Juvenil: Lorran fala sobre sua trajetória no Vasco, fase atual e convocação para a Seleção

Quarta-feira, 26/06/2013 - 07:50

Natural de Búzios, município da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, o jovem Lorran de Oliveira Quintanilha vive um momento iluminado dentro da carreira. Após se consolidar como uma das grandes promessas da base do Vasco após excelentes atuações na Copa Rio Sub-17 de 2013, o lateral-esquerdo foi chamado para treinar com o time profissional e recebeu a primeira oportunidade numa Seleção Brasileira de base.

A fase atual só é possível graças a dedicação diária da joia da geração 96 durante os treinamentos. Adorado por todos, Lorran é considerado um exemplo para aqueles que integram as categorias de base do Gigante da Colina. A personalidade forte, o companheirismo e a vontade de vencer são características do garoto de 17 anos, que costuma sempre dizer que não seria nada sem o apoio dos companheiros:

- O meu momento no juvenil é o melhor possível. Eu venho conquistando meus objetivos e trabalhando bastante. Vem sendo um ano muito importante para mim. Só tenho que agradecer a Deus, pois tudo que acontece comigo é por conta dele. Eu sou um jogador que gosta de ir para cima, gosto de atacar mesmo, sou bastante ofensivo. Tudo isso que tenho conquistado no juvenil é graças aos meus amigos e a essa comissão técnica maravilhosa. Sozinho eu não conseguiria nada - disse ao programa "Só dá Base".

A importância de Lorran para o grupo pode ser notada nas poucas palavras ditas pelo treinador Cássio Barros durante entrevista ao programa "Só dá Base". Segundo o profissional, o jovem lateral é um líder que consegue conviver bem com a grande maioria dos atletas que integram o plantel:

- O Lorran ele tem uma característica que é difícil você encontrar num ser humano. Ele é uma pessoa de fácil relacionamento. Ele é um garoto que se relaciona com todo mundo grupo. Acho que ele é o único que consegue fazer isso. Se você chegar aqui no juvenil e perguntar quem gosta do Lorran, garanto que 98% vai falar que gosta dele. É uma característica que facilita muito o relacionamento dele com outros atletas - afirmou o treinador ao programa "Só dá Base".

O respeito dos outros atletas para com Lorran acontece também pelo fato dele ser um dos jogadores do plantel com mais tempo de casa. O buziano chegou ao cruzmaltino ainda na categoria pré-mirim e ao longo de sua trajetória conquistou diversos títulos, o mais importante deles o Campeonato Carioca Infantil de 2011:

- Minha trajetória no Vasco é muito linda. Cheguei aqui no pré-mirim e fui campeão da Copa Light. Eu sofri o pênalti que resultou no gol do título, marcado pelo Luiz Felipe. Joguei mirim e conquistei dois títulos estaduais. Fui para o infantil e consegui mais dois títulos cariocas. O título do Carioca infantil de 2011 foi o mais especial. Foi um jogo difícil contra o Fluminense. O gol do título saiu no finalzinho graças a uma jogada bem trabalhada. Eu pude fazer um cruzamento, dar um belo passe, para o Mosquito fazer o gol e nos dar o título - lembrou Lorran ao programa "Só dá Base".

O longo período na Colina fez também com que ele adquirisse um carinho especial pelo Vasco da Gama. Antes da mudança definitiva da base para o Centro de Treinamento de Itaguaí, Lorran visitava complexo de São Januário diariamente para realizar alguns treinamentos e estudar no Colégio do clube:

- O Vasco é tudo. Aqui é meu trabalho, aqui é o meu sustento, então o Vasco é minha vida. Eu estudei todos os anos no Colégio Vasco da Gama, mas por conta dessa últimas mudanças para Itaguaí eu acabei indo estudar lá em Piranema (bairro do município de Itaguaí) - declarou ao programa "Só dá Base".

Chance no profissional

A mudança para Itaguaí afastou Lorran de São Januário, mas não por muito tempo. No último dia de 08 de junho, momentos antes do jogo entre Vasco e Friburguense pelo Campeonato Carioca juvenil, o lateral recebeu um chamado do profissional. A comissão técnica liderada por Paulo Autuori convocou o garoto de 17 anos para realizar treinamentos ao lado dos principais atletas do clube. A notícia deixou todos que integram o departamento de futebol amador do Vasco emocionados. Familiares e pessoas próximas ao jogador também comemoraram bastante.

