recursos. Hoje o clube vem enfrentando dificuldades no pagamento de seus salários, seus tributos, seus fornecedores em decorrência da indisponibilidade de recursos. Primeiro iremos sanear tudo aquilo que a gente tem de dívidas para poder cumprir com as obrigações correntes. Primeiro temos que cumprir com o que a gente deve, temos um salário em aberto, que é o mês de maio, que vence no dia 20, e a gente espera que na segunda-feira, possivelmente, pagar esse mês de maio e quem sabe já preparar o mês de junho na qual o Vasco vai estar com suas obrigações em dia e também no que diz respeito à parte tributária, a parte dos impostos correntes que a gente vai estar iniciando um novo processo de liquidação dos tributos correntes dentro do prazo da obrigação tratada. É uma nova fase que o Vasco vai construir em todos os aspectos, que ele possa fazer jus as receitas e cumprir com as obrigações e dar um passo a mais, almejar outras oportunidades .”

Koehler pede apoio do torcedor e diz que Vasco promoverá ações

“Os diretores que estão envolvidos, sejam os vice-presidentes, os diretores executivos, a gente precisa muito da ajuda do torcedor, o que vem pela frente realmente é uma obrigação corrente e relevante, quando falo em operação, há toda a parte de salários dos jogadores e funcionários, os encargos sociais, temos ainda tributos correntes, atos trabalhistas, vários acordos de dívidas históricas que estamos pagando e agora mais esse ajuste com a Fazenda que vai nos obrigar a pagar um valor relevante mensal por 5 anos.

A diretoria do Vasco tem incessantemente buscado soluções para resolver a saúde financeira do clube, possibilitando investimentos maiores no futuro. O diretor-geral Cristiano Koehler, durante participação na Rádio Globo, aproveitou para pedir apoio ao torcedor, seja na compra de produtos oficiais, ou com presença nos jogos:

"Quem pode nos ajudar é o torcedor, é o torcedor que tem que vir apoiar, buscar resgatar a credibilidade do Vasco, fazer com que o torcedor possa efetivamente acreditar no clube, nas pessoas, nos jogadores e possa contribuir de alguma forma. O valor com o que ele pode contribuir, seja se associando, contribuindo com compra de produtos nas lojas do clube, indo ao estádio pra fazer renda de jogos e outros instrumentos que estaremos desenvolvendo nesses próximos 60 dias que vão possibilitar ao torcedor aplicar algum recurso no Vasco. Dessa forma que vamos juntos e unidos buscar recursos suficientes pra poder honrar esses compromissos que são realmente compromissos expressivos, Sócio-Torcedor é um deles."

Koehler revelou que uma campanha com a imagem de Juninho e outros atletas será lançada:

"Estaremos lançando uma campanha possivelmente usando o nosso Juninho e outros jogadores pra poder sair desse patamar que a gente está hoje e poder alcançar um patamar muito superior ao que nós imaginamos. Não existe mágica, o torcedor precisa acreditar no clube, contribuindo, ajudando, apoiando, estando presente independentemente das condições que hoje lá estão, independente das pessoas, é o clube, que é centenário, que tem uma história, títulos e que precisa continuar, precisa sobreviver e nesses próximos anos poder gerar mais alegrias aos torcedores com vitórias e títulos, e pra isso não existe outra forma a não ser pagamento de dívida e a condição de poder pagar as suas obrigações e ter a capacidade de investimento nas categorias de base e no futebol profissional.

Mesmo com acordo, salários são prioridade no Vasco, diz Koehler

Mesmo com um ajuste firmado com a Receita Federal e com a iminente emissão das certidões negativas de débito, possibilitando um alívio nas finanças do Vasco, o diretor Cristiano Koehler mantém os pés no chão, e afirmou em participação na Rádio Globo que a prioridade é de pagamento dos salários em atraso e de dívidas passadas, e que posteriormente o clube fará investimentos maiores:

“A primeira coisa que a gente tem que fazer é sanear a dívida que a gente tem com os jogadores, existem obrigações que precisam ser honradas com esses jogadores pra depois a gente pensar em reforços. Obviamente que o clube, mesmo que ele possa vir a obter essas certidões e fechar com novos patrocinadores, todos esses recursos vão ser usados para o pagamento da operação(obrigações correntes) e dívidas que temos que cumprir. O clube não tem hoje recursos disponíveis, mesmo com esse ajuste pra poder fazer grandes investimentos. O que ele vai buscar? Vai buscar apoio com terceiros, vai se capitalizar com recursos de terceiros, empresários, sejam parceiros do Vasco, investidores para poder se reforçar, isso é importante. Foi o que aconteceu com Montoya, foi dessa forma, Rafael Vaz também foi dessa forma, e outros jogadores que poderão vir somar ao ativo atual para podermos ter competitividade. O clube não tem essa capacidade de investir em grandes jogadores, o que pode acontecer eventualmente é um jogador com seu contrato encerrado, seja no Brasil ou no exterior, que de alguma forma a gente consiga contratá-lo por um período pagando salário ou algum valor que esteja nesse tempo de contrato.”

Koehler discorre sobre saída de Autuori e chegada de Dorival

Após a saída do técnico Paulo Autuori para o São Paulo, o Vasco não demorou e dois dias depois acertou com Dorival Júnior. Cristiano Koehler, diretor-geral, afirmou que não havia outras opções para escolha e também revelou a Rádio Globo o sentimento em relação a saída do antigo treinador:

“O Dorival era plano A, não existia plano B, pelo seu histórico no clube, pela sua competência, pela sua capacidade de engajamento no projeto, sua história de conquistas, enfim, e por conhecer o Vasco da Gama. A gente acreditava que dentro do projeto que a gente tem, das dificuldades atuais, o Dorival era a pessoa certa. Definimos em conjunto, o presidente, o Ricardo Gomes, outras pessoas que fazem parte da estrutura diretiva, era o nome da vez.Em relação ao Paulo Autuori, eu virei a página já, acho que isso já se superou, temos que pensar pra frente, pensar em dar todas as condições de trabalho e de recursos necessários para o Dorival para o ativo atual, e quem sabe almejar o que mais se espera, que são conquistas. Essa questão do Paulo Autuori, não vou mais entrar no assunto, não vou mais falar sobre essa questão do Paulo Autuori, é algo que a gente já superou internamente, que o Paulo Autuori tenha sucesso no São Paulo, no qual acabou se vinculando efetivamente, informação que tínhamos é que ele já tinha algo com o São Paulo, então se concretizou ele ir pro São Paulo, que seja feliz e que nós possamos tocar nossa vida e conseguir com as pessoas que a gente acredita possa conquistar os objetivos traçados.”

Fonte: Supervasco