Estudante de 13 anos, de Roraima, vai jogar na base do Vasco

Sexta-feira, 03/05/2013 - 18:21

O roraimense Gabriel Araújo dos Santos, de 13 anos de idade, é a mais nova promessa do futebol de campo profissional. Dentro de 15 dias o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Euclides da Cunha, vai morar no Rio de Janeiro (RJ) com a família e passará a jogar, com contrato assinado, na categoria de base do Vasco da Gama.

Ele passou por duas peneiras: uma do Flamengo e outra do Vasco. A do Flamengo ele se sobressaiu na primeira fase e não foi adiante na segunda etapa da seleção. Já na do Vasco, Gabriel dos Santos foi escolhido e passou 10 dias no Rio de Janeiro treinando com a equipe de base. Voltou para Roraima já com a certeza da contratação.

“Os amigos da família insistiram para que eu fizesse a peneira do Vasco. Estou muito feliz por ter passado na seleção e agora vou me dedicar ainda mais nos treinos para me profissionalizar”, afirmou Gabriel dos Santos.

O interesse pelo futebol surgiu a partir do pai Wellington Feitosa dos Santos, que também foi jogador profissional de futsal, e também dos jogos que assiste com frequência na televisão. “Comecei a jogar aos sete anos de idade e de lá pra cá não parei mais”, disse o estudante que treina diariamente para manter a performance no campo de futebol.

Gabriel dos Santos estuda na escola Euclides da Cunha desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Ao longo dos oito anos de estudo, sempre se destacou nas atividades esportivas e conquistou boas notas nas demais disciplinas curriculares.

Para a gestora da unidade escolar, Marcela Matias da Silva, a seleção de Gabriel para a categoria de base do Vasco é um ponto positivo para a Educação Física de Roraima, que mostra que os professores das disciplinas estão realizando um bom trabalho. “É um menino nascido em Roraima, foi incentivado pelo pai, pela escola”, disse, ao acrescentar que a escola Euclides da Cunha tem cinco alunos em destaque esportivo [Jiu-jitsu, Judô e agora futebol de campo].

O irmão Guilherme Araújo dos Santos, de 10 anos, também joga futebol de campo e já passou por duas peneiras e no Rio de Janeiro passará por uma do Flamengo e outra do Botafogo. “Estou muito feliz com o meu irmão e agora a gente indo morar no Rio, eu também terei novas chances de ser um jogador profissional”, complementou.

O melhor amigo de Gabriel também é o parceiro de treinos de futebol de campo. Victor Wagneyr de Oliveira, de 13 anos, disse estar muito feliz com a conquista de Gabriel e disse que sonha em passar na peneira do Flamengo – time pelo qual ele torce. “Vamos jogar eu e o Guilherme [irmão] no Flamengo e ainda vamos ‘quebrar’ o Gabriel no campo”, brincou.

Para o pai, Wellington Feitosa, o contrato do Gabriel com o Vasco representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido há anos, com treinos, e deslocamentos para outros Estados. “Sempre apostei no meu filho por acreditar no potencial dele”, enfatizou.

Por não ser ainda profissional, cujo critério é ter 14 anos, Gabriel não terá apoio financeiro do clube, porém, a oportunidade de fazer parte da categoria de base do Vasco é uma forma de incentivo para novos contratos. “Já há previsão de um mundialito em Portugal e com o empenho do Gabriel, de repente podemos conquistar essa vaga no time”, afirmou Feitosa.

Gabriel Araújo vai jogar na categoria de base do Vasco da Gama


Fonte: BV News