Abuda abdica das férias em nome de um bom início no Brasileiro

Sábado, 27/04/2013 - 00:22

Nascido na pacata cidade de Almeirim, localizada no Estado do Pará, Jucimar Lima Pacheco começou a dar seus primeiros passos no futebol aos 14 anos de idade. Foi no Paysandu que ele disputou as primeiras competições e recebeu o apelido que carrega consigo até hoje: Abuda. A alcunha surgiu por conta de semelhança do jovem com Abuda, ex-atacante do Corinthians.

Atualmente no Vasco, o volante teve que superar diversas dificuldades para conseguir realizar o sonho de defender as cores de um dos principais clubes do Brasil. Chegou a ser reprovado numa promovida pelo Paysandu, porém não desistiu e na segunda tentativa conseguiu ser aprovado. No Papão, o jogador conquistou títulos na categoria sub-17 e teve a oportunidade de jogar ao lado de Paulo Henrique Ganso, que marcou época no Santos e hoje defende as cores do São Paulo:

- O inicio não foi nada fácil. Saí cedo de casa, aos 14 anos, fiquei longe da família, sofri muito com tudo isso. Na minha primeira chance no Paysandu, fui reprovado. Mas nunca deixei isso me abalar. Sempre falava que um dia eles iriam me chamar de volta. E chamaram. Acabei sendo campeão sub-17 e fiquei três anos no clube nas categorias de base - afirmou com exclusividade.

A saída de Abuda do Paysandu ocorreu quando ele tinha apenas 18 anos de idade. O destino do hoje jogador vascaíno foi a Tuna Luso, de onde rapidamente saiu para defender as cores da Ferroviária (SP). O volante permaneceu na 'Ferrinha' até 2010, ano no qual aceitou o desafio de atuar com a camisa do Petrolina (PE). Assim como nos clubes anteriores, o paraense não conseguiu se firmar e acabou sendo negociado com o Cruzeiro (RS):

- Sai do Paysandu para atuar na Tuna Luso, que foi meu primeiro time profissional. Fiquei só três meses, não tive oportunidade e aí pedi para rescindir meu contrato. Depois fui tentar realizar meu sonho em São Paulo, onde passei por alguns times de lá . Também tentei em Pernambuco, mas em ambos os Estados não tive muitas oportunidades. Mas nunca perdi a fé em Deus e sempre acreditei que um dia realizaria meu sonho de estar em um grande clube do Brasil. Acreditei em mim e consegui fazer uma ótima temporada no Cruzeiro-RS, o que me fez chegar até o Vasco - disse.

No clube gaúcho, Abuda recebeu oportunidades e não decepcionou. Seu bom desempenho no início da temporada de 2012 fez com que surgisse o interesse do Vasco, que o via como substituto do polivalente Allan. Os bons momentos vividos fizeram com que o 'Leão da Montanha' ficasse marcado na vida de Abuda:

- Terei sempre um carinho especial pelo Cruzeiro-RS, pois foi um time que me acolheu muito bem e me deu oportunidade de ter uma sequência de jogos. Consegui mostrar meu potencial. Não posso deixar de agradecer ao grupo que fiz parte e à comissão técnica. Todos me ajudaram muito a me aperfeiçoar como profissional. Ter enfrentado grandes clubes como Internacional e Grêmio foi uma ótima experiência pra minha carreira, já que eu nunca tinha atuado contra times desse porte - declarou.

CHEGADA AO VASCO E CARINHO DO GRUPO

O acerto com o Gigante da Colina aconteceu em junho de 2012 e o anúncio oficial causou certa estranheza na imprensa e principalmente na torcida. Abuda ficou muitos meses ouvindo críticas e sem poder entrar em campo para provar que possuía potencial para atuar no Vasco. A estreia aconteceu apenas no jogo contra o Coritiba, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tal partida fez a ficha do garoto de Almeirim cair:

- Foi uma alegria muito grande só de saber que o Vasco estava interessado no meu futebol. Me senti realizado, pois sonhei muito com isso. Demorou para cair a ficha porque as coisas foram acontecendo muito rápido, tudo era novo pra mim. Só senti que era tudo real mesmo com o passar do tempo e, principalmente, quando realmente fiz minha estreia com a camisa do Vasco. Ao pisar em campo pela primeira vez senti que todo esforço e todos os obstáculos que enfrentei valeram a pena - conta.

