Lopes diz que René o consultou para criar time sub-23 no Vasco e relembra Expressinho

Segunda-feira, 20/05/2013 - 19:45

O Atlético-PR está colhendo os frutos do sub-23, projeto implantado no começo do ano passado e reforçado em 2013. O objetivo é que o grupo sirva de "ponte" entre as categorias de base e o grupo principal, ou seja, preparar os garotos para jogar com os profissionais. No começo do ano, os torcedores questionavam a utilização da equipe no Campeonato Paranaense e pediam o time titular. Mas os resultados apareceram, jogadores destacaram-se, e os atleticanos até gritaram "um, dois, três, sub-23" na reta final.

Apesar do vice-campeonato, com derrota para o rival Coritiba na decisão, o diretor Antônio Lopes avalia que o projeto serve de exemplo para outros clubes. O Delegado revela ter conversado com o diretor-executivo do Vasco da Gama, René Simões, que queria mais detalhes sobre o sub-23 atleticano. Lopes comenta ainda que, pelo inchaço do calendário do futebol brasileiro, a tendência é que outros clubes adotem postura igual ou semelhante à do Rubro-Negro paranaense:

- Os outros clubes viram que o futebol pode tomar esse rumo. Recebi telefonemas do René, e ele perguntou como foi feito o projeto porque ele queria fazer no Vasco da Gama para o próximo ano. Eu vi o Abel (Braga, técnico do Flu) dando declaração de que estava insatisfeito porque o Fluminense estava participando de várias competições. Ele achava que, ano que vem, teria que fazer igual ao Atlético e participar do estadual com uma equipe que não fosse a principal. Vários outros profissionais e dirigentes vieram falar comigo, dando parabéns por esse processo e falando que o futebol deve tomar esse caminho - afirmou Lopes em entrevista exclusiva para a rádio oficial do clube.

Alguns "frutos" do sub-23 atleticano são o goleiro Santos, o lateral-direito Léo, o zagueiro Rafael Zuchi, os meias Marcos Guilherme e Zezinho e o atacante Douglas Coutinho e Crislan - destaques no estadual e que já treinam com o grupo principal ("poupado" para jogar apenas a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro).

Com o fim do Campeonato Paranaense e após reformulação, o grupo comandado por Arthur Bernardes agora disputa torneios na Europa - os garotos conquistaram a Yokohama Cup, na Alemanha, e vão jogar a Esad Osmanovski Cup, na Holanda.

A existência de uma categoria intermediária, entre a base e o profissional, não é novidade. O próprio Antônio Lopes lembra de projetos semelhantes no Vasco, no Flamengo e no Fluminense. O diferencial do Atlético-PR e o responsável pelo sucesso, segundo o diretor de futebol, é que a participação dos jovens em competições oficiais:

- No Vasco da Gama, criamos uma categoria “expressinho”, com um trabalho meio parecido, mas não participávamos de competições oficiais como aqui. O grupo tinha jogadores da base que estavam se destacando, jogadores da equipe principal que tinha idade e jogadores da equipe principal que não iriam jogar por terceiro cartão amarelo, cartão vermelho ou que estavam voltando de contusão. Fiz isso no Vasco, no Flamengo e no Fluminense também. Deu resultado porque conseguimos revelar alguns jogadores e colocar garotos do sub-20 na equipe principal. Mas esse projeto aqui (no Atlético-PR) foi mais inteligente e mais eficiente nesses que eu trabalhei por conta própria - completou.

O próximo compromisso do sub-23 é a Esad Osmanovski Cup, pela qual ele vai enfrentar os jovens de Queens Park Rangers-ING, Feyenoord-HOL, NAC Breda-HOL e Beerschot-BEL. Já o time principal estreia no Campeonato Brasileiro contra o Flu, às 18h30m (horário de Brasília) de domingo, no Estádio Moacyrzão, em Macaé.

Fonte: GloboEsporte.com