Dinamite completa 5 anos como presidente com queda, título da Copa do Brasil e sombra de Eurico

Terça-feira, 02/07/2013 - 12:36

O dia 1º de julho marcou os cinco anos da posse de Roberto Dinamite como presidente do Vasco. O ídolo chegou ao principal posto de São Januário nos braços da torcida após inúmeras batalhas contra o desafeto Eurico Miranda. Depois de 1.825 dias, o eterno camisa 10 soma dificuldades para colocar o Cruzmaltino em ordem e tem no título da Copa do Brasil de 2011 o principal feito de sua gestão.

Entre a crise financeira e a esperança de dias melhores, Dinamite ainda sofre com a queda para a 2ª divisão em 2008 e convive com a sombra de Eurico diariamente. O ex-mandatário é atual presidente do Conselho dos Beneméritos e já se movimenta para as eleições de 2014. Veja abaixo os acontecimentos marcantes da administração Roberto Dinamite no Vasco:

PRESIDÊNCIA E REBAIXAMENTO PARA A SEGUNDA DIVISÃO

Roberto Dinamite alcançou o posto desejado após batalhas na Justiça contra Eurico Miranda por conta de fraudes nas eleições do Vasco. Nos braços da torcida, o maior ídolo do Cruzmaltino ocupou a sala da presidência com a certeza de sucesso. No entanto, o início da trajetória escreveu o capítulo mais duro da história vascaína. Depois de péssima campanha no Brasileirão, o time foi rebaixado para a 2ª divisão em dezembro de 2008.

TÍTULO DA COPA DO BRASIL APÓS OITO ANOS DE JEJUM

O Vasco patinou após retornar ao grupo de elite do futebol brasileiro. O presente para a torcida só apareceu em 2011. O time começou mal a temporada, mas se reestruturou e levantou o título da Copa do Brasil após oito anos de jejum. A conquista embalou a comemoração dos cruzmaltinos pelo Brasil e traduziu o melhor período da administração Dinamite dentro das quatro linhas. O clube foi vice-campeão brasileiro na temporada.

DEBANDADA DE ALIADOS AO LONGO DA GESTÃO

Roberto Dinamite sofreu com as trocas de vice-presidentes no Vasco. Pelo menos 15 nomes abandonaram o posto antes do fim do mandato. O ano de 2012 foi o mais crítico da gestão neste aspecto. O clube perdeu em sequência os vices de futebol, finanças e patrimônio. As pastas de marketing e jurídico foram deixadas em 2013. Sem solução, o mandatário contratou executivos e deu para Cristiano Koehler a função de diretor geral.

ACUSAÇÕES DE NEPOTISMO E SOMBRA DE EURICO

Dinamite convive com acusações de nepotismo desde que assumiu o Vasco. O principal alvo da oposição é Gerson Júnior, genro de Roberto e um dos sócios da empresa de logística responsável pelas viagens do clube. Além disso, a cada dia cresce a sombra de Eurico Miranda. Com resultados ruins em campo e crise administrativa, o ex-mandatário é personagem atuante na política cruzmaltina e já pensa nas eleições do próximo ano.

CRISE FINANCEIRA E AMEAÇA DE PORTAS FECHADAS

Sem dinheiro e lutando para renegociar dívidas com a Fazenda Nacional, o Vasco viu um horizonte promissor com a posse de Roberto Dinamite se transformar em desespero com as receitas bloqueadas e patrocinadores escassos. A administração admitiu o momento delicado e chegou a falar em fechar as portas. Próximo de obter novos parceiros, Dinamite trabalha por fôlego para o clube e esperança renovada em seu segundo mandato.

Fonte: UOL