Brasiliense é campeão no DF com passe e gol de Romarinho, e Romário chora

Domingo, 19/05/2013 - 00:14

Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial. À tarde, Brasiliense e Brasília fizeram a estreia oficial do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Após três anos e três meses, o estádio voltou a receber uma partida, e sua reabertura foi marcada pelo oitavo título candango do Jacaré. O Brasiliense venceu o Colorado por 3 a 0 e levou o Campeonato Metropolitano do Distrito Federal 2013, em festa que foi coroada com gol de Romarinho, para orgulho do pai, Romário, que não conseguiu segurar as lágrimas nas tribunas do estádio.

A decisão do Candangão foi ato final da festa de inauguração do novo Mané Garrincha, que durou todo este sábado. Às 10h30, a entrega oficial do estádio foi feita em cerimônia prestigiada pela presidente Dilma Rousseff. Logo após o evento, torcedores começaram a ocupar o entorno do estádio, que teve portões abertos às 14h45. Por volta das 16h, Elza Soares, que foi casada por 16 anos com o craque que dá nome ao estádio, entoou o Hino Nacinoal, dando início ao primeiro jogo do palco da abertura da Copa das Confederações.

Em campo, o Brasiliense repetiu o placar da primeira partida da decisão e se tornou o segundo maior vencedor do Campeonato Candango – ao lado do próprio Brasília, com oito conquistas –, atrás apenas do Gama, que já levantou a taça dez vezes. O lateral Bocão foi o responsável pelo primeiro gol da nova arena. O artilheiro Washington marcou o segundo tento da partida e Romarinho, sob os olhos atentos do pai, fez o terceiro gol da partida, que selou o triunfo do Jacaré.

- É como um título para mim. Dá pra comparar com a conquista da Copa do Mundo. Hoje posso dizer que eu entendo exatamente as emoções que meu pai tinha quando eu jogava. É uma satisfação muito grande. É diferente, muito legal – confessou Romário, emocionado.

O jogo deste sábado, no entanto, ainda não teve todos os 72 mil lugares do novo Mané Garrincha liberados. Apenas as arquibancadas inferiores e alguns camarotes foram ocupados por torcedores. No dia 26 de maio o estádio terá sua primeira partida com carga máxima de ingressos. O jogo entre Flamengo e Santos, pela primeira rodada do Brasileirão, será organizado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e será o último teste antes da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, com o confronto entre Brasil e Japão.

Hino nacional com Elza Soares, e gols anulados

Antes de a bola rolar oficialmente, torcedores enfrentavam grandes filas do lado de fora e viam a ação de alguns cambistas. Outros torcedores protestavam por conta da pouca quantidade de ingressos, e alguns reclamavam dos gastos elevados nas obras do estádio que, segundo o Comitê Orgaizador Local (COL), foi construído por R$ 1 bilhão.

Dentro do estádio, a operação funcionou um pouco melhor. Apesar de alguns problemas, banheiros e lanchonetes funcionaram bem, assim como serviços de orientação ao público e segurança.

Seguindo o padrão da Fifa, os dois times entraram juntos em campo e ficaram perfilados para a execução do Hino Nacional, entoado pela cantora Elza Soares, que foi ovacionada pelos torcedores presentes. Em seguida, a bola enfim rolou no gramado do novo Mané Garrincha após 1.027 dias de obras.

O jogo começou bastante pegado e não demorou para o primeiro cartão amarelo do novo estádio sair. O zagueiro Fábio Braz, do Brasiliense, foi o punido. Precisando do resultado, o Brasília tentou criar algumas jogadas e perdeu algumas chances, mas o destaque da primeira etapa ficou com os auxiliares.

Aos 39 minutos, Bocão arrancou bem pela direita, trocou passes e entrou na área e balançou as redes. Entretanto, o bandeirinha José Reinaldo marcou impedimento e retirou do lateral do Jacaré o que seria o primeiro gol do estádio. Revoltado, o técnico do Brasiliense, Márcio Fernandes, invadiu o campo para brigar com o árbitro e acabou expulso.

Quatro minutos depois, foi a vez do Brasília ter semelhante frustração, quando o auxiliar Carlos Emanuel anulou gol marcado por Giba, também por impedimento.

Romarinho entra e garante a festa do Brasiliense

Após ter um gol anulado na primeira etapa, o lateral Bocão mostrou que estava mesmo predestinado a ser o primeiro a balançar a rede do novo Mané Garrincha. Logo aos quatro minutos, ele arracou novamente pela direita, tabelou com Giso e chutou no canto direito de Marcão: 1 a 0, e título quase garantido para o Brasiliense.

Diante da difícil missão, o Brasília não esboçou reação. O Jacaré continuou com o domínio da partida. Peninha chegou a acertar trave. Aos 23 minutos, Romarinho entrou no jogo e tomou conta do restante da decisão. Primeiro, deu a assistência para o artilheiro Washington, que marcou seu décimo gol na competição, fazer 2 a 0. Depois, nos acréscimos, foi a vez de Romarinho deixar o pai - que estava nas tribunas do estádio - orgulhoso e marcar o terceiro gol do Jacaré.

Romarinho comemora seu gol, o primeiro do Brasiliense


Romário se emociona ao ver pela primeira vez gol do filho como profissional





Fonte: GloboEsporte.com (texto), ESPN/Youtube (vídeo)