Autuori promove revezamento de capitães no Vasco e conquista apoio do elenco

Terça-feira, 28/05/2013 - 11:18

Com pouco mais de dois meses, o técnico Paulo Autuori tem conseguido angariar apoio entre o elenco do Vasco. O treinador tem aumentado sua popularidade com os jogadores do clube com atitudes como o revezamento de capitães, medida instituída pelo comandante desde sua chegada a São Januário e que ganhou força após a saída do antigo detentor da função, Dedé.

Contando com o zagueiro vendido ao Cruzeiro, Autuori deu a honraria a cinco jogadores. Além do defensor, Nei, Michel Alves, Fellipe Bastos e Eder Luis. O último foi promovido ao posto na estreia do Vasco pelo Brasileiro, mas não será o detentor absoluto da faixa de capitão. A tendência é que o atacante seja apenas o atleta com mais frequência na função.

A escolha preferencial pelo atacante tem como objetivo motivar o jogador, que não passa por bom momento. Considerado peça importante no elenco, Eder Luis vem tendo desempenho oscilante desde que sofreu fratura no quinto dedo do pé esquerdo, que o tirou da reta final da temporada de 2011. No ano passado, o atleta não repetiu seus melhores dias no clube.

“Alguns jogadores do Vasco possuem esse perfil. É uma coisa de capitão, líder do time. Optei pelo Eder Luis na estreia por ser um atleta com mais histórico de clube. Ele e os outros estão bem na parte física e mental. Com muita dedicação vamos construir um grupo cada vez mais forte. Só peço isso para eles”, afirmou Paulo Autuori.

O rodízio aumenta a sensação de igualdade entre os jogadores, o que tem agradado. A medida segue a mesma filosofia dos treinos de Paulo Autuori, onde reservas e titulares fazem trabalho juntos, sem divisão formal entre times.

A postura tem ajudado o treinador a conquistar o grupo. Outras atitudes, como a cobrança pública por salários em dia e a defesa incondicional do elenco tem alimentado uma boa relação entre as duas partes. Durante o período sem jogos, o comandante chegou a dizer que os jogadores não deveriam aceitar realizar uma intertemporada caso a situação salarial não fosse regularizada.

A popularidade de Autuori pode ser atestada até mesmo publicamente. Os atletas fazem questão de elogiar os métodos do treinador durante entrevistas. Após a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no último sábado, o volante Sandro Silva chegou a ir à sala de imprensa de São Januário apenas para se despedir do técnico durante coletiva, algo incomum. Nos bastidores, o comandante é celebrado pelo elenco por sua lealdade ao grupo.

Fonte: UOL