Atacantes da base do Vasco vêm atravessando ótima fase

Quinta-feira, 06/06/2013 - 09:50

O Vasco da Gama sempre foi uma fábrica de artilheiros. A prova maior disso é que os três maiores goleadores da história do Campeonato Brasileiro, Roberto Dinamite, Romário e Edmundo, passaram pelas categorias de base do cruzmaltino. Apesar de estar sofrendo com a ausência de um matador no time profissional, o Gigante da Colina deverá em breve formar bons jogadores para essa posição.

Apesar de não ser o líder de seu grupo no Estaduais sub-15 e sub-17, o cruzmaltino possui em seu elenco quatro jogadores que brigam pela artilharia dos torneios. Os destaques da categoria infantil são o centroavante Gilberto Silva e veloz e habilidoso meia-atacante Evander. O primeiro é atualmente o artilheiro da competição com seis gols, enquanto o segundo já balançou as redes quatro vezes. Evander foi também o maior goleador do Vasco no Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella.

No juvenil quem vem se destacando na função de marcar gols são os atacantes Renato Kayser e Caio Monteiro. Ambos brigam pela artilharia do futebol vascaíno em 2013. Monteiro foi o artilheiro do Vasco na Copa Promissão, enquanto Kayser o goleador máximo da última Copa Rio. Ambos marcaram juntos mais da metade dos gols do Gigante da Colina no Estadual.

O mais impressionante é a média de gols que cada um possui no Campeonato Carioca. Renato Kayser disputou oito jogos e marcou oito gols, o que totaliza uma média de um gol por partida. Já Caio Monteiro entrou em campo cinco vezes e marcou sete gols, possuindo assim uma média de 1,4 gols por partida. Eles brigam com Diego Silva, do Flamengo, pela artilheira do torneio. O rubro-negro já balançou as redes dez vezes.

A boa fase dos atacantes não se resume apenas as categorias infantil e juvenil. Apesar da péssima campanha no Estadual, o time sub-20 teve alguns atacantes que se destacaram no quesito "mandar a bola para o fundo das redes". Thalles Lima e Daniel Pessoa, da geração 95, e Yago e Marquinhos, da geração 94, marcaram juntos 27 dos 32 gols cruzmaltinos no Estadual. Thalles, que foi o maior goleador do clube, foi promovido para o time profissional após o término da competição.

Dois nomes também merece ser destacados na categoria mirim. O artilheiro da última Espírito Santo Cup, competição conquistada pelo Vasco no último final de semana, foi o centroavante Wellinton. Outro homem de frente do sub-13 que tem se destacado é Roger. O jovem foi o artilheiro do cruzmaltino na última Copa Cidade Verde.

O interessante é que alguns atletas citados na reportagem vem se destacando no quesito marcar gols ao longo da trajetória pela base vascaína. O jovem 97 Caio Monteiro, por exemplo, foi artilheiro do Gigante da Colina em todas os times que passou na base. O mesmo vale para o amazonense Daniel Pessoa. Yago e Marquinhos sempre foram de marcar muitos gols. Ao lado de Thalles, os três últimos citados fizeram com que o Vasco voltasse a ter goleadores na categoria júnior, algo que não ocorria desde 2010.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco