Campanha dos Cem Mil recebe aprovação da diretoria do Vasco

Quarta-feira, 08/05/2013 - 07:02

Torcida que faz a diferença. É o que promete a torcida do Vasco, que, em meio a crise financeira que se arrasta em São Januário e impede grandes contratações e pagamento em dia, resolveram se mobilizar em prol de sua maior paixão. Resgatando a história vascaína, um grupo de torcedores idealizaram e criaram o projeto Cem Mil, que almeja alcançar o número de 100 mil colaboradores dispostos a contribuir mensalmente com cotas de R$ 20,00. O objetivo? Ajudar e tirar o Cruz-maltino a sair da asfixia financeira. Em reunião da tarde desta terça-feira com a diretoria vascaína, encabeçada pelo diretor geral, Cristiano Koehler, foi aprovada e agora é oicialmente um produto do clube.

A campanha, que tem como diferencial 'transparência e resgate da história' já conseguiu 17.000 inscritos (até a última pesquisa na segunda-feira, 06) sem uma mídia forte. Com a parceria do clube a expectativa é de que só aumente.

"Apresentamos a ideia do projeto ao Vasco, e, é claro, que ela pode sofrer alguns ajustes, mas não deixaremos com que mude as suas bases, como transparência. Queremos que o torcedor acompanhe e desenvolva esse espírito de cobrança. A prestação de contas mensal será primordial e fundamental para nós", contou um dos integrantes da campanha.

Thiago Alburquerque, um dos idealizadores, contou à reportagem do Yahoo! Esporte Interativo um pouco mais sobre o projeto e explicou que é uma ideia independende, sem qualquer relação com a campanha de sócio do clube.

O que é a campanha dos Cem Mil?

É uma campanha totalmente independente do clube criada por dois torcedores e que cresceu, hoje, somos 22 engajados, todos desvinculados à torcida organizada e sem nenhum envolvimento político com o clube. É importante salientar que não estamos indo de encontro ao sócio-torcedor, inclusive somos todos sócios, nem queremos substituir. Cada uma tem a sua função. O cadastrado nos cem mil não terá nenhuma vantagem, como ocorre com o sócio torcedor, sem desconto e direito de voto, apenas o amor ao Vasco e a vontade de mudar.

Qual o objetivo do "Cem Mil"?

Nós queremos tirar o clube da asfixia. Pagar a dívida que o Vasco tem com a Receita Federal, conseguir as certidões, esse é o nosso principal e primeiro objetivo. E estamos fazendo a partir de um resgate da história que já temos, que é linda e que todo mundo gostaria de ter. Construímos nosso estádio, por que nossos avôs, pais, tios conseguiram e nós não? É um negócio simples, não tem mistério, conseguir fazer uma campanha em cima da nossa história, é só o marketing aprender a reconhecer a história do clube e fazer um trabalho nesse sentido, que a torcida compra.

Há a ideia de continuar com a campanha se conseguir cumprir o principal objetivo?

Pagando as dívidas da receita, já tiraremos um grande peso das finanças do clube. A partir daí, pensamos em utilizar o dinheiro para quitar as dívidas trabalhistas, o que é mais difícil para o controle, ou conseguir contratações, como ocorre com o Internacional, ou até mesmo infra-estrutura, mas isso é mais para frente.

Qual o diferencial dessa campanha de torcedores para todas as outras que surgiram tentando ajudar financeiramente os clubes?

O diferencial é a história, transparência e objetivo. História porque é algo que já foi feito e que deu certo. Transparência, porque pela primeira vez o contribuinte vai saber para onde o seu dinheiro está indo, ele saberia que efetivamente está ajudando o clube e para quê. E um objetivo claro e definido: conseguir as certidões, conseguindo, abre-se o mundo para torcedor trazer jogador, ajudar no centro de treinamento. Nem que tudo que for arrecadado seja dividido em cotas iguais para os três temas, aí precisamos ver a visão do Vasco, para decidir esses detalhes. Além é claro do recado que vai passar para os patrocinadores de que a torcida está junto, apoiando e consumindo os produtos Vasco. O patrocinador que quiser entrar no clube, não tem mensagem melhor para ser explorada.

Como seria feita essa transparência com os torcedores cadastrados?

Terá um site só para fiscalizar, tempo real no início tínhamos pensado, mas é difícil propor e fazer existir, porque a gente sabe como funciona a penhora e vão acabar levando tudo que eles sabem que já tem. Tem que existir uma estratégia, a torcida vai ter que entender isso. O que pensamos com a transparência? Sorteia por mês, 10 , 20 , 30, 40 contribuintes e dá a eles o acesso ao sistema para que eles possam acompanhar tudo , quantos entraram, a arrecadação. O clube vai ter que soltar na mídia, prestação pública, e aí vamos vincular isso no site e ver se os números são compatíveis. Inclusive abrimos o e-mail para os torcedores lançarem idéias sobre como essa transparência pode acontecer, porque esse é o maior problema no Vasco, a torcida não opina em nada. Pensamos em fazer pesquisas entre os cadastrados, sobre o que deveria ser pago, ao chegar em tal valor, que estivesse próximo. Além de sortear algumas pessoas para acompanhar o processo inteiro, dar o poder de decisão também. Acredito que o acompanhamento de transparência terá que ser quinzenal ou mensal.

Segundo dados da equipe que coordena a campanha, há torcedores inscritos em todos os estados do Brasil, sendo o com menor taxa de cadastramento, o Rio Grande do Sul.

Conheça o site da campanha dos "Cem Mil":

www.campanhadoscemmil.com.br

Fan Page: http://www.facebook.com/pages/Campanha-dos-Cem-Mil/114265792105478?fref=ts




Fonte: Yahoo Esporte Interativo