Abuda chegou a atuar nos clássicos contra o Flamengo e Fluminense, porém foi em 2013 que ele começou a se firmar com a camisa vascaína. A prova maior disso é o fato dele ter sido titular nos primeiros jogos do cruzmaltino na temporada. Na oportunidade, o paraense relembrou os tempos de Cruzeiro e atuou como lateral-direito. Apesar de estar improvisado, Abuda não decepcionou e chegou inclusive a receber elogios de parte da torcida cruzmaltina, algo que o deixou bastante feliz:

- Eu vejo que Deus está no comando da minha vida. Em todos os jogos procuro dar o melhor de mim, procuro sempre fazer o melhor para o Vasco e fico feliz em saber do carinho que a torcida tem tido por mim. Quero a cada partida conquistá-los e retribuir esse carinho - disse.

As chegadas dos experientes Nei e Sandro Silva fizeram com que Abuda perdesse um pouco de espaço no time titular, mas isso não serviu para diminuir sua importância no grupo. Com seu jeito simples, o atleta de 24 anos conquistou os companheiros e hoje, segundo pessoas que frequentam o ambiente do Vasco, é um dos jogadores mais queridos pele elenco:

- Para mim é uma honra saber disso. Fico sem palavras, pois tenho muito respeito e admiração por todos. Me ajudaram muito a me adaptar quando cheguei ao Vasco. Sou muito agradecido a eles. Esse carinho com certeza ajudou muito na minha adaptação ao clube e à cidade do Rio de Janeiro - afirmou.

POR BOM INÍCIO NO BRASILEIRO, ABUDA ABRE MÃO DAS FÉRIAS

A mudança de comando e a fase não muito boa do lateral Nei e do volante Sandro Silva, fizeram com que o paraense recuperasse seu espaço no time. Apesar da eliminação precoce no Estadual, Abuda acredita que o elenco vascaíno irá evoluir até o início do Campeonato Brasileiro. Para justificar sua opinião, o volante se apega a qualidade do técnico Paulo Autuori:

- Vivemos um momento difícil, mas que qualquer time passa. Mas o importante é que todos estão dispostos a buscar uma solução para os problemas que vem acontecendo, tanto a diretoria quanto nós jogadores. O Paulo e um técnico muito inteligente. Acredito que vamos evoluir muito em campo, pois ele é um excelente profissional e conquistou o grupo. Isso facilita para ele impor o seu estilo de trabalhar - declarou.

Para chegar inteiro ao torneio mais importante do país, Abuda abdicou das férias para continuar treinando em São Januário. O que ajudou nessa decisão foi o fato de sua cidade natal ficar muito distante da capital carioca e casa do Vasco:

- Tenho certeza que teremos um time competitivo e forte, com uma boa postura tática. Nosso grupo está unido e vejo isso como ponto fundamental para obtermos bons resultados. É verdade sim que estou treinando no clube. Optei por isso para me preparar melhor para a dura temporada que teremos pela frente - revelou.

Outro fator que ajudará bastante a melhorar o desempenho do Vasco nos próximos torneios é o apoio da torcida. Segundo Abuda, o adepto cruzmaltino pode esperar dele e dos companheiros muita dedicação, entrega e respeito a belíssima história da instituição:

- A torcida pode esperar muito trabalho no dia-a-dia e muita garra nos jogos. Vamos sempre procurar honrar a camisa do Vasco e dar muitas alegrias para a nação vascaína. Aproveito para deixar uma frase que levo sempre comigo: "A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação" - concluiu

Com informações do Programa Só Dá Vasco.



Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco