Com a subida de alguns jovens da base, Vasco rejuvenesce elenco

Domingo, 05/05/2013 - 17:29

O Vasco ainda tenta reduzir o elenco para a viagem de Juiz de Fora e a sequência do trabalho até o Campeonato Brasileiro. Mas uma coisa chama a atenção entre os comandados por Paulo Autuori: o elenco está bem mais jovem, com pouquíssimos jogadores daqueles que podem ser considerados rodados ou mais velhos, realmente. Nessa última semana de treinamento, 32 jogadores participaram das atividades do grupo do Vasco - incluindo três juniores, que tornaram a média de idade do elenco bem baixa: 23,8 anos. Se contar ainda com Guilherme, de 19 anos, que volta aos treinos com o profissional esta semana e deixa a média ainda mais baixa (23,7).

Hoje o elenco pode ser dividido entre jovens formados na base, outros jovens recém-contratados e os mais experientes, que são a minoria, com 11 jogadores. A estrutura do grupo indica uma intenção tanto do diretor executivo René Simões quanto do treinador Paulo Autuori. Os dois têm conversado sobre a promoção de jovens na base e promete privilegiar os jogadores que já treinam no clube a buscar atletas, do mesmo nível e com riscos iguais ou maiores de não resolver os problemas do time.

Um desses que veio de fora é o meio de campo Fillipe Soutto, revelação do Atlético-MG, de 22 anos. Para ele, mesmo que em menor escala que o eventual em alguns outros times brasileiros, a participação de jogadores experientes no Vasco é fundamental para a formação da equipe.

- Acho que a formação de um time jovem é uma tendência natural do Vasco este ano. O importante é que os mais experientes contribuam com tudo que já viveram e que nós, jovens, consigamos nos mostrar e cravar nosso nome no cenário do futebol futebol. A juventude do nosso time pode ser um diferencial, mas tem que ser bem dosado, os mais experientes são sempre muito importantes - opina o meio de campo do Vasco.

Ano passado, o Vasco tinha jogadores de 30 ou acima dos 30 anos em todos setores, com exceção das laterais. Fernando Prass (34) no gol, Rodolfo (30) na zaga, Juninho (38), Felipe (35), Wendel (30), além de Tenorio (33) e Alecsandro (32) formavam os pilares de experiência da equipe, que ainda tinha jovens com boa rodagem, como o meia Diego Souza, hoje com 27 anos.

Confira a 'setorização' do atual elenco do Vasco

Jovens da base: Luan, Jomar, Dieyson, Baiano, Fabio Lima, Thalles, Guilherme, Marlone, Jhon Cley e Jordi.

Jovens 'de fora': Abuda, Dakson, Alisson, Fellipe Bastos, Fillipe Soutto, Elsinho, Thiaguinho, Pedro Ken, Yotún, Alessandro, Diogo Silva, Robinho.

Mais experientes: Tenorio, Wendel, Leonardo, Rodolfo, Carlos Alberto, Sandro Silva, Nei, Eder Luis, Renato Silva, Edmilson, Michel Alves.

Fonte: GloboEsporte.com