Apesar de se mostrar bastante feliz, Lorran não se iludiu com a oportunidade e tratou de se destacar logo em seus primeiros treinos no time de cima. Jornalistas que acompanharam o desempenho do buziano durante as atividades do profissional elogiaram bastante sua personalidade. Em entrevista ao programa "Só dá Base", o lateral avaliou seus primeiros momentos com o plantel principal:

- Está sendo uma experiência maravilhosa. Eu só tenho que agradecer a Deus por ter colocado essas pessoas maravilhosas na minha vida. Lá todos me ajudam, me elogiam e reclamam quando é preciso reclamar. É uma oportunidade que venho tentando agarrar, pois tenho dado o meu melhor e mostrado o que posso fazer. O pessoal vem me elogiando e acho isso muito importante, pois mostra que eu estou representando bem a base do Vasco. Só tenho que agradecer mesmo ao pessoal do profissional por ter me acolhido da forma que foi. Eu vou trabalhar bastante para voltar a receber oportunidade lá - disse Lorran ao programa "Só dá Base".

O bom desempenho nos treinamentos fez com que o atleta de 17 anos recebesse uma oportunidade no time vascaíno que duelou contra o América-RJ na última semana. Na oportunidade, o lateral entrou em campo no segundo tempo e teve uma atuação razoável:

- Foi um amistoso bom. No intervalo o Paulo Autuori pediu para eu aquecer. Entrei no intervalo e graças a Deus pude participar de dois gols. Foi muito importante para mim, pois ainda sou juvenil e já consegui jogar bem no profissional. É um privilégio para mim, para toda a minha família e para todas as pessoas que torcem por mim. Me sinto honrado por tudo que Deus tem feito na minha vida, mas sei que ainda não fiz nada. Falta muita coisa ainda. Vou manter os pés no chão e ter muita humildade, pois sei que preciso aproveitar as próximas oportunidades - afirmou o jovem ao programa "Só dá Base".

Oportunidade na Seleção

A oportunidade no profissional não foi a única boa notícia que Lorran recebeu no mês de junho. Pouco tempo depois de se apresentar ao profissional, o jovem soube que seu nome foi incluído na lista de convocados da Seleção Brasileira sub-17. O chamado do técnico Alexandre Gallo colocou o capitão do juvenil próximo de realizar um sonho:

- Acho que o sonho de todo jogador é ser convocado para uma Seleção Brasileira, mas eu estou bem tranquilo. Venho trabalhando bastante e a oportunidade finalmente chegou. Deus me deu essa oportunidade e agora está comigo. Me apresento quarta-feira (26/06) e espero fazer uma boa competição para ter a oportunidade ser chamado para representar a camisa do Vasco no Mundial - declarou ao programa "Só dá Base".

Se conseguir repetir o futebol demonstrado no Gigante da Colina durante a Copa 2 de Julho com a camisa amarelinha, o garoto deverá fazer companhia no Copa do Mundo sub-17 aos vascaínos Danilo e Matheus Índio, que segundo muitos devem integrar a lista do treinador. Índio, que também se apresenta na próxima quarta-feira (26/06), terá a missão de deixar Lorran bastante à vontade dentro do grupo:

- O Índio é meu irmão e vai cuidar de mim lá, tenho certeza disso. Não só Índio, mas vários jogadores que foram convocados eu conheço. Eu tenho certeza que vou me sentir em casa lá. Vou fazer um bom trabalho lá, se Deus quiser - disse a promessa vascaína ao programa "Só dá Base".

Quem também deverá estar presente no relacionados para o mundial é o lateral-esquerdo Abner, destaque do último Sul-Americano. O jogador do Coritiba foi bastante elogiado por Lorran, que promete fazer de tudo para se destacar na Seleção e ficar mais próximo de iniciar uma trajetória dentro do clube que tanto ama:

- O Abner é um jogador de muita qualidade, de muita força, mas eu vou dar meu máximo para estar junto com ele no Mundial ajudando. Eu sou um cara muito determinado e que vai em busca dos objetivos. Enquanto eu tiver chance, eu irei em busca. É um sonho de todo jogador virar ídolo de um clube grande. Eu espero um dia me tornar profissional do Vasco, pois aqui é minha casa, aqui é o lugar que eu amo, o lugar que eu me sinto bem. Só tenho agradecer a Deus por tudo que ele tem feito na minha vida - afirmou Lorran ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco (texto), Flickr oficial do Vasco (foto)