Com Balotelli em campo no 2º tempo, Itália empata com Haiti por 2 a 2 em São Januário

Terça-feira, 11/06/2013 - 17:39

Com gols aos 39 e 45 minutos do segundo tempo, o Haiti conseguiu um empate histórico na tarde desta terça-feira, em São Januário, no Rio. Saurel e Jean Philippe marcaram os gols do Haiti, que deixou o campo sob gritos de "Ih, é Haiti!", "Ih, é Haiti!". Pouco mais de duas mil pessoas pagaram ingresso. O amistoso foi em benefício das vítimas do terremoto que matou quase 300 mil pessoas no Haiti, em 2010.

A Itália marcou o primeiro gol com o meia Giaccherini, aos 19 segundos, após cruzamento de Candreva, em que a defesa haitiana dormiu. O técnico Cesare Pradelli escalou o time reserva, e decepcionou os poucos presentes no estádio, que esperavam ver Balotelli, El Shaarawy, Buffon e Pirlo desde o início do jogo.

- Talvez, se os titulares jogassem, o público seria melhor. Se eu soubesse que a Itália jogaria com os reservas, talvez não viesse também... Mas vamos esperar que a Itália faça um grande jogo - disse antes da bola rolar o italiano Augusto de Rossi, 78 anos, engenheiro aeronáutico, que mora no Brasil desde 1957. Ele foi ao estádio com o filho e a nora e uma amiga.

Os demais torcedores, claro, preferiram torcer para o Haiti. Com maioria de vascaínos, divertiram-se com os dribles do baixinho atacante Jeff Louis e do meia Maurice, a quem chamaram de William Barbio por causa da cabeleira. E cantavam musiquinhas nada amistosas para torcedores do Fluminense que se aventuraram em São Januário com a camisa tricolor.

Por mais da metade do primeiro tempo, o Haiti chegou a pressionar a Itália. Sirigu, reserva de Buffon, fez uma defesa em chute de Louis e saiu da área uma vez para chutar a bola para longe. O repertório de dribles dos haitianos, porém, fazia a torcida delirar.

O Haiti vinha de cinco derrotas seguidas, para Cuba, Chile, Omã e República Dominicana, além da Espanha, no último sábado. A seleção se prepara para a Copa Ouro, em julho, nos Estados Unidos.

No segundo tempo, o Haiti continuou pressionando a Itália. Até que uma sequência de três ataques fez Prandelli lançar os titulares. Diamanti, Gillardino e Giaccherini saíram para a entrada de Montolivo, Balotelli e De Rossi. Mais tarde, El Shaarawy substituiu Cerci.

Aos 26 minutos, Balotelli fez jogada pela direita e cruzou para El Shaarawy chutar, o goleiro rebateu e Marchisio, que havia acabado de entrar, fez o segundo gol da Itália.

A seis minutos do fim, o árbitro brasileiro Marcelo Lima Henrique marcou pênalti de Astori em Jean Philippe. Saurel fez o gol. No último minuto, o zagueiro Desmarets deu um chutão da defesa, Jean Philippe ganhou de Astori (de novo ele...) e chutou na saída de Marchetti. Gol e empate histórico, para festa da maioria da torcida.

Hospedada no Rio de Janeiro e com o campo anexo do Engenhão como base para os treinos, a Itália está no Grupo A da Copa das Confederações, ao lado de Brasil, Japão e México. A Azzurra, atual vice-campeã europeia, estreia contra os mexicanos, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
HAITI 2 X 2 ITÁLIA

Local: São Januário
Data-Hora: 11/6/2013 - 15h45
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Renda e público: R$ 65.450,00 / 2.022 pagantes / 3.257 presentes
Cartões amarelos: Maurice e Joseph (HAI)
Cartões vermelhos: -
Gols: Giaccherini 19"/1ºT (0-1), Marchisio 26'/2ºT (0-2), Saurel 39'/2ºT (1-2) e Jean Philippe 46'/2ºT (2-2)

HAITI: Montrévil, Alchenat, Lafrance (Desmarets), Avestra (Meshack) e Guerrier; Monura, Alexandre, Herold (Saurel) e Maurice; Jeff Louis (Joseph) e Leonel Saint (Jean Philipe) - Técnico: Israel Blake Cantero.

ITÁLIA: Sirigu (Marchetti), Maggio, Astori, Bonucci e De Sciglio; Candreva, Aquilani (Marchisio), Giaccherini (De Rossi) e Diamanti (Montolivo); Cerci (El Shaarawy) e Gilardino (Balotelli) - Técnico: Cesare Prandelli.

Balotelli tenta escapar da marcação da seleção do Haiti


Balotelli em ação em São Januário










































Fonte: Lancenet (texto), Flickr oficial do Vasco (fotos), TV Esporte Interativo/Youtube (vídeo)