Dé Aranha, ex-Vasco, fala sobre o momento atual do clube e do futebol brasileiro

Domingo, 19/05/2013 - 19:41

Dé Aranha, ex-Vasco, lamenta atual momento do futebol brasileiro

Dé Aranha, ex-atleta do Vasco, disse a Rádio Globo que lamenta o atual momento do futebol brasileiro, e que o torcedor não pode viver de passado e tem de querer um futuro melhor para o esporte:

"A gente não pode viver do passado não, mas o passado serve pra nós como referência. Alguns coisas ruins que a gente viu no passado a gente vai procurar não fazer hoje. Eu não vivo do passado, eu tenho maior orgulho de ter 47 anos de futebol profissional, dou graças a Deus todos os dias. Estou com 64 anos, inteirinho, e ainda tenho força pra cornetar os outros e ganhando meu dinheirinho no meio do futebol. Futebol é minha alma, minha vida jamais irei cuspir nesse prato."

Dé reclama da qualidade dos atuais jogadores e dos salários que recebem hoje no mercado da bola:

"Lamento que eu esteja vendo épocas totalmente diferentes, jogadores sofríveis, mal-atletas, mal-companheiros, que pintam de santinhos mas são verdadeiros diabinhos, travestidos, olha que sou ex-jogador. Nossa realidade é que não mais jogamos futebol como antigamente, a gente tinha prazer. Os olhos do Espinosa (Valdir, técnico de futebol) brilhavam quando a gente estava batendo nosso papo, no nosso tempo ele de Grêmio, eu de Vasco, a gente tinha o maior orgulho e prazer. Éramos mal-pagos, mas extremamente felizes. Hoje, o que um fariseu desse aí ganha num mês, nós levávamos dois anos pra ganhar. E o que dói, a gente fica pê da vida, é que a gente vê que os caras não jogam nada, falam pra cacete, reclamam pra dedéu, e eu sou obrigado a aturar isso."

Dé: 'Eu quero ver o Vasco sair correndo dessa situação'

Dé Aranha, ex-jogador do Vasco, criticou o trabalho nas categorias de base dos clubes brasileiros e frisou a importância de bons profissionais na estruturação de uma instituição:

“Tudo passa pela base, pra você montar uma estrutura você tem que fazer o jogador. E vai fazer o jogador como? Você já viu a base do Vasco? Não vai sair nada, é tudo bagunçado. A base do Botafogo é organizada, e se você falar de Vasco e Flamengo é completamente diferente, a responsabilidade é muito maior, o imediatismo é mais exigido. Na verdade os clubes não se preparam, cada um tem um momento ruim, vive crise, monta uma grande equipe, são oscilações que passam baseadas na falta de estrutura dos clubes, dos bons profissionais, dos bons profissionais na base, dos bons dirigentes, a verdade é que hoje no futebol todo mundo quer estar no bolo, todo mundo está no bolo porque todo mundo se dá bem.”

Dé torce para o Vasco logo se reestruturar e sair do atual momento conturbado:

"Eu quero ver o Vasco sair correndo dessa situação, porque tá terrível, as perspectivas no Vasco são muito piores do que no Flamengo, e olhe a grandeza do Vasco da Gama, pelo amor de Deus."

Além de reestruturação, Dé declarou a Rádio Globo que espera ver o Vasco aumentar seu quadro atual de associados, para o clube ter mais receitas:

“Teve uma vez num jogo, o Sporting de Lisboa, que é pequenininho em Portugal, ele vem depois do Benfica e do Porto, o Sporting comemorando 100 mil sócios pagante, pelo amor de Deus. O Vasco era pra ter 20 mil sócios, isso aí chama-se receita, isso aí é entrar dinheiro malandro, e com pessoas competências e profissionalismo você vai crescer pra dedéu, o que nós passamos é pela má administração, os clubes têm receitas, mas dívidas pra dedéu, a mim mesmo tem uma porrada de clubes me devendo. A gente finge que recebe, essa é que é a verdade, então é mais fácil empurrar com a barriga para a diretoria que vem na frente , o que a gente precisa é de profissionalismo, porque dinheiro tem pra dedéu, todo mundo tem dinheiro há dívidas , e tem sim muita incompetência e muita jogada ensaiada na hora de dividir a grana.”

Dé: "O Vasco mora no meu coração, faz parte da minha vida"

Os últimos resultados e o atual elenco do Vasco preocupam Dé Aranha, ex-jogador do clube, para o Campeonato Brasileiro. O hoje comentarista esportivo declarou a Rádio Globo que espera ver o Vasco novamente como protagonista e mobilizando seus torcedores:

“O Vasco está preocupando todo mundo, estamos falando de Vasco da Gama, não do Tremembé Futebol Clube, são milhões de torcedores espalhados por todo o Brasil, o Vasco mora no meu coração, faz parte da minha vida, eu amo o Vasco da Gama, eu quero o melhor para o Vasco, faz parte do meu DNA. Quero ver o Vasco bem, vibrante, arrastando multidões aos gramados como sempre fez, porque isso faz bem a todos nós.”

Dé reclama que os problemas internos estão interferindo no rendimento do time e nos resultados em campo do clube cruz-maltino:

"O momento que o Vasco vive só deixa a gente de cabelo em pé, porque já faz muito tempo que o Vasco está navegando em mares que estão jogando a nau vascaína de um lado pro outro, aquilo lá está um Deus nos acuda, um mar revolto. Isso nós não queremos ver no Vasco, queremos o melhor e vamos ver para que o Vasco encontre um caminho."

Fonte: Supervasco