Autuori fala sobre títulos no São Paulo, futebol brasileiro e carioca, CBF e estrutura para trabalhar

Quarta-feira, 29/05/2013 - 14:37

Autuori: 'Trabalho pra ser campeão, não de futebol, mas da vida'

O técnico Paulo Autuori conquistou no São Paulo, adversário de hoje do Vasco no Campeonato Brasileiro, os 2 títulos mais importantes de sua carreira, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes FIFA 2005. Quando questionado pela Super Rádio Brasil se essas duas conquistas o tornaram um profissional diferente, Autuori respondeu:

"Não sinto que vai fazer a diferença, me fazer diferente. Eu trabalho e vivo par ser campeão, não de futebol, mas da vida, e pra isso eu tenho que fazer muitas coisas e aproveitar cada dia que eu vivo. Logicamente são momentos que a gente recorda, deixei muitos amigos por onde passei, um clube extraordinário, de excelência em todos os sentidos, dá totais condições a seus profissionais para que pensem só no seu trabalho. Obviamente são títulos midiáticos, de muita importância, mas eu prefiro realçar o convívio que tive com os funcionários, profissionais, dirigentes, que foi, é e sei que é e vai continuar sendo um ambiente maravilhoso para todo o profissional que gostaria de desfrutar."

Paulo Autuori lamenta atual momento do futebol carioca

Paulo Autuori, técnico do Vasco, criticou a maneira como o futebol carioca vem sendo gerido, e afirmou porque o futebol de São Paulo está à frente do Rio de Janeiro:

"Concluo que tenha sido a preocupação do futebol do Rio de só olhar pro jogador, traz o jogador e bota ele em qualquer lugar pra treinar, importa a qualidade do campo, a estrutura. Hoje estamos atrás de centros, futebolisticamente falando, de menor tradição do que o Rio, e com muito mais infraestrutura que o Rio de Janeiro. Hoje, por exemplo, acho uma tremenda vergonha não ter um estádio pra se jogar, hoje o Rio não tem, São Januário é o único, que agora está cedido a FIFA para a Copa das Confederações e nós não podemos utilizá-lo."

Autuori também citou os exemplos do Engenhão e do Maracanã, ainda indisponíveis para o futebol carioca e lamentou a Super Rádio Brasil que o Rio de Janeiro tenha se preocupado mais com contratações do que com infraestrutura:

"O Engenhão está nessa situação(interditado), o Maracanã ainda não está pronto, são essas as diferenças estruturais e organizacionais de outros centros, de menor tradição do que o Rio, eles se prepararam para o futebol como um todo, não é só trazer jogador. Traz jogador e vai botá-los aonde? Em que condições? Hoje nós vivemos essa situação, eu estou aqui no Cefan, lugar que eu vim trabalhar no início da minha carreira em divisões menores, hoje no Vasco estamos aqui. Houve involução? Essa é uma pergunta que, não podemos fechar os olhos pra isso, temos que ser críticos realmente, com rigor pra essa situação."

Paulo Autuori critica o futebol brasileiro e CBF

O técnico do Vasco, Paulo Autuori, foi novamente perguntado sobre gestão esportiva na Super Rádio Brasil, se a estrutura do futebol paulista é melhor que a carioca e se a maneira como os clubes se relacionam com a política costuma fazer diferença. Autuori assim respondeu:

"Nunca vou falar em política dentro do esporte, misturar política com esporte é complicado, dá problema. Eu posso dar um milhão de ideias aqui sem tocar em nada político, só em parte técnica. Prefiro dizer que em termos organizacionais e estruturais eles (paulistas) foram muito mais competentes do que nós. Aí vão vir com aquele papo de que o Rio tem número de títulos, não sei se igual hoje ou maior um pouco do que São Paulo e de que outros centros. Isso é o tipo da mediocridade, de querer criar justificativas pra carência de outras situações que também são importantes."

Os problemas de estrutura relatados anteriormente por Autuori se estendem também ao futebol brasileiro, e o técnico vascaíno disse o que o nosso futebol precisa para ser novamente organizado e forte:

"Quando se fala hoje que o Brasil não é o melhor futebol do mundo, não é, porque não é só ter os melhores jogadores, nós continuaremos a ter. Além disso, você precisa de estádios, acessibilidade aos estádios, marketing bem desenvolvido, bem trabalhado, clubes fortes, não adianta ter CBF com muito dinheiro e os clubes não estarem forte. Não adianta falar em futebol brasileiro e de Seleção se não tivermos uma competição forte, são situações que não dá pra você justificar por aqui, isso é argumento de quem realmente não tem condições de analisar futebol como tem que ser analisado."

Autuori afirma que o Vasco errou em não ter pensado em estrutura

Em participação na Super Rádio Brasil, o técnico Paulo Autuori comentou o fato de o Vasco agora contar com o Cefan para treinar , dizendo se isso é positivo ou negativo:

"Não tem nada de positivo, dizer que o Vasco tem pelo menos o espaço, pra mim isso é uma derrota, eu sei da grandiosidade desse clube. Teve momentos e grandes momentos para se estruturar e se organizar melhor, se não fez, errou. Do lado, negativo, é exatamente isso."

Autuori finaliza a entrevista agradecendo aos funcionários responsáveis pelo Cefan e afirmando que não mudou seu jeito de ser e trabalhar:

"Todo agradecimento aos responsáveis pelo Cefan, uma das coisas fundamentais do treinamento é o foco, eu acho que ele é positivo sob meu enfoque pessoal. Eu me disponibilizei a passar por situações que já não necessitava, e faço com maior satisfação e orgulho em termos pessoais, e mostrar que estou confortável, e que não mudei de maneira nenhuma aquilo que era e quando comecei como homem há 38 anos atrás."

Fonte: Supervasco