Em sua apresentação no São Paulo, Autuori fala da saída do Vasco: 'Tomei a decisão natural'

Quinta-feira, 11/07/2013 - 19:20

O São Paulo apresentou na tarde desta quinta-feira um de seus principais objetivos mais nos últimos anos. Comandante nos títulos da Taça Libertadores da América e do Mundial de Clubes em 2005, Paulo Autuori está de volta ao CT da Barra Funda após oito temporadas e três tentativas frustradas da diretoria de contratá-lo. Ele assinou compromisso até dezembro de 2014.

O treinador, que rescindiu contrato com o Vasco nesta semana, recebeu as boas-vindas do presidente do clube, Juvenal Juvêncio; do vice-presidente, João Paulo de Jesus Lopes; e do diretor de futebol, Adalberto Baptista, todos responsáveis por sua contratação. Juvenal, por sinal, demonstrou empolgação com a volta do técnico.

- Se ele pudesse ter aceitado naquelas oportunidades em que o convidamos, talvez eu não tivesse sofrido tanta crítica em relação à substituição permanente de técnicos. Mas ele não pôde nos atender. Ao se demitir do Vasco, enfim teve como aceitar o convite. Temos uma grande alegria de comunicar aos são-paulinos que Paulo Autuori, um grande vencedor, volta ao Morumbi. E oxalá possamos ter uma vida longa. É o que eu espero - discursou o presidente, que ainda explicou a razão de não ter optado por Muricy Ramalho.

Em suas primeiras palavras como treinador do São Paulo, cargo que ocupou entre maio e dezembro de 2005, Autuori falou da saída do Vasco e da pressão de voltar ao Morumbi.

- Tinha um compromisso com os jogadores desde antes da Copa das Confederações. O prazo estipulado não foi cumprido (pela diretoria do Vasco). Quando o prazo expirou, tomei a decisão que todos esperavam. Não costumo falhar com os meus compromissos e tomei a decisão natural. É com muita satisfação que regresso à essa instituição grandiosa. Venho, dentro da minha ínfima parcela, contribuir como foi da última vez. Para qualquer profissional, é um orgulho muito grande chegar ao São Paulo Futebol Clube - disse o comandante.

Após a primeira entrevista, Autuori já iniciou o trabalho com o elenco, que se reapresentou após a derrota por 2 a 1 para o Bahia na noite desta quarta, em partida antecipada da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador terá pouco tempo para mudanças, já que sua estreia será no domingo, contra o Vitória, às 16h, em Salvador.

Autuori pega o São Paulo em situação bem diferente da primeira passagem. Na ocasião, o time era campeão paulista e estava na fase mata-mata da Libertadores, que também acabaria vencendo. Desta vez, o Tricolor foi eliminado dos dois torneios no primeiro semestre e não vence há sete partidas - no Brasileirão, o time ocupa a 11ª colocação, com oito pontos.

Apesar disso, o novo técnico terá a chance de conquistar o primeiro título da temporada logo no segundo jogo à frente do São Paulo. Na quarta, o Tricolor enfrenta o Corinthians no Pacaembu e tentará reverter a vantagem adversária para levar a taça da Recopa Sul-Americana. No jogo de ida, disputado no Morumbi, o Timão venceu por 2 a 1.

Fonte: GloboEsporte.com